Minha análise da situação atual do jogo

[FONT=Comic Sans MS, cursive]I-Introdução [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Bom acho que não é segredo pra ninguém de que o jogo está indo mal, os servidores estão cada vez mais vazios e a equipe por trás do jogo, tanto da Z8 quanto da Smilegate deixaram bastante a desejar nesses dois últimos meses. O meu objetivo com esse post é tentar analisar o que está acontecendo com o jogo e o porque desse aparente desleixo da equipe de desenvolvedores.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Pode parecer até piada o que eu vou dizer agora mais o jogo é bom e tem muito potencial, e é bem surpreendente que ele esteja numa situação assim. O Crossfire é um FPS, mas não é um FPS qualquer, como um Call of Duty ou um Battlefield da vida; a movimentação mais lenta, uma maior nuncia nas mecânicas de tiro e o design dos mapas fazem do CF um FPS Tático fortemente inspirado no pioneiro do gênero, o Counter-Strike.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]E o potencial do jogo advém desse fato, os únicos concorrentes do gigante Counter-Strike no mercado de FPS táticos hoje é o Crossfire e o Rainbow Six. Existe uma demanda forte de jogos desse gênero, tanto que a RIOT está desenvolvendo um FPS Tático que vai ser lançado em breve.[/FONT]

“[FONT=Comic Sans MS, cursive]Porque não capitalizam em cima disso então?” deve ser o que se passa na sua cabeça neste momento, [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]a razão que eu encontrei para isso é que o CF não é um jogo muito atrativo pros amantes do gênero e a razão p[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]ra[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] isso é que pra [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]manter um FPS Tático divertido e competitivo em todos os níveis de jogo, [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]é necessário que esses jogos estejam em constante mudança a fim de refinar cada vez mais as mecânicas, mapas e o balanceamento[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] com base no feedback dos jogadores e na visão dos desenvolvedores[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]. [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]É só olhar pra atualizações do CS, R6 ou qualquer outro jogo competitivo no mercado hoje. [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]O CF [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]não [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]foi feito [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]e nem é atualizado [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]com essa maleabilidade em ment[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]e, é só perceber que os mesmos mapas jogados no Mundial de CF no ano passado, estão do mesmo jeito desde que o jogo foi lançado na China[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive], ou que os nerf/buffs de armas são feitos as escondidas e que em nenhum momento o feedback da comunidade foi pedido quanto ao balanceamento de armas e mapas.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]O que agrava o que foi citado anteriormente é essa relação que a SmileGate tem com as publishers que gerenciam o jogo em regiões fora da China, eu vou expandir mais esse assunto mais abaixo, então por enquanto só tenham em mente que essa relação de desenvolvedora e publisher só enrijece ainda mais o jogo.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Outro ponto que vale citar é que a comunidade do CF é muito casual, vc pode observar isso nas discussões que abordam balanceamento aqui mesmo no fórum, nos [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]“deuses da acesso” que só falam de tático, X5, Scrim e todos esses mimimis, mas não aceitam morrer por trás ou qualquer tipo de estratégia que não envolva segurar W e resolver os problemas apenas na base da bala. Veja bem, não existe nenhum problema em ser um player casual, a questão aqui é que os players mais casuais não ligam pra esses detalhes que eu levantei mais acima, e só ligam pras coisas mais superficiais, como por exemplo os gráficos do jogo, a presença de um modo Battle Royale, o [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]quingentésimo septuagésimo sexto reskin [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]genérico da m4a1-s[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] ou o *insira aqui o nome do modo novo que não vai ser mais jogado daqui a uma semana*. Ou seja se estressam com paradas sem sentido[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] e dão pouca atenção [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]as mecânicas.[/FONT]

