Crítica das mecânicas e armas do Crossfire e da qualidade do serviço da Z8games.

Saudações a toda a comunidade. Antes de começar, devo esclarecer que não sou do Brasil. Portanto, tudo o que vou dizer será traduzido. (Caso eu cometa algum erro ortográfico)

O motivo desta discussão é desabafar sobre as coisas que me incomodam tanto no jogo, bem como a qualidade do serviço oferecido pela equipe da Z8games. (Claramente, com o devido respeito)

E também para pelo menos tentar deixar pedidos de mudanças para melhorar a qualidade do jogo, bem como da empresa em si. Que, para ser honesto, aos poucos está indo para o lixo. 

Primeiro, quero começar com o jogo, começando pelas armas. 

O machado, com um golpe leve e rápido, pode eliminar alguém de um H.S, tenha você capacete ou não. E é muito comum em partidas “somente com faca”, onde se vê que os usuários costumam ficar parados e recuar para dar o máximo de H.S possível. Entendo também que “está” equilibrada, há um vídeo que mostra que ela tem um alcance curto se comparada com a Kukri ou a Pá, e isso já deve ser suficiente, certo? ... ERRADO. O equilíbrio do machado só seria suficiente se o ping fosse perfeito e TAMBÉM se o servidor funcionasse de forma otimizada para respostas e cálculos rápidos; mas claramente o servidor está funcionando com muito mais lag do que antes. E é por isso que às vezes (para não dizer na grande maioria das vezes) essa arma branca pode acertar um pouco mais longe. Além disso, a wiki menciona que nas primeiras versões ou em algumas edições do crossfire, tanto o golpe leve quanto o forte da machadinha são mais lentos. Acho que para equilibrar há dois caminhos: ou tornamos mais lento ou encurtamos um pouco o alcance (não mais do que 3%) para corrigir a questão da imperfeição do servidor. 

O M200 Cheytac é o segundo rifle de precisão com silenciador (o primeiro foi o VSK-94) e possui uma característica especial única: tem um estabilizador que ajuda a evitar que a mira se agite muito quando você recebe dano. Ele rivaliza com o M82A1 Barrett. Eu gosto desse rifle, mas, para ser sincero, há coisas que me incomodam, principalmente na versão VIP. Há coisas que me incomodam, especialmente na versão V.I.P. Para começar, é muito mal equilibrado porque sua única desvantagem é que causa 87 a 99 de dano se você acertar na parte inferior do torso ou nas pernas (e, pela minha experiência, é pouco provável que isso aconteça), dando aquela roleta quando você quer acertar rapidamente um oponente. E o estabilizador que mencionei ajuda a acertar um Q.S, mesmo que estejam atirando em você (e isso é muito irritante). E piora com a versão VIP, que o torna mais leve. Olha, eu gosto dessa arma, mas, sendo crítico, ela tem muitas vantagens. Portanto, o equilíbrio mais justo que ela merece é torná-la tão pesada ou um pouco mais pesada que a Barrett. A lógica vem porque a Barrett tem um dano ENORME, que pode quebrar pernas e um wallbang de 100%, mas é muito pesada. Assim, a Cheytac, por ter supressor e estabilizador que ajudam a manter a mira firme e, além disso, um wallbang elevado (80 a 90%), deveria ter mais peso como sua concorrente. 

A KAR 98K. É uma espingarda relativamente recente se comparada com as outras. Caracteriza-se por ser muito leve e causar danos consideráveis. É muito bem equilibrada, pois não é 100% precisa (tem talvez apenas 95% de precisão) e nem sempre mata com um único tiro, especialmente a longas distâncias e se acertar nas extremidades. Tudo excelente, exceto por uma coisa... SUA MALDITA VERSÃO V.I.P. Para entender minha reclamação, temos que ver sua versão básica em comparação com sua versão V.I.P para ver os benefícios extras e contrastar com outras armas.  Vamos começar com o fato de que ela é 100% precisa, ou seja, tão precisa quanto uma AWM ou Cheytac. E o dano, meu Deus, é ENORME se comparado com sua forma básica. Como ela não sofre mais a penalidade da distância, ela mata com certeza se acertar o torso, mesmo que esteja longe (embora às vezes possa deixar 99, mas isso é muito raro). E para piorar ainda mais, mata com um único tiro NA PERNA a uma distância curta a média. COMO UMA BARRETT. Sério, agora se compararmos com outras VIP. Por exemplo, a única coisa que muda na AWM é o tempo de troca, recarga e munições, o dano continua o mesmo. A Barrett VIP, o dano é o mesmo, só um pouco mais leve e com troca rápida, assim como a recarga. Mas a KAR VIP, temos mais precisão e mais dano... QUE MERDA. A precisão está boa, sem problema. Mas, caramba, o dano está quebrado. E ainda por cima com a leveza. Não, senhor, a versão merece ser equilibrada. Pessoalmente, é muito pior do que a Cheytac VIP.

