Leitura

Olá, queridos e queridas! :D

Resolvi criar esse tópico para falarmos sobre um tema muito importante para as nossas vidas:
Leitura



Segundo Brito (2010, p. 10),
O ato da leitura é muito mais do que simplesmente ler um artigo de revista, um livro, um jornal. Ler se tornou uma necessidade, é participar ativamente de uma sociedade, desenvolver a capacidade verbal, descobrir o universo através das palavras, além do fato que ao final de cada leitura nos enriquecemos com novas ideias, experiências.

Diante disso, pergunto: vocês têm o hábito de ler? Costumam ler livros, revistas, gibis, matérias de jornais, rótulos de xampus (:p)?

Eu estou terminando de ler a HQ O Incrível Hulk: Planeta Hulk (2013), estou mais ou menos na metade do livro Origem, do autor Dan Brown (2017), e iniciei recentemente a leitura de Carta ao Pai, de Franz Kafka (2012).

E vocês, estão lendo alguma coisa? Contem aqui nos comentários!
:)


Referências Bibliográficas

BRITO, Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela - Periódico de Divulgação Científica da FALS, ano IV, n.VIII, jun. 2010. Disponível em: <http://www.fals.com.br/revela2019/REVELA XVII/Artigo4_ed08.pdf&gt;. Acesso em: 25 ago. 2020.

BROWN, Dan. Origem. Tradução de Alves Calado. São Paulo: Arqueiro, 2017.

KAFKA, Franz. A metamorfose; Um artista da fome; Carta ao pai. Tradução de Torrieri Guimarães. 3 ed. São Paulo: Martin Claret, 2012. (Coleção a obra-prima de cada autor; 21)

PAK, Greg et al. O Incrível Hulk: Planeta Hulk. Tradução de Marcelo Soares & Fernando Lopes. Barueri: Panini Books, 2013.

Comentários

  • Uau :rolleyes: muito acadêmico!! não costumo ler livros, geralmente leio mais matérias de sites e fóruns voltado a astronomia, ciências exatas, informática, jogos dentre outros, área de literutura é meu fraco.
  • Eu já li muitos livros dentre eles Harry potter ,Percy Jackson , Hunger games ,Diary of wimp kid e outras coleçoes :)
  • Eu não curto muito leitura, acho que li 2/3 livros em toda minha vida, tenho que focar mais nas leituras.. kkkk
  • Não gosto de ler mais se o título daquele site, blog... me chamar a atenção eu acabo lendo. Fora os livros da Faculdade algumas coisas são chatas outras muito interessante.
  • Que tópico incrível! Eu como futura bibliotecária vivo entre livros, seja na catalogação do material onde preciso saber do que se trata o conteúdo para elaborar uma ficha catalográfica ou apenas lendo assuntos do meu interesse.
    No momento eu estou focada só em artigos e livros relacionados ao tema do meu TCC e alguns sites de notícias para saber como anda o mundo.
  • Thayharuno escreveu: »
    Uau :rolleyes: muito acadêmico!! não costumo ler livros, geralmente leio mais matérias de sites e fóruns voltado a astronomia, ciências exatas, informática, jogos dentre outros, área de literutura é meu fraco.

    Também gosto bastante de ciências exatas (tenho mais facilidade, na verdade kk). Astronomia é algo que sempre me fascinou, mas, não sei por que cargas d'água, nunca estudei muito a fundo.

    [QUOTE=[SC]Gui;n1299621]Eu já li muitos livros dentre eles Harry potter ,Percy Jackson , Hunger games ,Diary of wimp kid e outras coleçoes :)[/QUOTE]

    Que legal, Gui! Eu li Harry Potter até o quinto livro, depois encarei outras leituras e acabei deixando Harry Potter e o Enigma do Príncipe de lado. Talvez eu retome a leitura dessa série fabulosa em breve.
    br_zin23 escreveu: »
    Eu não curto muito leitura, acho que li 2/3 livros em toda minha vida, tenho que focar mais nas leituras.. kkkk

    Bora focar, Breu! kkkk

    [QUOTE=[SC][J]eanzinhoo;n1299648]Não gosto de ler mais se o título daquele site, blog... me chamar a atenção eu acabo lendo. Fora os livros da Faculdade algumas coisas são chatas outras muito interessante.[/QUOTE]

