ANISTIA CROSSFIRE
Boa tarde,
Após conversar com o suporte e receber o retorno da GM Aloy, decidi trazer minha sugestão aqui para o fórum, para que seja vista e discutida pela comunidade.
Acredito que uma medida específica poderia trazer um impacto extremamente positivo para o CrossFire Brasil: uma anistia parcial para contas antigas banidas, especialmente aquelas com anos de atividade e patentes elevadas.
Por que a anistia é necessária?
Com o passar dos anos, muitos jogadores dedicados perderam suas contas por diversos motivos — alguns realmente graves, outros nem tanto, e outros absolutamente fora do controle do jogador. Entre os casos que presenciei:
- Jogadores que xingaram cheaters em momento de estresse, e tiveram prints usados contra eles.
- Jogadores que utilizavam LAN houses ou computadores compartilhados infectados, resultando em detecções injustas.
- Pessoas que instalaram drivers, VPNs ou softwares que interferiram no jogo sem intenção alguma.
- Jogadores que tiveram suas contas usadas por terceiros, foram hackeados ou enganados por colegas de clã, e acabaram punidos mesmo sem serem os responsáveis.
Apesar dos erros que alguns possam ter cometido — e todos nós somos imperfeitos — essas contas representam anos de dedicação, tempo, energia, história e vínculo com o jogo.
Com os banimentos, muitos desses jogadores simplesmente abandonaram o CF. E com sua saída, o jogo perdeu:
- membros experientes,
- jogadores nostálgicos,
- criadores de conteúdo,
- parte da força que manteve a comunidade viva durante tantos anos.
Minha proposta
1. Anistia parcial para contas antigas
Por exemplo:
- contas com mais de 2 anos de criação
- patentes Coronel ou superior
- contas que tenham histórico relevante dentro do CF BR
Essa medida poderia ser restrita e bem controlada, garantindo segurança sem abrir espaço para abusos.
2. Servidor separado para anistiados
Para equilibrar ainda mais a proposta, sugiro também a possibilidade de criar um servidor ou ambiente separado — uma espécie de “segunda divisão”.
Nele, os jogadores anistiados teriam:
- restrições temporárias,
- metas de comportamento,
- condições para provar que merecem retornar ao servidor principal.
Assim, todos teriam uma segunda chance sem comprometer a integridade do jogo.
Benefícios diretos para o CF Brasil
- A anistia teria um impacto gigantesco:
- Centenas ou até milhares de jogadores voltariam imediatamente.
- Criadores de conteúdo comentariam e movimentariam o assunto.
- Jogadores antigos — muitos hoje adultos, pais de família e com saudade — retornariam com gratidão.
- O jogo ganharia visibilidade, engajamento e nostalgia.
- O CF Brasil seria lembrado por uma atitude histórica, humana e positiva.
Essa decisão não causa prejuízo algum à empresa.
Pelo contrário: traz de volta usuários, movimenta o jogo e reacende o interesse no CF.
Uma visão pessoal
Escrevo isso como alguém que viu amigos dedicados sendo banidos de forma rígida ou injusta — pessoas que sempre amaram o jogo, mas que perderam sua motivação após nunca terem sequer a chance de explicar ou recomeçar.
Muitos de nós ainda sonham com salas cheias, guerras de clã e aquela nostalgia única que só o CrossFire proporcionava.
E acredito sinceramente que todos merecem pelo menos uma última chance.
Obrigado pela atenção.
Espero que essa ideia possa ser analisada com carinho e debatida pela comunidade.
Att,
felhipe157 - banido permanentemente por detecção do ant-cheat após instalar versões incompatíveis de drivers n meu notebook HP Probook 4440s, no qual a HP já não oferece mais suporte.
Att,
felhipe157 - banido permanentemente por detecção do ant-cheat após instalar versões incompatíveis de drivers n meu notebook HP Probook 4440s, no qual a HP já não oferece mais suporte.
Rotulado:
Comentários
-
um servidor separado com cumprimento de metas é uma baita de uma ideia, fora que muitos que perderam as contas já pagaram um preço amargo, perdi amigo que vivia denunciando hacker na pagina de suporte e levou ban ao travar na parede do mapa, muitos jogadores migraram para outros jogos pelo descaso e sensação de injustiça.
-
Em primeiro lugar a fala desse tópico é digna a de um advogado que consegue provar até que galinha possui dente. E em segundo lugar essa fala passa a impressão de que, por exemplo, o jogo tinha um total de mil jogadores, 800 deixaram de jogar porque foram banidos injustamente. De forma velada acabou com a reputação da equipe, alegando nas entrelinhas que só erraram ao aplicar punições. E em terceiro lugar, mais pelos relatos da comunidade, antes de ideias como essas serem acatadas, a equipe toda precisa de uma reformulação bem aprofundada.