Comentários

• [FONT=Comic Sans MS, cursive]II– Smilegate, Z8 games e você[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Irei assumir que aqueles que vão ler daqui pra frente saibam as funções de um MOD, de um GM e que a Z8 não desenvolve o jogo e todo aquele blábláblá de sempre, então não vou me preocupar em explicar esses detalhes.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Um [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]tema muito comum [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]aqui[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] vai ser a falta de comunicação, os GMs tem um nível quase inexistente de interação com a comunidade, então eu vou ter que tentar analisar [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]essa relação entre a Z8 e Smilegate pelo pouco que eles falam[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] e [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]pelo conteúdo das atualizações tanto do CF BR e do CF West[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive], o que é basicamente tirar leite de pedra, felizmente os MODs que tem contato com os GMs e meio que agem como "avatares" deles aqui no fórum tem muito mais a relatar.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]E[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]u não consegui achar o nome pra esse modelo [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]especifico [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]de negócio, em que uma desenvolvedora, [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]que tem um jogo online, [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]permite que uma [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]empresa publique esse mesmo jogo em outras regiões do mundo assim como acontece com o CF ou os jogos da LUG, por isso por motivos de simplificação [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]vou chamar esse modelo de "modelo F2P asiático"[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] ou M.F.A pra encurtar[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive], pelo fato de que a maioria desses jogos é F2P e são de desenvolvedoras asiáticas.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]U[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]ma coisa interessante do M.F.A é que ele na maioria das vezes não dá certo, [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]vários jogos muito bons acabaram justamente pela[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive], é só vc olhar a histórias de jogos como o The Duel, Grand Chase ou qualquer jogo que tenha envolvimento com a Aeria Games e o toque de Midas reverso dela.[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] Os pucos jogos desse formato que dão certo hoje são alguns jogos de celular como por exemplo Honkai 3rd impact e Gacha Life, mas esses jogos são diferentes pq eles são jogos gacha.... é uma discussão um pouco longa mas esses jogos gacha representam tudo de errado hoje no mundo dos jogos.[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]Enfim voltando pro assunto CF, como o M.F.A prejudica CF no Brasil[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]?[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] [/FONT]
    • [FONT=Comic Sans MS, cursive]O primeiro problema é a localização do jogo, não a localização física do jogo, e sim o ato de não só traduzi[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]r[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] mas de [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]alterá-lo[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] para que ele fique [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]“adequado” para um demográfico de outro país, a responsável por entender as demandas e gostos do mercado brasileiro e fazer essa localização é a Smilegate, pelo menos de acordo com as respostas das perguntas 4,7,8 e 10 desse tópico aqui (http://br.forum.z8games.com/forum/crossfire/quartel/923443-perguntas-respostas)[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]. É interessante notar que alguns dos critérios que a Smilegate usou foi o que deu e o não deu certo em outras versões do jogo e algumas estatísticas, nenhum exemplo foi dado é claro, e também não houve nenhuma explicação sobre essas tais "estatísticas".[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Essa discussão [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]de localização [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]não é nova, é só lembrar daquelas versões localizadas de animes, em que os personagens na versão original fumavam cigarro, mas na versão localizada eles [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]“fumavam”[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] um pirulito (One Piece), personagens eram mandados pra outra dimensão [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]em vez de[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] morrer ([/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]Reino das Sombras no Yu-gi-oh)…etc. Eu particularmente não vejo o ponto disso principalmente pro CF, um dos principais pontos do CF é que ele é um FPS bem asiático, com design chamativo pras armas e personagens e uma filosofia de game design diferente do que estamos acostumados aqui no oeste, mas ao invés de focar nesses aspectos eles tentam ''americanizar" o jogo. E isso me leva ao segundo problema....[/FONT]
    • …[FONT=Comic Sans MS, cursive]todas as versões do CF são downgrades do CF China, sinceramente se a linguá e o ping não fossem barreiras, todo mundo ia jogar o CF China, 95% do conteúdo aparece lá primeiro, eles tem mais jogadores, mais campeonatos, enfim é melhor em todos os aspectos[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive].[/FONT]