    [FONT=Verdana, Geneva, sans-serif]Quando eu estava na graduação, a maioria dos livros/artigos que eu li foram bem chatinhos kkkk, mas faz parte.[/FONT]

    [QUOTE=[MOD]Carol;n1299669]Que tópico incrível! Eu como futura bibliotecária vivo entre livros, seja na catalogação do material onde preciso saber do que se trata o conteúdo para elaborar uma ficha catalográfica ou apenas lendo assuntos do meu interesse.
    No momento eu estou focada só em artigos e livros relacionados ao tema do meu TCC e alguns sites de notícias para saber como anda o mundo.
    [/QUOTE]

    Obrigado pelo elogio ao tópico, Carol! :)
    Talvez o teu curso seja um dos melhores que existem, por motivos óbvios hahaha.
    No momento eu estou focada só em artigos e livros relacionados ao tema do meu TCC [...]
    Preciso criar vergonha na cara e fazer o mesmo! xD
  • Eu curto muito.
    No momento não estou lendo nada, mas já li muito gibi (quando era criança) e muitas HQs (The Walking Dead, The Flash, Deadpool, etc...).
    Curto também livros de mistério ou que nos fazem pensar/refletir.
    Livros bons que eu li e que também me marcaram:
    • Alguns livros de Agatha Christie;
    • O Alquimista (que livro maravilhoso);
    • Livros de ciència, relacionados a astronomia (buracos negros);
    • Livros de Tecnologia, autor Tanenbaum, são livros maravilhosos e completos, relacionados a Sistemas Operacionais e Redes de Computadores (só li o de S.O);
    • Outros (preguiça de listar).
  • [FONT=Verdana, Geneva, sans-serif]Por consumir muito material de leitura em inglês, as vezes acabo enjoado com literaturas brasileiras entre outros. Sou chegado em poemas, porem devido ao foco na outra língua não tenho consumido.

    Tenho vontade ler livros do judiciário e também HQ do Naruto, mas me falta money, além de odiar ler coisas pelo celular ou computador. Prefiro coisas físicas! [/FONT]
  • [QUOTE=[MOD]Thalia;n1299693]Eu curto muito.
    No momento não estou lendo nada, mas já li muito gibi (quando era criança) e muitas HQs (The Walking Dead, The Flash, Deadpool, etc...).
    Curto também livros de mistério ou que nos fazem pensar/refletir.
    Livros bons que eu li e que também me marcaram:
    • Alguns livros de Agatha Christie;
    • O Alquimista (que livro maravilhoso);
    • Livros de ciència, relacionados a astronomia (buracos negros);
    • Livros de Tecnologia, autor Tanenbaum, são livros maravilhosos e completos, relacionados a Sistemas Operacionais e Redes de Computadores (só li o de S.O);
    • Outros (preguiça de listar).
    [/QUOTE]

    Que legal, Thalia. Tens um bom gosto.

    Nunca li Agatha Christie, mas já ouvi falar muito bem e pretendo ler algo dela em um futuro próximo. Paulo Coelho, entretanto, me proporcionou uma leitura bem agradável de O Alquimista (2012).

    Compartilhamos esse gosto pela ciência. Imagino que o nome Stephen Hawking te coloque um sorriso no rosto, certo? hahah
    Caso não tenhas lido, recomendo fortemente os livros Uma breve história do tempo (2015), Buracos negros: palestras da BBC Reith Lectures (2017) e O universo numa casca de noz (2016), ambos do Hawking.

    [QUOTE=[MOD]Billy;n1299717][FONT=Verdana, Geneva, sans-serif]Por consumir muito material de leitura em inglês, as vezes acabo enjoado com literaturas brasileiras entre outros. Sou chegado em poemas, porem devido ao foco na outra língua não tenho consumido.

    Tenho vontade ler livros do judiciário e também HQ do Naruto, mas me falta money, além de odiar ler coisas pelo celular ou computador. Prefiro coisas físicas! [/FONT][/QUOTE]

    Cara, meu conhecimento na língua inglesa é baixíssimo... preciso estudar mais. Vou seguir o teu exemplo ;).