-
Boa tarde, amigo.
A proposta do tópico é justamente fomentar debate e permitir que a questão seja observada por diferentes óticas. Em nenhum momento afirmo que o jogo se esvaziou porque a maioria dos jogadores foi banida injustamente.
Utilizo apenas o meu caso como exemplo para ilustrar um efeito colateral que, muitas vezes, passa despercebido. Após o meu banimento, não só eu fiquei sem entender o motivo real, mas o clã que eu liderava foi automaticamente excluído, deixando meus amigos sem a estrutura que tínhamos no jogo. Fui líder do clã porque era o jogador mais ativo, o que animava a galera para formar salas fechadas e organizava a comunicação via Discord. Quando me afastei do jogo, todos se afastaram.
Não estou aqui para afirmar que os administradores são incompetentes ou que erram deliberadamente, mas sim para defender que cada caso deveria receber a atenção e análise que merece. No meu caso específico, fui banido há mais de dois anos sem compreender o motivo real. Abri diversos tickets e, na prática, a única resposta recorrente era a alegação genérica de violação dos termos de uso, sem esclarecimento técnico ou contextual.
Se levarmos essa lógica ao extremo, qualquer jogador estaria sujeito a punição — inclusive em situações comuns, como troca de hardware, conflitos de drivers ou falhas técnicas, que todos sabemos que podem acontecer. O próprio jogo já teve diversas correções ao longo do tempo, o que prova que falhas existem e são ajustadas. Nesse intervalo, jogadores podem acabar sendo vítimas dessas inconsistências.
Banimentos indevidos geram frustração, afastamento e, em alguns casos, revolta. Outros simplesmente deixam o jogo, mesmo querendo continuar. Isso não é teoria — é algo que qualquer um que joga há anos já presenciou. Pessoas não jogam apenas pelo jogo em si, mas pela convivência, pelos amigos e pelos grupos formados.
Diante disso, a proposta de anistia não deve ser vista como “perdão a culpados”, mas como uma oportunidade de justiça aos injustiçados. No pior cenário, jogadores não retornam. E, caso retornem e insistam em práticas ilegais, o próprio sistema — que é seguro e eficiente — voltará a aplicar as punições cabíveis.
Ignorar esses pontos não fortalece a comunidade; debatê-los de forma madura, sim.
-
Sim, compreendi, por isso tomei o cuidado de usar a frase "passa a impressão". Seu tópico é viável e a intenção é nobre, cheio de boa intenção. Por isso mesmo achei que antes de tudo a mentalidade de toda a equipe deveria ser modificada. Sem querer desmerecer ninguém, mas estou aqui (assim como acredito que você também) a muitos anos, vi muita coisa aqui acontecer, e o que a equipe passa nos dias atuais é que a conduta é de puro caráter político e mais nada. E quando isso acontece, o bem estar dos clientes sempre fica em segundo plano. Já ouviu ditados como "o cliente sempre tem razão", ou a palavra clientelismo? Por aqui fica bem forte a impressão de que condutas como essas estão em desuso. Não estou desmerecendo o caráter desse ou daquele funcionário, falo do sistema como um todo. Usando uma metáfora meio simplória é como se o "poderoso chefão" desse o seguinte recado: "equipe, tá bom do jeito que tá, estou satisfeito com a situação e com a equipe, cuidem para que as coisas continuem exatamente assim, dessa forma consigo *garantir a presença de todos e tenho planos pra até melhorar as condições de vocês (*patrões usam esse tipo de argumento pra dizer nas entrelinhas aos funcionários que façam de tudo pra manter desse jeito a todo custo que mantenho vocês no emprego). Pra resumir, se ainda não me entendeu, a grosso modo é como se a lei aqui aparentemente é "O CLIENTE SERÁ ASSISTIDO SE SUAS IDEIAS, GOSTOS E DEMAIS ESTIVEREM 100% ALINHADOS AOS INTERESSES DA CHEFIA, NADA ALÉM DISSO."
-
Entendemos a intenção da sugestão e o cuidado ao explicar o ponto de vista, porém esse assunto acaba abrindo margem para comentários e debates que podem violar as regras do fórum, já que envolve decisões administrativas e punições. Esse tipo de discussão não é permitido justamente para evitar conflitos.Como você já entrou em contato com o suporte e recebeu um retorno oficial, fez o procedimento correto. Essas questões devem ser tratadas pelos canais adequados, então o tópico precisará ser fechado!

Esta discussão está fechada.