Saiba mais sobre a Leptospirose Canina!
Hoje faz uma semana que o meu cachorro Billy morreu (por isso ando um pouco ausente de tudo).
Com essa correria esses dias aprendi muito sobre essa doença...peguei algumas informações da internet e complementei para que todos fiquem cientes pois é algo que pode acontecer de uma hora para outra:
A leptospirose, também conhecida popularmente por “doença do xixi do rato”, é uma moléstia que acomete inúmeros animais, tendo uma atenção especial por também ser transmitida para o homem, sendo assim classificada como uma zoonose (doença transmitida do animal para o ser humano). Como o próprio nome popular diz, a doença é transmitida através do contato do animal ou homem com a urina do rato, pois nela pode conter a bactéria causadora da leptospirose. Ao levar seu cãozinho para passear na rua ele também pode ser infectado se lamber o xixi de algum cão contaminado.
É sempre bom lembrar que nem todo rato está infectado com a bactéria, porém deve-se sempre evitar o contato.
O surto da doença ocorre principalmente em épocas chuvosas e/ou em áreas alagadas, onde a urina do rato pode se disseminar com mais facilidade. Muitos animais adquirem a leptospirose, quando ingerem comida ou água infectada. Existem muitos casos de animais com aptidão de caça contraírem a doença, pois entram em contato direto com o agente infectante (urina do rato) ao lamber e morder no ato da caça.
Sintomas da Leptospirose Canina
Os animais que são contaminados com a bactéria da leptospirose, podem apresentar sintomas entre 4 a 11 dias após contrair a doença. Existem animais assintomáticos, ou seja, animais que não apresentam sintomas. Esses devem ser observados diariamente, pois a moléstia pode estar sendo agravada internamente.
Os principais sinais clínicos que aparecem nos animais acometidos, são:
– Anorexia (falta de apetite);
– Urina marrom escura;
– Vômito (no caso do meu, começou a babar);
– Desidratação;
– Prostração (olhar triste/estado de depressão);
– Poliúria (urinar em excesso);
– Febre (animal começa a tomar muita água);
– Icterícia (mucosas amareladas nos olhos, gengiva e etc).
>>>Se o seu animalzinho não é vacinado e apresenta algum desses sintomas corra logo pro veterinário!!! <<<
Tratamento da leptospirose
O tratamento da leptospirose canina deve ser feita exclusivamente por um médico veterinário de sua confiança. O tratamento é feito através de terapias medicamentosas e, em casos mais graves, que incluam uma desidratação profunda, pode ou não ser escolhido a fluido terapia como apoio. A leptospirose causa danos severos nos rins e no fígado. Um medicamento administrado errado, pode comprometer ainda mais o quadro clinico do animal.
Prevenção
A principal prevenção da leptospirose canina é a vacinação anual do animal (recomendo a vacina importada). Um cão com atraso na vacinação, pode ser um forte candidato a contrair essa enfermidade. Algumas dicas importantes para se evitar a disseminação:
1 - não deixar o alimento pernoitar na vasilha. (isso atrai ratos,e estes roedores tem o costume de urinar sobre o alimento)
2 - fazer uso de suportes para as vasilhas, evitando que fiquem em contato direto com o chão
3 - mantenha sempre limpo o local onde alimenta seu cão,não deixe resto de ração caída ou sacos abertos. Lacre sacos de lixo, e de ração.
4 - usar telas não permitindo a entrada dos ratos em canis ou áreas da casa
5- Não deixe caixas e objetos no quintal (deixe o quintal sempre limpo)
6 - vacinar (A vacina deve ser realizada 6 meses após a aplicação da vacina múltipla.)
* O cão que é vacinado contra Leptospirose pode ainda sim contrai a doença, porque não há nenhuma vacina que proteja contra todos os tipos de Leptospira.
