Como a nova lei ECA afeta o CrossFire Brasil?

Bom, todo mundo sabe que essa lei é uma porcaria de “jabuti”. Usa o apelo emocional de “proteger crianças” para fichar todos como se fôssemos criminosos. E não venha com aquele papinho manjado de “quem não deve não teme”; o buraco é mais embaixo, e é minha opinião pessoal.

Mas, voltando ao que realmente interessa, gostaria de saber o que efetivamente vai mudar no CrossFire Brasil com essa nova lei. O que vai acontecer com as contas de quem se recusar ou não fizer a verificação de idade? Quais serão os métodos de verificação (RG e CPF, biometria facial, cartão de crédito)? Ou se a Z8Games irá realizar a migração do CFBR de volta ao CF West (antigo CFNA) e encerrar as atividades no Brasil, como algumas outras empresas de jogos já estão fazendo.

São dúvidas genuínas que acredito não serem somente minhas, obrigado.

Comentários

• Essa empresa politizada não iria fazer falta não,eu tenho 30 anos e estudei muito a política nos últimos anos!
  • Tava eu me questionando sobre isso logo que a bagaça entrou em vigor, e até pensei em fazer um tópico também, mas optei por não fazer porque tô na mesma vibe dos jogadores pica das galáxias - preguiça zzzzz lol

Mas já que o assunto foi tocado, bora dar W nele.

Sim, a lei foi feita pra monitoramento e controle - proteção às crianças é só um pretexto bonitinho. Fato é que essa lei, ao ser obedecida pelas empresas, vai obviamente acarretar em mais burocracia, porque agora tudo se resume em fornecer informações sensíveis à terceiros, e que a gente também sabe que o sistema é propenso a falhas - pode-se ver que ocasionalmente vazam dados por aí disso e daquilo. E em se tratando de CFBR, não há dúvidas que, no caso de alguma informação cair em mãos erradas, vai dar muito pano pra manga, sendo provável até que a vítima - que seria o usuário que forneceu seus dados para autenticação - saia não apenas lesada, mas até mesmo tratada como infrator. E até comprovar toda a história... meu filho, cê vai ver coisa. Claro que isso também respinga nas empresas, com a perda de credibilidade, sanções, etc e tal, e nem precisa a tal empresa ser conivente com mau comportamento pra isso - basta uma interpretação de juiz iluminado e tá feita a treta. Em outras palavras: insegurança jurídica. E é esta insegurança jurídica que está fazendo com que diversos serviços estejam sendo descontinuados no BR. Ninguém quer sofrer pênalti em um jogo onde já se está em desvantagem. Arruma as mala e cai fora.

E as quiança? Né? Viram só que ABSOLUTAMENTE NADA do que escrevi aqui fez diferença no que se trata de proteção à elas? Pois é.

Agora puxando mais ainda pra situação do CFBR, a tendência, caso implementadas à risca novas políticas para se adequar a tal lei, é que mais jogadores irão abandonar o jogo. A base já pouco se sustenta, e isso só iria piorar as coisas. E pro caso de não seguir a lei... pode ter multas e outros paranauê. E pra evitar esses danos, também arruma as mala e cai fora. Se fosse pra apostar, acho que o CFBR vai acabar em breve.
  • BlindDevil disse:
    Tava eu me questionando sobre isso logo que a bagaça entrou em vigor, e até pensei em fazer um tópico também, mas optei por não fazer porque tô na mesma vibe dos jogadores pica das galáxias - preguiça zzzzz lol

Mas já que o assunto foi tocado, bora dar W nele.

Sim, a lei foi feita pra monitoramento e controle - proteção às crianças é só um pretexto bonitinho. Fato é que essa lei, ao ser obedecida pelas empresas, vai obviamente acarretar em mais burocracia, porque agora tudo se resume em fornecer informações sensíveis à terceiros, e que a gente também sabe que o sistema é propenso a falhas - pode-se ver que ocasionalmente vazam dados por aí disso e daquilo. E em se tratando de CFBR, não há dúvidas que, no caso de alguma informação cair em mãos erradas, vai dar muito pano pra manga, sendo provável até que a vítima - que seria o usuário que forneceu seus dados para autenticação - saia não apenas lesada, mas até mesmo tratada como infrator. E até comprovar toda a história... meu filho, cê vai ver coisa. Claro que isso também respinga nas empresas, com a perda de credibilidade, sanções, etc e tal, e nem precisa a tal empresa ser conivente com mau comportamento pra isso - basta uma interpretação de juiz iluminado e tá feita a treta. Em outras palavras: insegurança jurídica. E é esta insegurança jurídica que está fazendo com que diversos serviços estejam sendo descontinuados no BR. Ninguém quer sofrer pênalti em um jogo onde já se está em desvantagem. Arruma as mala e cai fora.

