Ansiedade e depressão em tempos de pandemia

Como vocês estão se sentindo, principalmente durante a pandemia?
 
 
Junto com a pandemia, o isolamento social está afetando a todos de maneira negativa. Não só em relação ao fato de ser entediante ficar em casa e não poder fazer o que gosta, ir pra lugares diferentes, entre outros.

A preocupação sempre está em nossa mente, preocupação com a família, amigos e conhecidos, em sair de casa com segurança; e saber que todos tem o risco de se contaminar e morrer faz o nosso nível de ansiedade subir muito (no meu caso).
 
 
Inclusive, no início do ano passado tive uma crise muito forte de ansiedade e é horrível, fiquei sem dormir tranquilamente por pouco mais de um mês (sempre acordava assustad@, com falta de ar e sentindo sensação de morte), não é algo que começou com a pandemia, é algo que carrego praticamente minha vida toda e que com a pandemia, se torna mais intenso.

Conviver com ansiedade é muito ruim e eu nunca busquei ajuda médica, primeiro porque não tenho condição (por enquanto) e segundo porque nunca tive alguém aqui para comentar sobre isso (para que pudesse me apoiar), sempre tive em mente que se eu comentasse com alguém, iriam falar que isso é besteira e estou "fazendo tempestade em copo d'agua".
 
 
Infelizmente eu estava cert@ sobre isso, quando estava tendo a crise e comentei com o pessoal aqui de casa mesmo, do que eu sentia e como me sentia, simplesmente falaram que era coisa da minha cabeça. Eu cheguei a ir em um hospital público aqui, quando estava passando muito mal, minha pressão arterial chegou a 15 (sendo que ela fica sempre no máximo em 11, então é algo muito ruim) e o máximo que tomei foi um remédio para ela abaixar.

Um detalhe é que entrei no hospital sozinh@, ninguém chegou a querer me acompanhar e tomei um remédio que me deram sem eu nem saber o que era (sem saber também dos efeitos, como eu não tomo remédio nem pra dor de cabeça direito, poderia ter um efeito mais forte em mim). Voltei pra casa e continuei me sentindo da mesma forma, até "passar sozinha" a crise.
 
 
E outra coisa que coloquei no tópico, sobre depressão. Nunca fui diagnosticad@, então acredito que nem mesmo posso falar que eu tenho ou não. Mas uma coisa que eu sei que tenho e que cada dia aumenta mais, é o sentimento de vazio.

Antes da pandemia eu ainda saia, ia pra universidade (as vezes caminhando e aproveitando o movimento), era algo que eu gostava e curtia muito ou pra algum lugar. Mas com esse isolamento e aulas EAD, tudo vai de mal a pior, estresse lá em cima.
É um mix de emoções, muita tristeza por diversos motivos, ansiedade, felicidade por algumas coisas, etc.
O que mais me mantém bem é saber que existe pessoas que se importam comigo e que até mesmo gostam de estar comigo.
 
 
Eu confesso que tenho um pouco de vergonha de falar sobre algumas coisas com amigos, principalmente pelo fator agravante de tudo isso que é o que sofro dentro de casa mesmo.
Sempre fui muito na minha e também sempre tive vergonha de mim mesmo como pessoa, não tenho nada de autoestima, nem de amor próprio. Quando chego a falar algo contrário a isso, é ironia.

Passei grande parte da minha vida (adolescência/até hoje) ouvindo da minha mãe que eu não sou capaz, que outras pessoas na minha idade já tem a vida ganha, que são bonit@s, inteligentes e que eu não sou nada disso, que a pessoa que eu viesse a gostar não iria me querer por N motivos, que sou um peso e um desgosto, motivo de vergonha pra família, que sou um lix@ e uma merd@ de pessoa e muitas coisas que não vale a pena mencionar aqui.
 
 
Como estou sempre em casa agora, não há como eu "escapar" desse meio e tenho que conviver com isso diariamente.
Só tenho a agradecer pelo meu pai e minha sister; também aos amigos que fiz e que tornam meus dias melhores, com mensagens, com suas amizades, carinhos e por fazerem minha vida muito mais feliz . Tenham certeza que amo muito vocês e que vocês têm um lugar muito especial no meu coração.