A pistola COP .357. É uma pistola que tem apenas 4 tiros e 6 tiros nas suas versões ZP. E causa danos massivos a curta e média distância. O grande dano foi pensado devido à quantidade muito pequena de balas no seu carregador e à alta cadência de tiro para matar alguém rapidamente. Vamos lá, é uma pistola de emergência na vida real. Gosto do conceito. Na verdade, seu próprio equilíbrio é o que a torna muito injusta, e é quando você usa outras pistolas VIP para aumentar a capacidade do carregador. Explico: existe um termo chamado Dano por Segundo (DPS, Damage Per Second) que mede quanto dano uma arma ou personagem causa por segundo. Por exemplo, a D.E causa um grande dano por tiro, mas sua cadência equilibra isso, tornando-a mais regular, mas a COP, ou Deus, tem uma cadência elevada e um dano alto, o que faz com que tenha um DPS muito maior que a D.E (e alguns usam o auto click para abusar disso). E há exemplos de equilíbrio, como a nova versão da COLT 1911, que se move de forma muito imprecisa quando você atira rapidamente. Sinceramente, a COP merece ser equilibrada, e acredito que seja possível fazer com que os tiros de longa distância causem um dano um pouco menor (semelhante a uma USP) ou simplesmente adicionar mais recuo acumulado e aumentar muito o “spread” após 2 tiros contínuos.

Agora é hora de criticar a mecânica do crossfire e também a qualidade do serviço. 

Primeiro, vale a pena mencionar que a qualidade do servidor está se deteriorando. Para começar, às vezes há um pequeno lag durante a partida que faz com que os 6 tiros registrem apenas 2 tiros, o que é um saco, como vocês podem imaginar. Ainda mais agora que estamos em 2025 e prestes a entrar em 2026, quando existem soluções em nuvem ou hardware mais potente a um bom preço que deveriam resolver a demanda do motor do Crossfire e a quantidade de jogadores. Mas não sei o que eles estão fazendo. O que incomoda é que existem soluções e eles não param para pensar: como podemos melhorar a qualidade para que o jogador jogue de forma mais agradável? Mas não. 

Utilizei inteligência artificial para analisar os termos de uso da Smilegate West. E o resultado foi que eles são muito abusivos, concedem poucos direitos ao consumidor e a empresa se isenta de responsabilidades. Não é uma ameaça o que vou dizer, como mencionei, é com todo o respeito. Mas, observando a situação em que muitos jogadores são banidos injustamente e com pouca assistência, isso se torna um motivo válido para uma ação coletiva para reembolso. A empresa tem o direito de lucrar, é claro. Mas também precisa ser um pouco empática e criar um equilíbrio com o cliente para que, no futuro, não tenha que arcar com as consequências. 

Para terminar. O jogo pode ser melhorado e muito; na verdade, o único problema que vejo é talvez a empatia para com os jogadores e também a visão a longo prazo. Passaram-se quase 13 anos. Que conquistas foram alcançadas? Os jogadores antigos continuam conosco ou foram embora? Os problemas que existiam foram resolvidos? São coisas que devem ser levadas em consideração, caso contrário... possivelmente será o fim do Crossfire neste lado do continente latino-americano.