    • [FONT=Comic Sans MS, cursive]O terceiro problema é que o m.f.a torna impossível a comunicação entre jogador e desenvolvedor, nós não sabemos pra qual direção a Smilegate quer levar o Crossfire e duvido que a Smilegate saiba as demandas da playerbase brasileira. Um exemplo é o processo exaustivo que uma sugestão/dúvida tem que passar pra ser respondida/aprovada, pra quem não sabe é uma versão de muito mal gosto da brincadeira de telefone sem fio, [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]que acontece da seguinte forma Zé bundinha(Você) -> MOD -> GM (Ou equipe da Z8[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] ?[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive])[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]-> Equipe da Smilegate. Um detalhe importante é o que acontece entre os MODs e a Smilegate. Não se sabe ao certo se essa equipe, [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]é [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]a equipe de GM's, equipe de trabalhadores da Z8, ou a equipe de suporte, isso é importante de se notar p[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]or[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]q[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]ue[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] até a alguns anos atrás com a exceção do suporte técnico, sempre deu a entender de que os[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]GM's trabalhavam sozinhos, mas recentemente começaram a surgir menções a essa equipe.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]O[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] m.f.a é o principal obstáculo que o CF BR tem no momento, mas ele não é o único culpado aqui, nesses [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]últimos[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] dois meses a comunidade começou a perceber alguns comportamentos estranhos por parte da Z8 Games[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive], e agora eu falo tanto da Z8 como um todo, tanto da parte que cuida do West e da parte que cuida do BR,[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Esses eventos sozinhos não seriam tão ruins, mas todos juntos e no mesmo mês[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]?[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] Isso me cheira muito a abandono e incompetência, principalmente porque os GM's não [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]dão nenhuma satisfação pra comunidade sobre o que acontece no jogo[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive], olha eu sei que os MOD estão aqui pra gerenciar a comunidade [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]mas na situação em que estamos, nós players queremos satisfações de quem gerencia e trabalha com o jogo e eu acho que todo mundo aqui já perdeu a paciência com esse jogo de telefone sem fio. [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Muito tempo e esforço poderia ser poupado se os GMs simplesmente jogassem o jogo que eles cuidam, em 6 meses de jogo, eu só vi o GM Vader online, e foi só no Lobby. Em uma das transmissões da CFEL um GM[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive], [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]não lembro qual foi, participou como comentarista, e ao vivo ele confessou que não joga o jogo por não ter tempo[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive], em um tópico criado aqui no fórum recentemente perguntando pq os GMs não eram mais presentes no jogo a mesma desculpa foi dada[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]..... ora, é claro que os GMs não falam nada sobre as pendências do jogo, como tu vai saber os problemas de um jogo que você não joga[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]?[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] Se o jogo estivesse bem das pernas, att bonitinha todo mês, bugs sendo corrigidos, e tudo que fora corrigido sendo entregado eu até [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]entenderia essa falta de tempo, mas nas circunstâncias atuais[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]?[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]! Eu sinceramente eu não engulo essa de que os GMs são muito atarefados, pela navalha de Occam eu só consigo imaginar dois cenários, a Smilegate largando o CF BR de vez ou algo muito errado acontecendo dentro da Z8[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive].[/FONT]
  • [FONT=Comic Sans MS, cursive]III–Comunidade: Mensagem aos MODS e aonde podemos melhorar?[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Como o título dessa parte indica essa é a parte em que nós falaremos sobre os MODs, sim vai sobrar até pra eles, o problema é bem simples ... e pode ser resumido neste tópico (https://br.forum.z8games.com/forum/crossfire/quartel/1260564-pra-que-remover-sistema-de-leilão). Indiretas, tretinhas desnecessárias, falta de sensibilidade....etc só faltou xingamento de mãe e MOD chamando os caras pra X1 valendo conta. [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Isso só gera discórdia desnecessária na comunidade, tanto que já dá pra perceber um ressentimento contra os MODs crescendo na comunidade.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Obviamente tanto no post que eu acabei de citar e nos que eu vou citar a seguir nenhuma regra foi violada, no entanto é razoável esperar um decoro maior de players que carregam o status, e partilham dos benefícios e das responsabilidades de ser um MOD, afinal eles devem ser os exemplos que a comunidade deveria seguir.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Ser MOD não é fácil nós sabemos disso, principalmente quando o jogo tá numa situação ruim, os players ficam frustrados e consequentemente tóxicos e os MODs são obrigados a lidar com isso diariamente, mas é importante lembrar que por mais agressivo que os players pareçam é importante lembrar que a agressividade deles está direcionada a situação que os está incomodando e não aos MODs.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Leia a reposta que o MOD MCComb deu nesse tópico aqui, vou dar Ctrl C +Ctrl V na parte que interessa aqui no post, mas proverei o link pra vc terem um pouco mais de contexto (https://br.forum.z8games.com/forum/crossfire/quartel/1258884-rankd-lotadas-de-hacks-o-que-ta-havendo)[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]PS: Não sei quando isso aconteceu, mais o MCComb não é mais MOD, isso não importa muito porque na época desse tópico ele ainda contava como um, é só observar que as quotes referenciando ele ainda tem a tag de MOD.[/FONT]

