Apêndice - Sistema imunológico
Vi que muitos estão trazendo curiosidades sobre história e afins. Trarei uma curiosidade voltada para à biologia e que muitos desconhecem.
Apesar de ser “inútil”, o apêndice faz parte do sistema imunológico para nós, seres humanos. Ele é um órgão na qual, no passado, sofreu atrofiação ou vai trofiar, ou seja, tanto deixou de ser “utilizado” como podemos evoluir a um ponto na qual iremos utilizar para coisas mais importantes.
Afinal, o que é sistema imunológico? São os órgãos responsáveis pela proteção do corpo humano. Podem atuar na defesa do mesmo via glóbulos brancos, ajudando na produção dos mesmos (glóbulos brancos), na destruição de agentes estranhos (Coisas que não são boas para a gente) ou apenas na “manutenção”. Em um conceito mais superficial, é o sistema responsável por livrar de doenças e alguns possíveis problemas.
Agora que dei uma breve introdução do que é, porquê o apêndice faz parte do sistema imunológico? Apesar de sua inutilidade atual, acreditasse que ele
pode ser um repovoador de bactérias da flora intestinal. Ou seja, caso por algum caso da vida o ser perca todas as bactérias do seu intestino, o apêndice é uma reserva, tendo assim, possibilidade de repor as bactérias que foram destruídas/perdidas.
O mesmo pode ser retirado e não causaria falta para o indivíduo, mas acho muito interessante!
Espero que tenham gostado! O corpo humano é a máquina da vida!
abraços
Apesar de ser “inútil”, o apêndice faz parte do sistema imunológico para nós, seres humanos. Ele é um órgão na qual, no passado, sofreu atrofiação ou vai trofiar, ou seja, tanto deixou de ser “utilizado” como podemos evoluir a um ponto na qual iremos utilizar para coisas mais importantes.
Afinal, o que é sistema imunológico? São os órgãos responsáveis pela proteção do corpo humano. Podem atuar na defesa do mesmo via glóbulos brancos, ajudando na produção dos mesmos (glóbulos brancos), na destruição de agentes estranhos (Coisas que não são boas para a gente) ou apenas na “manutenção”. Em um conceito mais superficial, é o sistema responsável por livrar de doenças e alguns possíveis problemas.
Agora que dei uma breve introdução do que é, porquê o apêndice faz parte do sistema imunológico? Apesar de sua inutilidade atual, acreditasse que ele
pode ser um repovoador de bactérias da flora intestinal. Ou seja, caso por algum caso da vida o ser perca todas as bactérias do seu intestino, o apêndice é uma reserva, tendo assim, possibilidade de repor as bactérias que foram destruídas/perdidas.
O mesmo pode ser retirado e não causaria falta para o indivíduo, mas acho muito interessante!
Espero que tenham gostado! O corpo humano é a máquina da vida!
abraços
Comentários
-
Eu ja tinha visto sobre isso na escola, o corpo humano é muito interessante
-
Todas as partes do corpo tem uma função, que interessante trazer isso aqui no fórum.
-
Conheço um rapaz que teve apendicite, no caso foi uma bactéria no próprio apêndice que fez com que ele inflamasse e inchasse. Alguns dizem que a dor é horrível e que se compara a cálculos renais. E sobre ser um órgão que o ser humano pode viver sem depender dele, o baço se encaixa nessa situação, assim como o rim, testículos, útero, estômago e o cólon.
-
Muito legal a ideia de trazer esse assunto para o Fórum. Parabéns pela iniciativa!
-
Acho muito interessante o fato de evoluirmos a ponto de retirar um orgão e isso não nos causar falta.
Eu não teria coragem de remover nada de mim, imagino que vá fazer falta no futuro (minha opinião). -
Se minha professora de Imunologia olhasse isso ela ficaria louca. Sistema imunológico não é de proteção, mas sim de remoção de partículas estranhas.
Pode parecer mimimi, mas para você ter uma ideia o sistema imune é capaz de te matar para te proteger kkkk'. É bem controverso mas é verdade, as alergias estão aí para confirmar isso.
É bem complicado explicar superficialmente sobre o sistema imune, pois até a pele faz parte do sistema imune, em um ramo chamado sistema imune inato...
Enfim... o apêndice involuiu por que não precisamos mais fermentar fibras na alimentação, mudamos nosso hábito alimentar. Além dele outras estruturas estão sumindo aos poucos, outro exemplo é o dente Ciso, muitos já nascem sem ele. -
É nas "paredes" do organismo que acontece a bruxaria da nutrição e absorção de água (eu acho);
Basta nos perguntar : porque pessoas em extrema pobreza conseguem passar dias sem se alimentar e até sem beber água (taí uma boa filosofia, porque a descgraça que solta fogos não pensa nisso, já pensou na quantidade de abrigos que aquela merd... de virada do ano daria para manter?...)
Porque malucos passam até 45 dias sem se alimentar para entrar no guinessbook e nem sentem tanto?... -
[QUOTE=[MOD]Martins;n1242992]Se minha professora de Imunologia olhasse isso ela ficaria louca. Sistema imunológico não é de proteção, mas sim de remoção de partículas estranhas.
Pode parecer mimimi, mas para você ter uma ideia o sistema imune é capaz de te matar para te proteger kkkk'. É bem controverso mas é verdade, as alergias estão aí para confirmar isso.
É bem complicado explicar superficialmente sobre o sistema imune, pois até a pele faz parte do sistema imune, em um ramo chamado sistema imune inato...
