Bug/Falha de segurança em CPU's Intel e AMD pode causar perca de desempenho.

Boa noite galera, andei fazendo algumas pesquisas relacionadas à processadores, como é de costume e eu vi uma notícia bem complicada, os processadores Intel e AMD têm uma falha de segurança, o problema seria uma falha de design que deixaria expostas áreas supostamente protegidas da memória do kernel de um sistema. Com isso, softwares mal intencionados seriam capazes de acessar uma série de informações sensíveis do usuários, inclusive nomes de usuário e senhas. Através de ataques de Meltdown e Spectre.

A falha atinge os processadores Intel e AMD, no caso da AMD o problema será resolvido com um patch. No caso da Intel é mais grave, pois o patch irá afetar o desempenho dos processadores.
(Isso é uma péssima notícia para o meu honesto i5 3470).

O patch já foi disponibilizado para Windows 10 e será disponibilizado para os outros Windows na próxima semana(dia 9).

Bom galera, isso é um breve resumo do grave problema que está afetando principalmente os processadores Intel, pois no caso da AMD a falha existe, porém ela não irá afetar o desempenho. O caso da Intel é mais crítico, pois a perca de desempenho pode chegar na casa dos 30%.

A minha visão à respeito disso é que, é simplesmente muito complicado. Pois eu não irei atualizar, portanto irei deixar meu PC vulnerável, meu processador já quase não consegue rodar os jogos que eu tenho e que exigem muito dele, se eu atualizar tem possibilidades de eu perder 30% de seu desempenho...

O único ponto positivo nisso é que, possivelmente os preços irão cair, mas a custo de um baixo desempenho ou deixar o PC vulnerável. Nunca atualizei meu PC e ele está rodando desde 2015 sem problemas nenhum e acho que os hackers não irão aproveitar muito essa brecha de pessoas que não atualizaram seus PC's, pois serão apenas usuários comuns. Agora, bancos e grandes corporações irão sentir muito com isso.

Quem em plena consciência é dono de uma empresa e deixará os sistemas de seus computadores vulneráveis? Isso é previsível de um usuário desleixado, tipo eu.

É nós pessoal, boa noite.

Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3

Comentários

• A Intel já disponibilizou atualizações para resolver o problema. Não são todos os processadores que sofreram vulnerabilidade, você pode verificar se o seu processador está vulnerável através do Intel Detection Tool. Agora quero saber de onde tiraram uma perda de 30% de desempenho kkkk já foi realizados diversos benchmarks após a atualização e não houve nenhuma perda significativa de desempenho.
    https://www.engadget.com/2018/01/03/intel-kernel-memory-flaw/
  • 235235236 escreveu: »
    A Intel já disponibilizou atualizações para resolver o problema. Não são todos os processadores que sofreram vulnerabilidade, você pode verificar se o seu processador está vulnerável através do Intel Detection Tool. Agora quero saber de onde tiraram uma perda de 30% de desempenho kkkk já foi realizados diversos benchmarks após a atualização e não houve nenhuma perda significativa de desempenho.
    https://www.engadget.com/2018/01/03/intel-kernel-memory-flaw/

The Register claims the performance hits could range from 5 percent to 30 percent, but there's evidence to suggest steeper hits might be possible.(O Registro afirma que os atos de desempenho podem variar entre 5% e 30%, mas há evidências que sugerem possíveis impactos mais acentuados).

No link que você mandou está dizendo que o impacto no desempenho poderá variar entre 5% e 30%, e há evidências que o impacto pode ser mais acentuado, ou seja, ultrapassar a marca dos 30%. Bom, vou aguardar os testes e ver se o impacto foi significativo para o i5 3470, se for acima de 10% eu não irei atualizá-lo.

Não poderia ser pior... Infelizmente.
  • _ESSEX escreveu: »

The Register claims the performance hits could range from 5 percent to 30 percent, but there's evidence to suggest steeper hits might be possible.(O Registro afirma que os atos de desempenho podem variar entre 5% e 30%, mas há evidências que sugerem possíveis impactos mais acentuados).

No link que você mandou está dizendo que o impacto no desempenho poderá variar entre 5% e 30%, e há evidências que o impacto pode ser mais acentuado, ou seja, ultrapassar a marca dos 30%. Bom, vou aguardar os testes e ver se o impacto foi significativo para o i5 3470, se for acima de 10% eu não irei atualizá-lo.

Não poderia ser pior... Infelizmente.

Exatamente. Por isso disse que queria saber de onde tiraram essa porcentagem. É que acabei de desligar o PC, amanhã posto alguns testes pra você ver que não houve perda de desempenho. Segundo os testes, aparentemente apenas as leituras em arquivos sequenciais em 4k foram afetados, no resto está a mesma coisa e curiosamente, em games, a performance até ficou melhor.
  • 235235236 escreveu: »

Exatamente. Por isso disse que queria saber de onde tiraram essa porcentagem. É que acabei de desligar o PC, amanhã posto alguns testes pra você ver que não houve perda de desempenho. Segundo os testes, aparentemente apenas as leituras em arquivos sequenciais em 4k foram afetados, no resto está a mesma coisa e curiosamente, em games, a performance até ficou melhor.

Interessante, irei atualizar então. Estava com medo desses "30%" aí, mas se tem possibilidade de melhorar, não vejo o porquê de não tentar.
  • [QUOTE=[MOD]Code;n1033088]

Interessante, irei atualizar então. Estava com medo desses "30%" aí, mas se tem possibilidade de melhorar, não vejo o porquê de não tentar.[/QUOTE]

Isso aí, pode verificar aqui alguns benchmarks após o patch de emergência que não houve perda de desempenho.
    https://youtu.be/_qZksorJAuY
  • Irei providenciar a atualização aqui, tudo que possa gerar em uma melhora expressiva é bem vindo.
  • Vou atualizar aqui! E tirar essa prova dos 9 se perde desempenho ou não!
    ps: acredito que não rs

• Vou aguardar os testes da terceira geração dos Intel, pelo oque eu vi a oitava geração não teve perca. E também a atualização não chegou aqui ainda, eu uso o Windows 7.