    Os poemas, meu caro Billy, são umas das melhores invenções da humanidade.
    :)Referências dos livros citados (para quem tiver interesse em ler):

    COELHO, Paulo. O Alquimista. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.

    HAWKING, Stephen. Buracos negros: palestras da BBC Reith Lectures. Tradução de Cássio de Arantes Leite. 1 ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.

    ______. O universo numa casca de noz. Tradução de Cássio Arantes Leite. 1 ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

    ______. Uma breve história do tempo. Ilustração de Ron Miller. Tradução de Cássio Arantes Leite. 1 ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
  • Comecei a ler "A escrava Izaura" em uma biblioteca digital que encontrei. Haha.
  • Não posso ver uma livraria que já gasto tudo que tenho no bolso, eu sou apaixonado por alguns temas, linguagem corporal, programação neuro linguística (pnl), hipnose e ilusionismo, vou postar a foto de alguns livros que já li, tenho outros, mas ta tudo emprestado.
    Uns 3 ai são de outros temas, eu no momento to lendo (O homem mais inteligente da história)

    [IMG2=JSON]{"data-align":"none","data-size":"full","height":"538","width":"404","src":"https:\/\/i.imgur.com\/pvz2r3D.jpg"}[/IMG2]
    [IMG2=JSON]{"data-align":"none","data-size":"full","height":"420","width":"420","src":"https:\/\/i.imgur.com\/hOoxqVB.jpg"}[/IMG2]
    [IMG2=JSON]{"data-align":"none","data-size":"full","height":"360","width":"270","src":"https:\/\/i.imgur.com\/2K7jrc1.jpg"}[/IMG2]
  • BlooNFiielD escreveu: »
    Comecei a ler "A escrava Izaura" em uma biblioteca digital que encontrei. Haha.

    Boa, BlooNFiielD! Espero que essa leitura seja muito proveitosa ;).
    ANT1QUEDA escreveu: »
    Não posso ver uma livraria que já gasto tudo que tenho no bolso, eu sou apaixonado por alguns temas, linguagem corporal, programação neuro linguística (pnl), hipnose e ilusionismo, vou postar a foto de alguns livros que já li, tenho outros, mas ta tudo emprestado.
    Uns 3 ai são de outros temas, eu no momento to lendo (O homem mais inteligente da história

    Também tenho esse "problema" ao avistar uma livraria hahah. Dos livros mencionados, li apenas A Arte da Guerra, de Sun Tzu.

    tenho outros, mas ta tudo emprestado.

    Bom, então acho que deves fazer uma correção: trocar "tenho" por "tinha" hahahah (não tenho boa experiência com empréstimo de livros).
  • Eu tenho que pegar o hábito de ler, vou tentar começar por astrologia, um assunto que amo
  • Agora eu tô lendo As Crônicas de Artur, do Bernard Cornwell (inclusive recomendo hahaha), e na semana passada aproveitei uns descontos na Amazon pra comprar alguns novos. Pensei em comprar O Alquimista, do Paulo Coelho, e Metamorfose, do Franz Kafka, mas antes quero comprar as sagas The Witcher e A Busca do Graal, Os Trabalhos e os Dias e Descida de Ishtar ao Mundo dos Mortos.

    A grande maioria dos livros de ocultismo que eu tenho são em pdf (não gosto muito de pdf, mas devido ao conteúdo eu procuro fazer um esforço pra ler). Os de mitologia, que eu amo, felizmente são físicos e consigo ler sem esforço hahahaha

    Os que eu tenho e mais gosto são esses aqui:
    • Hellraiser e Evangelho de Sangue, do Clive Barker
    • O Asno de Ouro, de Apuleio (eu AMEI esse livro)
    • As Brumas de Avalon, da Marion Zimmer Bradley (ainda não li todos os livros, mas achei ótimo até o livro que eu parei)
    • Ilíada e Odisseia, de Homero
    • Teogonia, de Hesíodo
    • A Epopeia de Gilgámesh, de Sin-léqi-unninni
    • Metamorfoses, de Ovídio
  • iZombie_ escreveu: »
    Eu tenho que pegar o hábito de ler, vou tentar começar por astrologia, um assunto que amo

    Isso aí! Ler sobre o que gostamos é muito bom! :D
    escreveu:
    [Created;n1300249]Agora eu tô lendo As Crônicas de Artur, do Bernard Cornwell (inclusive recomendo hahaha), e na semana passada aproveitei uns descontos na Amazon pra comprar alguns novos. Pensei em comprar O Alquimista, do Paulo Coelho, e Metamorfose, do Franz Kafka, mas antes quero comprar as sagas The Witcher e A Busca do Graal, Os Trabalhos e os Dias e Descida de Ishtar ao Mundo dos Mortos.