O uso de raticidas, vendidos no mercado atualmente, é uma boa forma de evitar a proliferação de ratos no local, porém deve-se por em locais estratégicos e que não estejam ao alcance dos animais, evitando assim, uma intoxicação. Mantenha sempre o local limpo aonde seu animal frequenta e evite deixar a ração exposta para seu cão o dia inteiro, espere ele terminar e recolha o pote.
Qualquer anormalidade no comportamento do seu animal, consulte um médico veterinário. URGENTE!
Com essa correria esses dias aprendi muito sobre essa doença...peguei algumas informações da internet e complementei para que todos fiquem cientes pois é algo que pode acontecer de uma hora para outra:
A leptospirose, também conhecida popularmente por “doença do xixi do rato”, é uma moléstia que acomete inúmeros animais, tendo uma atenção especial por também ser transmitida para o homem, sendo assim classificada como uma zoonose (doença transmitida do animal para o ser humano). Como o próprio nome popular diz, a doença é transmitida através do contato do animal ou homem com a urina do rato, pois nela pode conter a bactéria causadora da leptospirose. Ao levar seu cãozinho para passear na rua ele também pode ser infectado se lamber o xixi de algum cão contaminado.
É sempre bom lembrar que nem todo rato está infectado com a bactéria, porém deve-se sempre evitar o contato.
O surto da doença ocorre principalmente em épocas chuvosas e/ou em áreas alagadas, onde a urina do rato pode se disseminar com mais facilidade. Muitos animais adquirem a leptospirose, quando ingerem comida ou água infectada. Existem muitos casos de animais com aptidão de caça contraírem a doença, pois entram em contato direto com o agente infectante (urina do rato) ao lamber e morder no ato da caça.
Sintomas da Leptospirose Canina
Os animais que são contaminados com a bactéria da leptospirose, podem apresentar sintomas entre 4 a 11 dias após contrair a doença. Existem animais assintomáticos, ou seja, animais que não apresentam sintomas. Esses devem ser observados diariamente, pois a moléstia pode estar sendo agravada internamente.
Os principais sinais clínicos que aparecem nos animais acometidos, são:
– Anorexia (falta de apetite);
– Urina marrom escura;
– Vômito (no caso do meu, começou a babar);
– Desidratação;
– Prostração (olhar triste/estado de depressão);
– Poliúria (urinar em excesso);
– Febre (animal começa a tomar muita água);
– Icterícia (mucosas amareladas nos olhos, gengiva e etc).
>>>Se o seu animalzinho não é vacinado e apresenta algum desses sintomas corra logo pro veterinário!!! <<<
Tratamento da leptospirose
O tratamento da leptospirose canina deve ser feita exclusivamente por um médico veterinário de sua confiança. O tratamento é feito através de terapias medicamentosas e, em casos mais graves, que incluam uma desidratação profunda, pode ou não ser escolhido a fluido terapia como apoio. A leptospirose causa danos severos nos rins e no fígado. Um medicamento administrado errado, pode comprometer ainda mais o quadro clinico do animal.
Prevenção
A principal prevenção da leptospirose canina é a vacinação anual do animal (recomendo a vacina importada). Um cão com atraso na vacinação, pode ser um forte candidato a contrair essa enfermidade. Algumas dicas importantes para se evitar a disseminação:
1 - não deixar o alimento pernoitar na vasilha. (isso atrai ratos,e estes roedores tem o costume de urinar sobre o alimento)
2 - fazer uso de suportes para as vasilhas, evitando que fiquem em contato direto com o chão
3 - mantenha sempre limpo o local onde alimenta seu cão,não deixe resto de ração caída ou sacos abertos. Lacre sacos de lixo, e de ração.
4 - usar telas não permitindo a entrada dos ratos em canis ou áreas da casa
5- Não deixe caixas e objetos no quintal (deixe o quintal sempre limpo)
6 - vacinar (A vacina deve ser realizada 6 meses após a aplicação da vacina múltipla.)
