FPS caindo - Possíveis causas

Já tem uma galera falando aí que o FPS tá dropando. E está acontecendo exatamente da mesma maneira que vinha acontecendo da última vez: aleatoriamente e sem explicação aparente. (também vale chamar atenção aos erros ao tentar entrar nas salas). Quando aconteceu da outra vez foi muito relacionado as atualizações que haviam ocorrido com essas quedas, e também os servidores estavam sofrendo ataque, o que dificultou a investigação por serem dois problemas diferentes. Dessa vez, não houve atualização pra relacionar como causa óbvia e não parece que estão sofrendo algum ataque, visto que o ping tem variado de maneira normal aos padrões.
A primeira coisa que me vem a cabeça é que pode ter ocorrido alguma mudança nos servidores. Não é uma informação acessível a um player e é só um chute no vazio.
Caso não tenha acontecido nada parecido, eu comecei a notar a queda de FPS após o lançamento do evento Semana Mutante, inclusive achei que era culpa do mapa Meditação, que estava bugado ou algo assim. Depois entrei em outras salas e estava acontecendo quedas em todas elas, fosse qual mapa fosse. O interessante nesse evento é que ele é o tipo de evento de missões enumeradas, a serem completadas seguidamente e sem um dia certo (dentro das datas limite, claro), ao contrário dos últimos eventos, que só dá pra completar tal missão em tal dia. E esse evento também avalia a atividade em um mapa que ainda não temos no CF (o que está pra vir na atualização de daqui a pouco, vamo ver se essa é a causa). Enfim, essas são as únicas coisas que aconteceram junto com o início da queda que eu consigo pensar e que pode ser um dado útil ou não, sei lá.
Também foi colocado um aviso desses que ficam rolando em amarelo lá em cima; reiniciar o game, o computador, a energia da casa; não altera nadinha.
Espero que consigam resolver esse problema chato novamente, se é que da última vez foi realmente uma solução proposital ou só uma batida na TV pra parar de chiar. (a otimização da bag foi boa, otimizações são sempre ótimas, mas foi isso o que resolveu?). Sem contar que foi engraçado a Athena falar que o FPS tava normal pra uns 80% da geleris e logo depois voltar a cair...