Precisava desabafar em algum lugar. 💕

Comentários

  • Bom, só tive a oportunidade de ler o que disse agora.
    Primeiramente gostaria de agradecer pela coragem e pela confiança de vir aqui expor toda essa angústia que sente, eu sei bem como está sendo difícil esse tempo de pandemia, dificultando a vivência de todos.
    Também já passei por crises de ansiedade por esse tempo de pandemia e é algo muito ruim, vejo minha mãe também sofrer por isso e isso me deixa triste cada dia mais, porém sempre elevo meu pensamento a Deus e oro não só por mim e pela minha família, mas para todos que passam por necessidade, que estão passando por alguma doença, inclusive a atual do momento.
    Não sou muito bom com palavras, mas sempre que quiser conversar ou jogar, pode me chamar. Fico sempre pelo servidor do CrossFire no Discord e pelo jogo (nickname: Bova).
    Espero e oro para que fique melhor e consigamos superar esses tempos difíceis com a esperança de que dias melhores virão.
    Só um conselho que queria deixar. Muitas vezes nossos pais são duros, mas sempre querem nosso bem, mesmo que ajam e façam de uma forma "torta".
    Enfim, o que precisar pode me chamar. Fique com Deus @tomouhahaha1 !!!
    Ah, já ia me esquecendo também, parabéns pelo seu português, aparenta ser uma pessoa que estuda bastante e que tem bastante conhecimento. Pense nisso como um diferencial de muitas outras pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender ou que tiveram, mas não souberam aproveitar. Não sinta-se incapaz, cada um tem seu momento, para uns demoram mais que para outros, e outra, faça o que você vai se sentir bem, mesmo que muitos outros critiquem, SEJA VOCÊ!

    Abraços!!!

  • ]Cody
    editado August 2021

    Acho que muita gente já passou e passa por isso, mas poucos falam. Ainda nesta condição atual que estamos vivendo. Parece que o mundo virou de cabeça para baixo e deixou todo mundo meio doido. Parece que vivemos num cenário de guerra. Está tudo diferente, estranho, dá para ver. Até o tempo parece mudado, está mais rápido, sei lá KK.

    Olha, conheço pessoas que também passaram por isso. É muito complicado. Mas dá pra sair dessa. Eu já passei por muita coisa, inclusive já tive problemas com ansiedade também. Mas o que me salvou e ainda me salva é a meditação. O autoconhecimento é a chave. Não sei se você já ouviu falar em meditação. Não é sobre sentar e pensar sobre a vida ou sentar e não fazer nada, é mais que isso - tem haver com a despersonalização, com a não dualidade, com renuncia - é um treinamento mental, espiritual.

    Se não conhece procure saber. Além de ser uma prática, na prática mesmo, é também um modo de vida, uma filosofia tangível. Leia e pesquise sobre o Sidarta Gautama. Esse site é excelente pra se iniciar na prática: acesso ao insight
    Dê uma olhada!

    É isso, espero que melhore. Um FORTE abraço! Conte comigo.

  • Depressão e ansiedade são coisas graves, e espero que você consiga superar o mais rápido possível esses problemas. ;-;

    Tente não ligar para as pessoas que ficam te julgando e te colocando para baixo, não se cobre tanto, você é uma pessoa muito especial e importante, pode ter certeza! Quando você se sentir triste, tente fazer alguma coisa divertida como assistir vídeos engraçados, jogar, ler... etc. para ajudar a não ficar pensando tanto nesses assuntos desagradáveis enquanto estamos passando por essa pandemia terrível (a qual espero que esteja próxima do fim).

    Se você precisar de alguma coisa, pode contar comigo.

  • Admiro sua decisão de expor essa situação, que não é nada fácil.
    Sempre tive ansiedade, mas nessa pandemia essa ansiedade aflorou mais, alguns sintomas ficaram mais evidente.
    Qualquer coisa que precisar, estou aqui também! ;)

  • A dor alheia me incomoda muito, detesto ver os outros sofrerem, todavia tenho as minhas também e até gostaria de poder consolar e ajudar mas me sinto impotente. Tudo que posso fazer é desejar que tenha força e fé e saia dessa. Falando em pandemia gostaria que alguém me respondesse porque morador de rua nem usa máscara e nem faz quarentena e no meio deles não se ouviu falar que teve surto de COVID. Na outra ponta pessoas que respeitaram os protocolos e que até foram vacinadas morreram centenas?