* O cão que é vacinado contra Leptospirose pode ainda sim contrai a doença, porque não há nenhuma vacina que proteja contra todos os tipos de Leptospira.
O uso de raticidas, vendidos no mercado atualmente, é uma boa forma de evitar a proliferação de ratos no local, porém deve-se por em locais estratégicos e que não estejam ao alcance dos animais, evitando assim, uma intoxicação. Mantenha sempre o local limpo aonde seu animal frequenta e evite deixar a ração exposta para seu cão o dia inteiro, espere ele terminar e recolha o pote.
Qualquer anormalidade no comportamento do seu animal, consulte um médico veterinário. URGENTE!
Comentários
-
Poxa, meus pêsames pela morte do seu companheiro também já perdi um que me acompanhou por 8 anos =(
Tópico: Obrigado pelas informações, hoje tenho 2 cachorros, apesar deles serem tudo vacinadinhos é bom sempre ficar informado. -
O_O dessa não sabia, isso deveria ser um assunto de utilidade publica!!
da Ora o topico
ps: meus pêsames pelo o dogo -
É duro sempre deixo as vacinas dos meus Dogs em dia, mais mesmo assim ainda tem umas doenças que né....
Meus sentimentos pelo seu companheiro canino. -
Poxa, meus pêsames pela morte do seu companheiro também já perdi um que me acompanhou por 8 anos =(
Tópico: Obrigado pelas informações, hoje tenho 2 cachorros, apesar deles serem tudo vacinadinhos é bom sempre ficar informado.
Obrigada
Eu tinha três cachorros, o mais velho ficou 15 anos comigo, aí o outro morreu um tempo depois e agora este. Eu não tinha conhecimento dessa doença tanto que eu demorei para perceber que era isso, pois parecia envenenamento, foi bem rápido os sintomas...por isso é importante correr quando você perceber que o animal não esta bem.
Sim, mesmo vacinado tem que ficar de olho nesses roedores!O_O dessa não sabia, isso deveria ser um assunto de utilidade publica!!
da Ora o topico
ps: meus pêsames pelo o dogo
Obrigada pelo comentário, sim infelizmente tem muitas pessoas que desconhecem isso, agora eu procuro sempre informar!!vitorlepre escreveu: »É duro sempre deixo as vacinas dos meus Dogs em dia, mais mesmo assim ainda tem umas doenças que né....
Meus sentimentos pelo seu companheiro canino.
Obrigada!
Sim e mesmo vacinado é bom tomar cuidado! Os bichinhos não deveriam sofrer nunca -
Meus pêsames...
Nunca tive animal nenhum animal
Bacana as informações, é bom sempre deixar as vacinas em dia!!
Fórum CFAL, ensinando de tudo... -
[FONT=trebuchet ms, helvetica, sans-serif]Menina.. eu não sabia disso não...[/FONT]
[FONT=trebuchet ms, helvetica, sans-serif]Parabéns pelo tópico, pra quem tem cachorro é bem informativo. [/FONT] -
Meus pêsames...
Nunca tive animal nenhum animal
Bacana as informações, é bom sempre deixar as vacinas em dia!!
Fórum CFAL, ensinando de tudo...
Obrigada
Verdade, tem muitas pessoas que não sabem da importancia das vacinas e mesmo vacinados tem que tomar muito cuidado pq são vários tipos de bactérias, que eu dei uma olhada nos cachorros são uns 15 tipos e em gatos 3 tipos. Fora que os ratos transmitem isso para nós!BiliMeendy_ escreveu: »Menina.. eu não sabia disso não...
Parabéns pelo tópico, pra quem tem cachorro é bem informativo.
Eu também não lembrava que tinha essa doença... só me dei conta quando fui ao veterinário e ele disse que meu cachorro estava com isso...infelizmente ele não resistiu.