[FONT=Calibri, sans-serif]"Joguei 19 partidas de mestre 3 até lenda 1, não encontrei um hacker sequer. Muito estranho!
    Reportou os “hackers” que você encontrou? Não adianta reclamar se você não fizer a sua parte.
    [/FONT]

[FONT=Calibri, sans-serif]Postado Originalmente por [/FONT][FONT=Calibri, sans-serif]Kiteroid[/FONT][FONT=Calibri, sans-serif][/FONT][FONT=Calibri, sans-serif]Ver Postagem[/FONT]

[FONT=Calibri, sans-serif]Voce esta jogando ? KKKKK parece que voce nao joga há uns 4 anos....

quem dera se fossem só elo baixo xiter, QUEM DERA... como os outros citaram, a maioria nao é elo baixo...

e sobre o sistema de denuncia in game, do que adianta ter + denuncias sendo que nao tem gente o suficiente pra analisar ? alias todo mundo sabe que enquanto a Z8 finge que busca uma solução para os hacker, a gente daqui encontra motivos pra nao largar esse jogo que passou de Otimo para pessimo.
    [/FONT]

[FONT=Calibri, sans-serif]Do bronze ao diamante é elo baixo. Mestre não fica muito longe também.
    Tem gente suficiente para analisar, sim! Os hackers são quase sempre os mesmos, o problema é que ninguém reporta e quer um ban milagroso.
    [/FONT][FONT=Calibri, sans-serif] [/FONT][FONT=Calibri, sans-serif]"[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]O[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] tópico era de um player reclamando sobre os hackers nas partidas rankeadas, e a resposta foi dada em um tom passivo agressivo, se um jogador vem até o fórum[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] reclamar da experiência dele com o jogo, não se deve insinuar de que ele esteja inventando coisas, principalmente quando a quando a refutação se resume a um “Eu não vi o problema, logo ele não existe”, além de tudo ainda deu uma indireta acusando o player de não reportar os hackers que ele jogou contra…, sinceramente, eu não tenho mas nada a falar sobre isso, além de [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]reafirmar[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] a minha decepção.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]O[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] motivo pelo qual eu esc[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]olhi esse post em específico foi porque ele é uma compilação dos comportamentos problemáticos mais comuns entre os MODs[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Agora leia este outro tópico aqui [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]e preste atenção na resposta do MOD Billy (https://br.forum.z8games.com/forum/crossfire/quartel/1262448-pra-que-deixar-o-jogo-chegar-a-esse-ponto)[/FONT]

[FONT=Calibri, sans-serif]"Olá jogador,

Como supervisor da suprema corte tenho que contestar sua citação em relação aos Hackers. A suprema sempre esteve à disposição dos jogadores para que os mesmos reportem os infratores com mais rapidez. Uma vez que, você pode entrar em nosso discord oficial e enviar seu replay para qualquer jurado. Além disso, temos colocado muito esforço em função de fazer a limpa nos famosos "legits'' das partidas ranqueadas.