Comentários

• Eu, leigo de tudo, não passo de um simples jogador de sofá, nada além disso e que não tem esse entendimento tão aprofundado tecnicamente de um jogo que amo a anos, admiro muito quem entende e consegue transmitir de forma tão aprofundada detalhes das ações do jogo. Pra mim (volto a dizer que não entendo nada de nada) o problema do jogo é aquele "carinha bom" que não erra tiro, sai rushando de sniper e fazendo multi kill, e que vem mentir dizendo que joga assim porque treina. Aliás viram como se destacam no modo ZUMBI? Matam chefão com poucos tiros, não morrem fácil e tals. Todavia, esse tópico me parece bem coerente, achei interessante as colocações finais. Espero que sirva de alguma forma pra dar alguma luz a tão desacreditada equipe.
  • Eu concordo com os pontos levantados, apesar de alguns equívocos (a kar não tem hit kill na parte inferior do corpo), apesar de algumas armas serem bem vantajosas em cima de outras, particularmente eu vejo também a disponibilização das mesmas ou variantes de forma mais acessível aos jogadores, de forma que o equilíbrio se mantém proporcionando a oportunidade a todos os jogadores, nem sempre é o caso, como por exemplo as balas de pistola na cop, mas vez outra são disponibilizadas pistolas vips mais acessíveis como na venda de kits vips ou durante passes da tropa, onde é possível adquirir armas vips, inclusive pistolas para aumentar as balas.

Não digo que seu ponto está errado, do contrário, concordo com os pontos levantados, mas eu não acho que seja tão demonizado como faz parecer, todo jogo tem armas mais fortes que outras, o jogador tem a oportunidade de escolher qual das armas ir atrás e/ou usar, dessa forma vira algo opcional usar ou não a arma.
  • o jogo é sustentado sempre pela mesma meia dúzia de Whales por isso a z8 tem que lançar todo mês alguma arma ou personagem com uma vantagem quebrada já tem gente com mais de 30 vips na conta eu me pergunto até quando essas Whales vão querer pagar 100 reais por uma arminha todo mês, se fosse um jogo serio as armas antigas seriam balanceadas para conseguir ir contra as atuais no cenario atual as metas sao Kar98 e Cheytac, pistola COP, Colt e USP, Rifle HK e m4 Vip, Modo Faca Machado e Personagem com Habilidades, sempre tem alguma meta no jogo não importa o modo que você vai jogar.
  • kelvingdgd disse:
    o jogo é sustentado sempre pela mesma meia dúzia de Whales por isso a z8 tem que lançar todo mês alguma arma ou personagem com uma vantagem quebrada já tem gente com mais de 30 vips na conta eu me pergunto até quando essas Whales vão querer pagar 100 reais por uma arminha todo mês, se fosse um jogo serio as armas antigas seriam balanceadas para conseguir ir contra as atuais no cenario atual as metas sao Kar98 e Cheytac, pistola COP, Colt e USP, Rifle HK e m4 Vip, Modo Faca Machado e Personagem com Habilidades, sempre tem alguma meta no jogo não importa o modo que você vai jogar.
    Na época em que uso de trapaça não era um ato consolidado como é nos dias de hoje (naquele tempo tinha lista da vergonha pra conferir os banidos e toda vez que atualizava os caras eram punidos), nunca percebi esse negócio de arma desbalanceada, tanto é que enfrentava as VIPs usando a básica M-16 e me dava bem. Hoje, em meio ao caos em que se encontra o jogo (não adianta quererem me contar historinha, pois tenho provas do que digo), só se vê claramente o uso descarado de tudo quanto é tipo de trapaça, não sei como vocês vem com essas análises técnicas sobre arma "X" ou "Y" ser ou não desequilibradas. Só vejo basicamente três motivos de desequilíbrio: AIMBOT, TRIGGERBOT e WALLHACKER!
  • infelizmente passei um bom tempo sem jogar. mas voltei, fiz eventos, ganhei armas. mas parei uns dias e a arma m4a1 prisma proto sumiu do meu bau 
  • infelizmente passei um bom tempo sem jogar. mas voltei, fiz eventos, ganhei armas. mas parei uns dias e a arma m4a1 prisma proto sumiu do meu bau 
    As armas proto entregues pelo evento de retorno necessita que o jogador jogue pelo menos 1 partida por mês durante os 3 meses seguintes, caso passe 1 mês sem jogar, a arma será removida do baú.