Enfim... o apêndice involuiu por que não precisamos mais fermentar fibras na alimentação, mudamos nosso hábito alimentar. Além dele outras estruturas estão sumindo aos poucos, outro exemplo é o dente Ciso, muitos já nascem sem ele. [/QUOTE]
KKKKKKKK compreendo sua apreensão. Eu quis trazer como curiosidade, não para ser 100% explicado corretamente, logo que isso é um assunto pouco falado no EM (e que é aprofundado no ES) e tipo, no EM não aprendemos coisas de acordo com a realidade, mas serve como base.
No fim, o sistema imunológico, à grosso modo, faz o papel de proteção de acordo com sua função: degradar agentes estranhos.
O objetivo do post era trazer um conhecimento/curiosidade para pessoas que talvez não tenham muito contato com essas áreas.
mas agora falando sobre você. Você cursa medicina? Quero muito fazer❤️ -
Quem aí nunca notou o fim de um incomodo após tomar café, fazer alguma refeição... (alimentação além de controlar massas, também é e faz parte do sistema imunologico
-
KKKKKKKK compreendo sua apreensão. Eu quis trazer como curiosidade, não para ser 100% explicado corretamente, logo que isso é um assunto pouco falado no EM (e que é aprofundado no ES) e tipo, no EM não aprendemos coisas de acordo com a realidade, mas serve como base.
No fim o sistema imunológico faz o papel de proteção de acordo com sua função: degradar agentes estranhos.
O objetivo do post era trazer um conhecimento/curiosidade para pessoas que talvez não tenham muito contato com essas áreas.
mas agora falando sobre você. Você cursa medicina? Quero muito fazer❤️
Compreendo, realmente no Ensino médio algumas coisas são passadas para que seja fácil a compreensão, por mais que esteja errado. Sou chato mesmo ****'.
Muito interessante esses assuntos, adoro curiosidades também.
Aliás, eu falo Medicina sim, só que de animais , faço Medicina Veterinária, temos muitos conhecimentos compartilhados com a medicina por conta da matriz curricular.
Boa sorte, espero que consiga fazer Medicina! -
O corpo humano realmente é incrível, acho muito interessante o assunto, principalmente sobre o cérebro que possui muitas coisas inexplicáveis.
-
Que interessante. Belas explicações, professor.
-
Cara eu tive problemas com o meu apêndice no inicio desse mês (dia 4). Acordei por volta das 4hs da manhã com uma dor muito forte na barriga. A sensação era de estar sendo cortado por uma faca de serra. Fui ao médico (hospital público) e pelo fato de se tratar de uma emergência tive que ser operado no mesmo dia para que não houvesse complicações. No dia 5 de tarde eu recebi alta e voltei para casa. 9 dias após isso (dia 14), ao tomar um copo de café com leite de manhã eu tive uma pequena tosse e sentir uma p0rrada muito forte na barriga, tipo um soco bem dado na boca do estômago. 10 min depois a minha barriga começou a inchar de maneira muito estranha. Então decidi ao hospital pra saber o que seria aquilo. No meu palpite aquilo era uma hemorragia, mas chegando no hospital a primeira coisa que me disseram foi que minha cirurgia "herniou", ou seja, meus órgãos havia atravessado minha parede abdominal e estariam de baixo apenas da minha pele.
Quando eu fui atendido por um médico ele pediu uma radiografia pra ter certeza do que se tratava. E pro meu azar, se tratava de uma hemorragia.
Logo em seguida abriram 3 dos meus 17 pontos no abdômen e espremeram todo aquele sangue que estava preso ali, junto com o sangue ainda saíram uns coagulos que pareciam bifes de carnes de tão grande que eram (15~20 cm). Após isso disseram que eu poderia ir pra casa.
Quando cheguei em casa só deu tempo de deitar na cama. Senti "um quentinho" na barriga e passei a mão, advinha o que era kkkkk isso msm, mais sangue.
Voltei correndo pro hospital. Quando cheguei eles limparam todo meu sangue e sugeriram que eu tivesse que ficar internado em observação pra saber se eu ia sangrar dnv. Dito e feito! 20 minutos após o curativo meu abdômen voltou a sangrar. Depois de poucas horas esperando alguém me limpar (8hs "só"). Alguns médico que me viram sangrando resolveram me ajudar e viram que meu caso só seria resolvido na mesa de cirurgia. Lá foi eu ser operado pela segunda vez kkkkkkkk
Após todo esse pesadelo (eu nunca havia feito uma cirurgia), acordei em uma sala que tinha eu e +2 pacientes pós operatório. Ficamos conversando por um tempo sobre o caso de cada um.
Um deles também operou o apêndice, mas eu achei estranho pq a minha cirurgia só abriu do umbigo pra baixo e a dele abriu da cintura até o peito. Pouco tempo dps entrou na sala os medicos que operaram ele, fiquei só escutando o que eles diziam. Uma das doutoras dizia que ele tinha tanto pus acumulado que quando abriram a barriga dele que parecia leite condensado de tão pastoso que estava. Pergutaram a ele à quanto tempo ele sentia aquelas dores e ele respodeu: 11 dias, mas eu tomava dipirona pra dor.
Os medicos disseram que ele não morreu por pouco, teve quase 20 cm do seu intestino (grosso eu acho) removido pela inflamação. Por causa disso ele terá que usar aquelas bolsas de colostomia grudada na barriga (é um bolsa por onde as fezes irão sair) por pelo menos 40 dias.
Moral da história: Está sentindo dores? Não se auto medique, vá ao hospital e procure um profissional que possa te ajudar! É melhor perder um dia inteiro num hospital do que remediar e acabar perdendo a vida por preguiça de ir ao hospital ou até mesmo carregar uma deficiência pro resto da vida -
o corpo humano realmente e muito interessante.