Sobre a situação do jogo, este mês de fato não tivemos atualização e muitos jogadores ficaram tristes, assim como eu. Mas, acredito que em fevereiro, mês de aniversário, receberemos um conteúdo bem legal.

Ressalto, não deixe de reportar!
    "[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Observe que assim como o MC Comb, o Billy tbm está discordando do individuo que criou o tópico, porém Billy faz isso, sem apelar pra indiretas ou acusações infundadas, muito pelo contrário, a resposta dele é educada, fornece uma informação útil e ele não faz a egípcia pros problemas do jogo. [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]É essa atitude que nós jogadores devemos exigir dos mods, fica aqui os meus parabéns pra MOD Billy, não só por esse, mas por inúmeros outros posts que ele faz que estão no mesmo nível desse aí, é só dar uma olhada no perfil do fórum dele.[/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive][FONT=Comic Sans MS, cursive]A[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]gora que a mensagem pros MODs já foi dada, agora é a hora de falar sobre os jogadores… então como eu já falei no início do tópico o Crossfire está numa situação delicada, isso não é segredo pra ninguém, e cabe a nós como jogadores que gostam do jogo tentar fazer algo pra reverter esse quadro, como eu disse antes o CF tem potencial, embora ele esteja um pouco escondido.[/FONT][/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive][FONT=Comic Sans MS, cursive]Sabe qual é a primeira coisa que podemos fazer pra melhorar o jogo[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]?[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] Não ser parte do problema, eu sei que isso pode parecer papinho babaca, ou lição de moral de desenho do discovery kids; e até é levando em conta as circunstâncias; mas nós devemos ser a mudança que queremos no Crossfire.[/FONT][/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive][FONT=Comic Sans MS, cursive]Um exemplo é a toxicidade, [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]todo mundo tilta de vez em quando, mas isso não é desculpa pra ser racista/machista nas partidas, ou em qualquer outro lugar, se você acha que jogador X tá xitado, denuncia o cara, em menos de 5 cliques você faz isso e depois peça pro seu time fazer o mesmo no F3. Pronto acabou o problema, ficar xingando o cara no F2 só vai atrapalhar porque o desafeto vai saber que estão suspeitando dele e vai disfarçar ainda mais, ou pior o cara que você tá acusando e xingando no F2 é inocente....[/FONT][/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive][FONT=Comic Sans MS, cursive]J[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]á entrando no assunto de hackers e trapaças, acho que é de praxe falar que usar [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]hack, macro e até o seu scriptizinho maroto pro auto-on; que eu to ligado que vc tem;[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] é coisa de babaca[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] eu sinceramente não vejo a graça em usar essas trapaças, mas enfim tem maluco pra tudo nesse mundo.[/FONT][/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive][FONT=Comic Sans MS, cursive]Outra coisa que eu percebo que os jogadores estão deixando a desejar é na hora de reclamar, e não é no tom na reclamação[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]; por que eu acho que essas reclamações têm que ser enérgicas mesmo;[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] e sim [/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]o[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] conteúdo,[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] a gente sabe que o jogo tá ruim, mas o que você acha que tem que ser feito pra melhorar o jogo[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive]?[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive] Tem muita gente não só aqui no fórum, mas no jogo também cuja a “critica” se resume à “o JoGo Tá UmA bOsTa, DeSlIgA oS sErVeRs”, isso não ajuda em nada, na verdade só atrapalha.[/FONT][/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive][FONT=Comic Sans MS, cursive]Pra concluir esse tópico eu quero afirmar que se todo mundo colaborar eu tenho certeza de que o CF pode voltar aos dias de glória, mas pra que a gente chegue lá vai ser necessário muito trabalho e dedicação. Nós podemos ter uma playerbase pequena, mas ela é fiel e apaixonada pelo jogo. Não acho que o jogo vai acabar tão cedo, ou que a gente vá migrar pro CF West[/FONT][FONT=Comic Sans MS, cursive], até porque o jogo tem algumas dúzias de baleias dispostas a gastar em todas as caixas que entram no jogo pra colecionar CP e pegar todas as VIPS na Pré-venda então não é como se o jogo fosse falir tão cedo.[/FONT][/FONT]
  • Olha, Leaf, parabéns por ter se dado ao tempo de escrever esse tópico, porque assim como você eu estou com essa frustração imensa, e que me daria forças pra criar um tópico assim, ou até maior.
    Você citou quase tudo do que eu penso, e dessas coisas a comunidade e a Equipe Z8 são os que mais me deixam chateados. Os jogadores do CrossFire são bem arrogantes mesmo, dada a situação atual do jogo eu não tiro a razão (mesmo não gostando de ver xingamentos), mas é o que há e que nos restou, pois a comunidade só tem caído e o que se tem restado é apenas esse escárnio que cada vez mais aumenta.