Obrigada, é bom sempre informar, pois não é apenas em cachorro/gatos, isso passa para nós, ainda mais se a pessoa tem costume de andar descalço e tiver alguma rachadura no pé, ou ferimento algo assim aquelas dicas ali são importantíssimas!! -
Evitar andar na chuva, lugares cheio de lixo (tem rio secando cheio dele, um vermizinho colocou lixo dentro de sacos plasticos no meio da estrada de acesso e tudo que fizeram foi jogar o lixo para a margem da pista) .-.
A leptospirose acomete pouco animais silvestres. Os animais das cidades ficam mais doentes pelo mesmo motivo que crianças criadas no isolamento (o organismo não aprende a se defender como os dos "bixos soltos") -
Sinto muito pelo seu cão, também perdi o meu há pouco mais de um mês, ela morreu de forma totalmente desconhecida. Numa hora estava correndo feliz e na hora seguinte foi encontrada morta.
Enfim, parabéns pela iniciativa, tópico excelente com informações muito úteis! -
oqqfoioqqha escreveu: »Evitar andar na chuva, lugares cheio de lixo (tem rio secando cheio dele, um vermizinho colocou lixo dentro de sacos plasticos no meio da estrada de acesso e tudo que fizeram foi jogar o lixo para a margem da pista) .-.
A leptospirose acomete pouco animais silvestres. Os animais das cidades ficam mais doentes pelo mesmo motivo que crianças criadas no isolamento (o organismo não aprende a se defender como os dos "bixos soltos")
Verdade! Lixo é terrívelSinto muito pelo seu cão, também perdi o meu há pouco mais de um mês, ela morreu de forma totalmente desconhecida. Numa hora estava correndo feliz e na hora seguinte foi encontrada morta.
Enfim, parabéns pela iniciativa, tópico excelente com informações muito úteis!
Obrigada. Pretendo sempre divulgar essas informações pois pode salvar e proteger muitas pessoas
Uma pena eles não falarem senão iam comentar que algo estava errado e não iam morrer =/ -
Nossa,agora que vi essa postagem,muito útil Carol...
Meus Sentimentos,novamente -
Nossa,agora que vi essa postagem,muito útil Carol...
Meus Sentimentos,novamente
Obrigada sim são informações preciosas! -
Sabia sobre a doença, mas não dos sintomas, ótimo tópico!
-
Meus Pesames...
Eu tinha uma cadela, que infelizmente morreu assim também.. tudo indica que esses roedores urinaram em alguma folha e ela mascou e adquiriu o vírus... melhor gasta na vacina, pois depois que o cão apresenta todos esses sintomas, você vai gasta 3x mais pra tentar salva-lo... o que pode ser tarde demais -
Sabia sobre a doença, mas não dos sintomas, ótimo tópico!
Eu agora nunca vou esquecer pq perdi meu cão, é bom fica alerta. Obrigada, espero ajudar!
[QUOTE=[SC]GoDitiZa;n1019226]Meus Pesames...
Eu tinha uma cadela, que infelizmente morreu assim também.. tudo indica que esses roedores urinaram em alguma folha e ela mascou e adquiriu o vírus... melhor gasta na vacina, pois depois que o cão apresenta todos esses sintomas, você vai gasta 3x mais pra tentar salva-lo... o que pode ser tarde demais [/QUOTE]
Obrigada...É muito triste . Eu não sabia que podia acontecer e que tinha tantas vacinas anualmente. Mas agora que aconteceu pelo menos eu quando tiver um outro cão não vai sofrer. Ele era bem quieto e no sábado ele latiu muito...de certo foi o dia que entrou em contato (não sabemos como foi) e minha mãe só me avisou que ele não tava comendo na segunda a noite, levamos no vet já era tarde...corremos atrás de transfusão de sangue mas ele não resistiu (fomos visitar ele no dia e por incrível que pareça ele levantou a cabeça e uma hora depois a moça ligou avisando). Esses ratos são terríveis, temos que tomar muito cuidado...