E as quiança? Né? Viram só que ABSOLUTAMENTE NADA do que escrevi aqui fez diferença no que se trata de proteção à elas? Pois é.

Agora puxando mais ainda pra situação do CFBR, a tendência, caso implementadas à risca novas políticas para se adequar a tal lei, é que mais jogadores irão abandonar o jogo. A base já pouco se sustenta, e isso só iria piorar as coisas. E pro caso de não seguir a lei... pode ter multas e outros paranauê. E pra evitar esses danos, também arruma as mala e cai fora. Se fosse pra apostar, acho que o CFBR vai acabar em breve.
    Concordo, por isso quero uma posição da Z8 Games, @MOD ou @GM. Não vou colocar mais dinheiro nesse jogo enquanto não tiver uma posição clara. Se a Z8 Games for aceitar e aplicar a lei, terei que pensar profundamente se irei disponibilizar meus dados ou não. Biometria facial está completamente fora de cogitação. Se migrarem de volta ao CF West e não forem mais obrigados a seguir essa lei imunda de censura e de cadastramento massivo, continuarei jogando, mas com lag. Quem sabe a Z8 não retira os servidores do Brasil e instale eles na Argentina para manter um ping regional baixo.
  • Bom, andei pensando de novo no assunto dessa lei e de repente me veio em mente que pro caso do CFBR poderia, a depender da boa vontade dos administradores e obviamente bom senso, ser utilizada essa verificação de dados pessoais pra combater sabe o quê? Trapaceiros. Desde o cara que vê todo mundo pelas paredes e não erra tiro até o cara que cria múltiplas contas no intuito de farmar ou comercializar farm de kill/EXP/seja lá o que for possível. Ainda não valida a lei, e ainda sigo discordando dela, da forma que foi escrita e vigorada.

Agora vem a parte "sonho meu" - imaginem um cenário onde agora todo jogador precisa fornecer esses dados pra criação e manutenção de contas. O pessoal que faz questão de jogar e que joga normal vai lá, faz o procedimento e bola pra frente. Já os trapaceiros, na hora que o ban torar, teriam que fazer outra conta e fornecer dados de novo. Forneceu dados iguais aos da conta banida? Nem adianta tentar que o ban vai se aplicar. O meliante pode ir além e falsificar dados, mas aí ele já entra numa esfera criminal mais pesada - não vai ser simplesmente entrar no jogo pra zuar tudo, podendo responder por estelionato e tudo mais. Já pros caras que têm trocentas contas, vai ter que validar todas elas também. Validou todas com os mesmos dados? Ok. Mas o limite de contas logadas no jogo fica restrito à apenas 1. Ou então validou com dados falsos? Pode dar ruim e responder por estelionato também. E dessa forma o jogo ficaria potencialmente mais limpo e mais justo... e aqui acaba o sonho porque não tenho o menor pingo de otimismo nessa bagaça aqui.

Só queria dar um contraponto mesmo, pra poder dizer com certa propriedade que mesmo uma lei questionável poderia trazer benefícios pro jogo se a utilização de dados pessoais fosse segura e a manutenção delas fosse feita de maneira ética.
  • BO_BRASIL
    editado April 5

Funcionaria bem se no Brasil respeitassem a LGPD, mas todo dia há um vazamento de dados. Quem quiser vai burlar e usar documentos vazados. Mas, pelo visto, a adm desse jogo não respeita seus jogadores. Até agora, nenhuma resposta sobre o assunto da moderação e da administração de GMs.

Já estou decidido a não realizar nenhum tipo de verificação de idade e/ou documento. Então já estou parando de jogar e quando entrar em vigor essa aberração jurídica, vou desinstalar. Quando sentir saudades, jogo no CFWest sem verificação de nada, futuramente pretendo migrar para Linux de vez. 

A não ser que voltem atrás de toda essa lei após as eleições. 