Eu me afastei do jogo recentemente, após ter recebido um banimento de 30 dias que fez-me afastar do jogo mais ainda (coisa que já estava acontecendo naturalmente) e então, desisti completamente, após ver o anúncio do sistema de Leilão estar sendo removido.

O abuso do sistema do Leilão tem relação à atualização "Leilão 2.0" que simplesmente removeu o preço médio diário de cada item, deixando assim um preço mínimo e máximo absurdo, que fez com que os jogadores acabassem abusando e passando ZP para suas contas principais, o que NÃO ACONTECERIA caso REVERTESSEM ou NÃO TIVESSEM feito essa mudança antes, pois a culpa do sistema de Leilão estar morto não é da comunidade, e sim da própria Smilegate que não manda conteúdo para nossa versão e essa maldita atualização que simplesmente acabou com o sistema.

Não vou me alongar mais, pois já dei minha opinião sobre isso e moderador aí achou ruim, inclusive fui diretamente ao Vader pra conversar sobre isso, pois fiquei completamente indignado com a remoção do sistema.

Mais uma vez, parabéns pelo tópico e obrigado por ele, é muito mais que necessário, quem sabe assim tenham o mínimo senso do que está acontecendo e que talvez possam melhorar caso queiram, principalmente a equipe de Moderação e Suprema Corte, que tem cada membro que só Deus na causa.
  • Obrigado por demonstrar seu ponto de vista com tantos detalhes, mas primeiramente devo lhe dizer que está errado em expor dessa forma os Moderadores, pois isso além de violar uma de nossas regras (• Não crie tópicos sobre a conduta de um moderador. Informe a nossa equipe de GMs usando mensagens privadas ou em nossa página de suporte.), acaba criando um ambiente desnecessário e quem sai mal vistos somos nós, mas entendo seu ponto de vista sobre.
    Historicamente a interação entre os GM's aqui sempre foi boa, fórum, ts e agora discord, mas como sabem a equipe diminuiu e os trabalhos aumentaram, por isso tem que haver uma compreensão por parte da comunidade nesse aspecto, eu acompanho pouco o discord mas já vi algumas vezes os GM's interagindo com os players.
    A atualização foi adiada por alguns fatores, mas espere que ela virá. Em breve terá a resposta que quer, mas por enquanto você terá que esperar as coisas acontecerem, irá dar tudo certo, relaxe.
    Como já dito em outro tópico, esse ano promete muitas mudanças, mas como toda empresa, ela está visando o que o mercado pede e é isso que tem que acontecer, mas como jogador eu gosto bastante desse modelo ultrapassado de jogabilidade, apesar de ter um pc até melhorzinho.
  • [FONT=lucida sans unicode, lucida grande, sans-serif]Gostei de ver os seus pontos de vista de forma bem clara e objetiva. A gente sabe que a comunicação entre a empresa em alguns casos é falha, mas há informações que infelizmente não é possível ser repassadas e a Z8games fica a mercê do silêncio.[/FONT]
    [FONT=lucida sans unicode, lucida grande, sans-serif]Eu como Supervisor do Moderadores do CrossFire Brasil me atentei bastante nas críticas aos Moderadores. Sei que as vezes todos nós possamos parecer um pouco rudes, mas é a resposta que temos no momento. Se dizemos que realmente não temos informações e mesmo se tivermos não podemos falar, não é ser rude. Sei que não foi o caso que você citou, mas infelizmente alguns usuários podem passar do limite e acabar recebendo uma mensagem não muito agradável, mas jamais o sentido é ofender ou menosprezar ninguém. Como você mesmo cita, temos recursos limitados, somos humanos e ainda vivemos sob "ataque" sendo culpados da atual situação. É complicado mas policio os Moderadores quanto a isso e quando é para dar uma resposta mais firme, normalmente sou que vou comentar.[/FONT]
    [FONT=lucida sans unicode, lucida grande, sans-serif]Antes de você criar o tópico, a alguns dias, fiz uma crítica aos GMs sobre essa relação de afastamento. E como o [/FONT][USER="2896428"][MOD]Brolio[/USER][FONT=lucida sans unicode, lucida grande, sans-serif] explicou, nossa equipe diminuiu drasticamente e agora está muito atarefada com os Tickets, Reportes de Hack, correndo atrás de conteúdo para FEVEREIRO, testando a página de Perfil e sistema de Méritos e testante o sistema de reporte no jogo. Foi nesse assunto que tivemos, que surgiu a ideia de criar uma maneira de diminuir essa distância: [/FONT]Comunidade!
    [FONT=lucida sans unicode, lucida grande, sans-serif]É singelo mas é o que temos no momento, se tratando de Sugestões para os eventos.
    Vou te explicar 2 pontos:
    1° Quando falamos de EQUIPE, nós referimos a equipe de GM, Developers, Designers e demais membros que trabalham na Smilegate West. No mesmo prédio temos a equipe de GMs Brasileira e a equipe que cuida do CF West, além dos Developers, Designers... Por isso muitas coisas vem "iguais", é a mesma equipe que confecciona/cria.
    2° Já explicado acima, por ser distribuído pela mesma empresa, muitas coisas são criadas aqui e portadas para o CF West e vice versa. Não existe necessidade de criar 2 páginas diferentes, uma vez que isso sobrecarregaria os funcionários.[/FONT]

