Anúncio

Mesclar
No announcement yet.

O que é a paralisia do sono?

Mesclar
X

• Filtro
  • Horário
  • Mostrar
Clear All
Novos posts

• Curiosidades - O que é a paralisia do sono?

É quando o cérebro acorda, mas os músculos não, e você não consegue se mexer. Ela acontece quando a pessoa desperta durante o REM – a fase mais leve do sono, que ocorre várias vezes durante a noite. No breve período de paralisia, que dura apenas alguns minutos, a pessoa acorda e fica completamente consciente de si mesma e de seus arredores, mas seus músculos permanecem dormentes. Por isso, é incapaz de se mexer.

Apesar de causar uma sensação aflitiva, o problema não deixa sequelas e é bastante comum. Cerca de 7,6% dos pesquisados disse ter experimentado-o pelo menos uma vez na vida. Entre estudantes, a porcentagem de casos relatados aumenta para 28,3%.

Só mais cinco minutinhos…
    Paralisia dura pouco, mas é tempo suficiente para causar alucinações nervosas

1. A paralisia pode ser sintoma de algum distúrbio de sono, como a narcolepsia, mas não necessariamente – qualquer um pode vivenciá-la. Falta de sono, estresse e cansaço aumentam as chances. Estatísticas mostram que rola com mais frequência em quem sofre de ansiedade e estresse pós-traumático.

2. Quando a pessoa adormece, o cérebro desliga algumas funções motoras. É por isso que, durante os sonhos, seu corpo não se mexe na vida real. Às vezes, esse mecanismo falha, e é daí que vem o sonambulismo. Na paralisia, o cérebro acorda, mas as funções motoras demoram um pouco para voltar.

3. Mesmo com seus sentidos ativos, a pessoa não consegue se mexer, abrir os olhos ou falar. Mas o pior é, em alguns casos, a sensação de não estar sozinho. O mais comum é sentir uma presença ameaçadora. Por terem essa alucinação, pessoas que creem no sobrenatural juram ter visto demônios ou alienígenas.

4. A duração média de um episódio de paralisia do sono é de apenas quatro minutos – depois, a função motora volta a funcionar normalmente. A não ser que alguém o desperte, a única forma de “acordar” seu corpo é esperar que os músculos voltem a responder sozinhos. O jeito é ficar calmo.

Fonte: Super Interessante

Procurei um vídeo para quem quiser entender mais sobre:

Ao elaborar este tópico encontrei até um filme que tem como base a paralisia do sono, irei assistir pois fiquei curiosa com o trailler e amo filmes de terror:

Também tem um documentário:

Para quem tiver interesse em assistir o filme e documentário vi que tem na netflix...inclusive aquela série: A Maldição da Casa Hill, a personagem de Nell sofre com suas crises de paralisia do sono, vítima desta condição desde criança, presenciando a mulher do pescoço torcido:

Vocês conheciam sobre a paralisia do sono? Já aconteceu com vocês?
    Comigo eu tive essa experiência e foi bem terrível...via vultos e algo me segurando na cama, acho que foram umas 4 vezes e depois não tive mais.

Já passei por essa experiência em minha vida. E não foi só uma vez, e sim duas. Lembro-me que na segunda eu fiquei tão desesperado que de alguma forma, consegui "reativar" os músculos e voltei a me mover. Depois disso, fiquei acordado a noite inteirinha com medo de que acontecesse novamente. =S
    Sem ideia pra assinatura

Comentário

to com 20 anos já e nunca tive kkkk a maioria dos meus amigos mais novos já tiveram,até me considero sortudo por isso.
      acho até que é bem desafiador se manter calmo em uma condição dessas.

Comentário

Postado Originalmente por ARAGORNN Ver Postagem
        to com 20 anos já e nunca tive kkkk a maioria dos meus amigos mais novos já tiveram,até me considero sortudo por isso.
        acho até que é bem desafiador se manter calmo em uma condição dessas.
        Voce acredita em coisas sobrenaturais ou possui alguma crença religiosa?

Eu tive algumas vezes, é muito assustador, mas quando acaba o medo, quer de novo por causa da adrenalina kk.

Comentário

Postado Originalmente por [MOD
          Brolio;n1230743]

Voce acredita em coisas sobrenaturais ou possui alguma crença religiosa?

Eu tive algumas vezes, é muito assustador, mas quando acaba o medo, quer de novo por causa da adrenalina kk.
          Sou católico,acredito em algumas coisas sobrenaturais sim.
          Eu não queria ter não kkkkk

Comentário

Eu tive muitas vezes, o curioso é que instintivamente sabia que o corpo "dormia", mas o cérebro não, a única parte do corpo que conseguia mover eram os pulmões e (não sei como) tinha a consciência de que se alguém me tocasse o corpo despertaria, ficava na torcida pra que isso acontecesse. Ocorria muito quando despertava de manhã, mas como era dia de folga ficava enrolando na cama tentando esticar o sono até umas oito ou dez horas. Ao comentar com minha irmã me disse tratar ser exatamente isso que fala (e muito bem, diga-se de passagem) o tópico. Faz muito tempo que não tive mais esse fenômeno!

Comentário

Caramba, deve ser bem "desconfortável" essa sensação.

Já eu procuro um dia ter um Sonho Lúcido, que é bem diferente disso... kkkk

Olha aí: https://www.youtube.com/watch?v=Z5ryiFEyVBg

Comentário

Já passei por isso e é horrível.
                Só tive uma vez e não só senti algo me segurando na cama e ver vultos mas também uma angústia e uma pressão enorme na região do tórax que nem respirar conseguia direito.

Comentário

Tive isso quando tinha cerca de 10 anos.
                  Foi muito ruim kkkk, queria gritar chamando minha mãe mas minha voz não saia kkk, deu mó desespero.
                  ㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ O primeiro passo pra minha vitória,
                  ㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤFoi aquele que eu dei no fundo do poço.

Comentário

Já tive várias vezes.

É uma sensação de ameaça e de medo, mas que após estes minutos, tudo volta ao normal.

Realmente dura alguns minutos.

Excelente tópico, Carol.

Comentário

Eu tive uma única vez, por poucos segundos, mas foi uma sensação terrível.
                      Não cheguei a ver nada também.

Comentário

Quando eu era mais jovem tinha constantemente, porém agora um pouco mais velho comecei a praticar meditação e confesso que sumiu de vez. Recomendo fazer o mesmo sempre que vejo algum amigo com esse problema.

Salientar que quando eu tinha, ficava extremamente assustado e na maioria das vezes o que libertava era manter a calma e tentar relaxar o máximo possivel; (um pouco contraditório se manter calmo em torno da situação, mas era necessário e fazia com que acabasse mais rápido".

Comentário

já tive isso vários vezes sensação ruimzona msm.

Comentário

Já tive varias vezes, a sensação é horrível.

Comentário

Postado Originalmente por ARAGORNN Ver Postagem

Sou católico,acredito em algumas coisas sobrenaturais sim.
                              Eu não queria ter não kkkkk
                              Que estranho, mas isso é bom, acredito que você não tem passado por período de estresse e cansaço.

Comentário

Principal

Instalar

Desinstalar

Atualizações

Fórum

Fale Conosco

Working...
                              X