• BlindDevil disse:
    Bom, andei pensando de novo no assunto dessa lei e de repente me veio em mente que pro caso do CFBR poderia, a depender da boa vontade dos administradores e obviamente bom senso, ser utilizada essa verificação de dados pessoais pra combater sabe o quê? Trapaceiros. Desde o cara que vê todo mundo pelas paredes e não erra tiro até o cara que cria múltiplas contas no intuito de farmar ou comercializar farm de kill/EXP/seja lá o que for possível. Ainda não valida a lei, e ainda sigo discordando dela, da forma que foi escrita e vigorada.

Agora vem a parte "sonho meu" - imaginem um cenário onde agora todo jogador precisa fornecer esses dados pra criação e manutenção de contas. O pessoal que faz questão de jogar e que joga normal vai lá, faz o procedimento e bola pra frente. Já os trapaceiros, na hora que o ban torar, teriam que fazer outra conta e fornecer dados de novo. Forneceu dados iguais aos da conta banida? Nem adianta tentar que o ban vai se aplicar. O meliante pode ir além e falsificar dados, mas aí ele já entra numa esfera criminal mais pesada - não vai ser simplesmente entrar no jogo pra zuar tudo, podendo responder por estelionato e tudo mais. Já pros caras que têm trocentas contas, vai ter que validar todas elas também. Validou todas com os mesmos dados? Ok. Mas o limite de contas logadas no jogo fica restrito à apenas 1. Ou então validou com dados falsos? Pode dar ruim e responder por estelionato também. E dessa forma o jogo ficaria potencialmente mais limpo e mais justo... e aqui acaba o sonho porque não tenho o menor pingo de otimismo nessa bagaça aqui.

Só queria dar um contraponto mesmo, pra poder dizer com certa propriedade que mesmo uma lei questionável poderia trazer benefícios pro jogo se a utilização de dados pessoais fosse segura e a manutenção delas fosse feita de maneira ética.
    BlindDevil, "BINGO", pensei, de cara, exatamente a mesmíssima coisa. Desde que seja algo seguro, contrariando só em termos a opinião de BO_BRASIL, de fato: "QUEM NÃO DEVE NÃO TEME". Não acredito que no nosso Brasil (principalmente o atual) se criem leis pra beneficiar seja quem for. As leis aqui sempre são feitas pra algum fim nefasto. Mas, por "inércia" penso que irá colaborar sim pra "proteger" as crianças (em termos), mas o que mais me interessa, e é o que espero de fato, é que irá atrapalhar e muito a vida de quem usa e comercializa trapaça no jogo. Pra mim isso tudo representa uma luz no fim do túnel, uma pequena esperança de que a esse respeito as coisas podem mudar. É esperar pra ver!
  • Até ía abrir outro tópico pra dar uma ilustrada a respeito, mas é melhor deixar pra detalhar nesse mesmo, que aborda sobre o assunto. Enquanto nossa equipe não se habilita a dar explicações, entendendo que devem estar meios ocupados no momento, ou fazendo análises e reuniões para nos dar algum parecer, estou colocando aqui alguns pormenores que peguei em uma pesquisa breve, falando o que seria esse o ECA, que, pra mim, me parece que irá dar ao menos uma agitada no nosso mundo virtual:
    Principais Impactos do ECA Digital nos Games FPS:
    • Verificação de Idade: Plataformas digitais agora devem exigir documentos para comprovar maioridade, visando bloquear menores em conteúdos inapropriados.
    • Proibição de Loot Boxes: Jogos que contenham mecânicas de "caixas de recompensa" que simulam cassinos (comum em FPS para conseguir skins/armas) estão proibidos para crianças e adolescentes.
    • Mudança das Empresas: Algumas produtoras, em vez de reformular o jogo, optaram por bloquear o acesso de menores de 18 anos para cumprir as regras de
    • Responsabilidade das Plataformas: A nova legislação reforça a responsabilidade compartilhada entre família, estado e empresas para garantir a segurança no ambiente online.
    • O que muda na prática: A Lei Felca, como ficou conhecida a nova regulação, visa proteger a saúde mental de crianças e adolescentes contra a dependência digital. 
      Senado FederalSenado Federal +7
    Essas mudanças afetam grandes títulos de jogos online, exigindo que as empresas adaptem seus sistemas para o mercado brasileiro, conforme explica o TechTudo