[FONT=lucida sans unicode, lucida grande, sans-serif]Agora uma questão que nunca foi dita, serve também para responder uma indignação da comunidade e do [/FONT][USER="13058147"]MTVSeriesON[/USER][FONT=lucida sans unicode, lucida grande, sans-serif] ​​​​​​. O Sistema de Leilão, antes da ATT que instalou um limite para vendas, era "terra de ninguém". Eu falo do famoso FARMAR ZP, mas ele era feito com compras em Cartões clonados, assim os usuários não arcavam com os custos e recebia o ZP. Foi aí que a ideia de preço mínimo foi sugerida e colocada pela Smilegate.[/FONT]

Enfim, é muito importante criticar, mas o mais importante é saber entender que estamos para ajudar. Eu falo que em breve teremos novidades, quando eu falo isso é dentro de dias... podem confiar. A ATT de Fevereiro está por vir e essa pausa de alguns dias foi necessária.
  • Primeiramente gostaria de agradecer tanto a [USER="2896428"][MOD]Brolio[/USER] , quanto ao [USER="797163"][MOD]Martins[/USER] pelos esclarecimentos e pela conversa franca.

[QUOTE=[MOD]Brolio;n1262726]Obrigado por demonstrar seu ponto de vista com tantos detalhes, mas primeiramente devo lhe dizer que está errado em expor dessa forma os Moderadores, pois isso além de violar uma de nossas regras (• Não crie tópicos sobre a conduta de um moderador. Informe a nossa equipe de GMs usando mensagens privadas ou em nossa página de suporte.), acaba criando um ambiente desnecessário e quem sai mal vistos somos nós, mas entendo seu ponto de vista sobre.
    [/QUOTE]