    A grande maioria dos livros de ocultismo que eu tenho são em pdf (não gosto muito de pdf, mas devido ao conteúdo eu procuro fazer um esforço pra ler). Os de mitologia, que eu amo, felizmente são físicos e consigo ler sem esforço hahahaha

    Os que eu tenho e mais gosto são esses aqui:
    • Hellraiser e Evangelho de Sangue, do Clive Barker
    • O Asno de Ouro, de Apuleio (eu AMEI esse livro)
    • As Brumas de Avalon, da Marion Zimmer Bradley (ainda não li todos os livros, mas achei ótimo até o livro que eu parei)
    • Ilíada e Odisseia, de Homero
    • Teogonia, de Hesíodo
    • A Epopeia de Gilgámesh, de Sin-léqi-unninni
    • Metamorfoses, de Ovídio

    Imaginei, pela tua foto de perfil, que Hellraiser e Evangelho de Sangue não poderiam faltar hahaha.

    Obrigado por compartilhar conosco as tuas leituras, achei bem interessantes.
  • Leio muito também e é uma das coisas que mais gosto de fazer. (embora eu tenha feito algumas pausas nestes dias) Os gêneros que mais gosto são romances, poesia, contos, ensaios, teoria e crítica etc.

    O ultimo livro que li foi, ''Céu e Inferno'' do escritor Aldous Huxley.
  • um dica que dou é... leia o que você curte, por exemplo, você gosta de terror, leia artigos, assista filmes, livros sobre o assunto que te prenda a atenção ou odiará os livros que os outros te recomenda ou se gosta de ler, talvez nem conclua a leitura de livros que não te der prazer.
    ...
  • [QUOTE=[MOD]Cody;n1300520]Leio muito também e é uma das coisas que mais gosto de fazer. (embora eu tenha feito algumas pausas nestes dias) Os gêneros que mais gosto são romances, poesia, contos, ensaios, teoria e crítica etc.

    O ultimo livro que li foi, ''Céu e Inferno'' do escritor Aldous Huxley.[/QUOTE]

    Que legal, Cody! Tens um bom gosto ;). Ultimamente eu ando lendo com menor frequência também (no início do ano talvez eu tenha lido mais do que deveria e acabei ficando meio cansado ****).

    Do Huxley eu só li Admirável Mundo Novo; vou buscar mais informações sobre Céu e Inferno.
    oqqfoioqqha escreveu: »
    um dica que dou é... leia o que você curte, por exemplo, você gosta de terror, leia artigos, assista filmes, livros sobre o assunto que te prenda a atenção ou odiará os livros que os outros te recomenda ou se gosta de ler, talvez nem conclua a leitura de livros que não te der prazer.
    ...

    Perfeita colocação, oqqfoioqqha! É uma dica valiosa ;). Ler sobre o que gostamos é muito prazeroso.

    Eu não costumo desistir de uma leitura, então tento ficar atento nas minhas escolhas para evitar frustrações.
  • confesso que antes da quarentena eu lia muitos livros, mas na quarentena me desanimei e nao li nenhum livro até agora
  • comandojjks escreveu: »
    confesso que antes da quarentena eu lia muitos livros, mas na quarentena me desanimei e nao li nenhum livro até agora

    Sim! Isso é curioso. Estou com mais tempo para ler durante a pandemia e mesmo assim não estou conseguindo ler muito.
    Não sei se isso se trata de uma "Ressaca Literária" (tendo em vista que eu li bastante até o início do ano) ou se é abalo psicológico devido à pandemia. Talvez sejam os dois fatores.
  • uma boa litura nesse tempo de isolamento é tentar traduzir letras de músicas de outros idiomas, além de acrescentar novas palavras do vocabulário português, aprendemos uma nova lingua.
Esta discussão está fechada.