Nunca foi a minha intenção fazer com que vocês ficassem mal vistos ou algo do tipo; quanto a violação da regra, eu estava ciente de que havia uma regra sobre o assunto, mas eu achava que eu não estaria quebrando ela porquê nenhum dos posts que eu citei transgrediu alguma regra e também porque o tópico não focava somente neles. De qualquer forma reconheço o meu erro e caso ache necessário irei remover as partes "problemáticas" do tópico.
  • Quanto a parte em que me cita, a pergunta foi feita pois é algo comum os jogadores reclamarem sem ao menos fazer o mínimo, que é reportar os hackers.
    Já aconteceu de eu repassar o nick de um hacker descarado ao GM's e ter UMA denúncia contra ele, sendo que ele já tinha cerca de 120 partidas ranqueadas jogadas, fora as outras centenas que ele jogou até upar 2º tenente. Eu disse UMA denúncia. Os jogadores tem uma mania muito feia de acreditar que outras pessoas já reportaram, aí pensam que não será necessário reportá-lo, pois outros já fizeram. Talvez isso mude agora com o sistema de report in-game.
    A pergunta pode parecer algo bobo pra você, mas se perguntei foi porque tinha motivos para isso.
    E outra, as respostas foram dadas ao ser mais tóxico que já habitou neste fórum, tanto que ele foi banido. Não dá pra ficar sendo carinhoso com quem só vinha menosprezar o trabalho que fazíamos.

Deixando aqui a resposta de um player direcionada a mim:
    Diz isso como se fosse adiantar em algo, "não pode esquecer de fazer a sua parte como jogador honesto e reportar."
    Aos que faziam isso, já viram que é perca de tempo.. Porque de nada adianta, você reporta um jogador, mas depois já cai com outro e assim vai.
    Ou seja, você acha que os jogadores que tem a responsabilidade de passar maior parte do tempo reportando os hackers?

Se for assim, do jeito que o CFAL está, passaremos a maior parte reportando jogador do que realmente jogando o game.
    O certo seria investir em um ANTI-CHEATER de qualidade pra fazer esse trabalho.

Não preciso falar mais nada. Ou preciso?

Do mesmo jeito que alguns reclamam dos moderadores, muitos gostam deles e agradecem pelo que fazem. Muitos me agradecem até hoje pelas dúvidas que tirei, pelo suporte que dei... tenho certeza que fiz um bom trabalho enquanto estava na equipe, mesmo sendo um pouco intenso algumas vezes.

Post no último FDS com os MODs que participei:
    conseguir jogar uma sala com o mod comb... Valeu brother, vc foi 10! Respondeu as duvidas do pessoal! Por mais mods assim!

Enfim, acho que agora consegui acrescentar um outro ponto de vista à história.
  • É muito bom poder ver um tópico onde os argumentos são expostos de uma forma clara.
    A equipe sempre trabalha para melhorar o jogo, trazer conteúdo, eventos, etc. A GM Ariel falou aqui no fórum o porque do atraso de certos conteúdos, isso foi porque estão trabalhando na manutenção do jogo (perfil, sistema de méritos, sistema de denuncia, etc), não é descaso com o jogo ou porque ele está falindo.
    É importante que você veja todos os lados antes de falar dos moderadores, se você ficar aqui no fórum você vai entender, a maioria dos jogadores que frequentam o fórum só reclamam (não to falando que estão errados), mas eles são pessimistas, alienados e só acreditam em uma verdade, que o jogo está largado.
    Quando você chega a ver um moderador dando uma "má" resposta (ou sendo meio rude) é porque aquela pessoa já passou do ponto a muito tempo (o indivíduo que você citou foi até banido aqui), sempre tentamos dar a melhor resposta, a melhor explicação e ainda são sarcásticos e sem educação, moderador não é robô, temos dias ruins também e esse tipo de jogador ainda traz mais energia negativa, bem difícil as vezes, sempre tento lidar da melhor forma.
    Também sempre estamos repassando sugestões dadas por vocês aqui no fórum, organizamos eventos para que possam se divertir um pouco (FDS com MODS e Caça Palavras), repassamos problemas, tentamos ajudar e são poucos os que dão valor a isso.