O mundo da inveja

Olá humanos, estava pensando aqui porquê e como surgiu a inveja, e oque ele impacta em nosso mundo. A inveja se baseia em desejode possuir um bem ou algo quem uma pessoa alcança. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.

A inveja é o desejo constante que algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas da vida alheia, é desejar o que o outro possui ou realiza.
Creio que o mundo com menos inveja, menos arrogância seria um lugar um pouco melhor de se viver. Como vocês acham que o mundo se tornaria sem a inveja?

Comentários

  • Aqui no Brasil se confunde inveja com o gostar daquilo e adquirir um, por exemplo, vou na sua casa e vejo um vídeo game porque sempre tive computador nunca fui de ir a fliperamas ou jogar vídeo games e aí na semana segunte compro um dispositivo igual ao seu (isso não deve ser considerado inveja pois além de ter gostado do console, no mundo tem tantas opções de vídeo games que podem ser contados nos dedos);

    O que considero inveja é o ato de você nem conversar ou conhecer alguém e ele sempre aparecer com calçados, roupas, mochilas iguais aos seus objetos... tem amigos que parecem invejosos, mas no meu modo de ver isso é como irmãos que sempre querem os mesmos tipos de presente.:D
  • O mundo seria bem menos violento se não existisse a inveja.
    As pessoas tinham que ficar feliz de ver o próximo conquistando as coisas, vencendo na vida. Usar isso de exemplo e conseguir suas coisas também, mas a realidade é bem diferente.
    E geralmente os invejosos só analisam o bem material, não param pra pensar quanto tempo a pessoa trabalhou,estudou pra conquistar aquilo.
  • Fala jovem como vai?
    Brother, o que eu mais detesto é a inveja e ganancia, o brasil é top 1 quando o assunto é inveja e ambição, infelizmente as coisas não são como deveriam ser, vivemos em um pais chamado corrupção, e querendo o não herdamos isso, já é praticamente uma (cultura brasileira), isso é um assunto que da muito pano pra manga, é aquilo, quem nunca sentiu uma inveja? ****
  • oqqfoioqqha escreveu: »
    Aqui no Brasil se confunde inveja com o gostar daquilo e adquirir um, por exemplo, vou na sua casa e vejo um vídeo game porque sempre tive computador nunca fui de ir a fliperamas ou jogar vídeo games e aí na semana segunte compro um dispositivo igual ao seu (isso não deve ser considerado inveja pois além de ter gostado do console, no mundo tem tantas opções de vídeo games que podem ser contados nos dedos);

    O que considero inveja é o ato de você nem conversar ou conhecer alguém e ele sempre aparecer com calçados, roupas, mochilas iguais aos seus objetos... tem amigos que parecem invejosos, mas no meu modo de ver isso é como irmãos que sempre querem os mesmos tipos de presente.:D

    Ai concordo com você.
  • Enquanto tiver diferença de classe vai ter inveja, enquanto tiver diferença de determinação vai ter inveja, não importa o quanto vc trabalhe pra conquistar as coisas, sempre vai ter pessoas invejosas torcendo para o seu mal
  • A inveja vem do poder, sem a necessidade de ter o poder não teria a inveja, o homem sempre irá querer ser superior ao outro.
    Nada disso existiria se não tivéssemos a sapiência do bem e mal, mas não quero entrar no campo religioso aqui no fórum.
  • iZombie_ escreveu: »
    [...] Como vocês acham que o mundo se tornaria sem a inveja?

    [FONT=Verdana, Geneva, sans-serif]Imagino que seria um lugar um pouco mais agradável para se viver.[/FONT]
    oqqfoioqqha escreveu: »
    Aqui no Brasil se confunde inveja com o gostar daquilo e adquirir um, por exemplo, vou na sua casa e vejo um vídeo game porque sempre tive computador nunca fui de ir a fliperamas ou jogar vídeo games e aí na semana segunte compro um dispositivo igual ao seu [...]

    Bem lembrado. Nem sempre se trata de inveja.
    ANT1QUEDA escreveu: »
    [...] e querendo o não herdamos isso, já é praticamente uma (cultura brasileira), isso é um assunto que da muito pano pra manga, é aquilo, quem nunca sentiu uma inveja? ****

    Será que a inveja está impregnada na cultura brasileira? É possível, mas penso que não podemos generalizar.
    Concordo, todavia, com o questionamento final.

    [QUOTE=[MOD]Brolio;n1297279]A inveja vem do poder, sem a necessidade de ter o poder não teria a inveja, o homem sempre irá querer ser superior ao outro.
    [...][/QUOTE]

    "Sempre" é uma palavra muito forte, indica que não tem outra alternativa. Mas concordo com o que foi dito sobre o poder.

    Tem uma frase atribuída ao educador Paulo Freire (desconheço a fonte) que eu gosto bastante:
    Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.
  • Seria um mundo bem melhor, as pessoas querem te ver bem, mas nunca melhor que ela.
  • Sem duvidas o mundo seria melhor se não tivesse inveja, tem gente que tem inveja até em jogo
  • [QUOTE=[MOD]Crowley;n1297304]


    Será que a inveja está impregnada na cultura brasileira? É possível, mas penso que não podemos generalizar.
    Concordo, todavia, com o questionamento final.


    [/QUOTE]

    [USER="3880156"][MOD]Crowley[/USER] Veja que coloquei cultura entre aspas, jamais iria generalizar, mas te pergunto, se você virasse o presidente do brasil você roubaria? a resposta mais certa seria que sim!, o sistema te obriga a roubar, é aquele ditado, "ou você ta com nós ou você ta contra nós", é uma pena, mas é a dura realidade, quem cair pra presidente do brasil vai roubar a nação,e tudo isso tem haver com poder ambição e inveja.
  • ANT1QUEDA escreveu: »

    [USER="3880156"][MOD]Crowley[/USER] Veja que coloquei cultura entre aspas, jamais iria generalizar, mas te pergunto, se você virasse o presidente do brasil você roubaria? a resposta mais certa seria que sim!, o sistema te obriga a roubar, é aquele ditado, "ou você ta com nós ou você ta contra nós", é uma pena, mas é a dura realidade, quem cair pra presidente do brasil vai roubar a nação,e tudo isso tem haver com poder ambição e inveja.

    Vou responder sem me alongar muito, até porque esse assunto pode nos levar a discutir sobre política (e sabemos que esse tipo de discussão não é permitida aqui no fórum).
    Bom, eu dificilmente me disporia a ocupar um cargo desses, dado o que foi bem lembrado sobre o "sistema". Em todo caso, acredito que não roubaria, pois tenho convicção do que é correto e dificilmente (digo dificilmente porque o futuro é incerto) eu tomaria atitudes controversas.
  • Concordo, mas também tem algo que é pior que a inveja, a mentira. Muitos pelo mundo espalham mentiras diversas, fingem ter bens, a fim de obter alguma relação com outras pessoas. Também tem aqueles que acham que as pessoas invejam ela, mas na verdade, não tem o que se invejar. Tem também aqueles que são covardes e não tem coragem de dizer as coisas pras pessoas frente a frente, creio que o mundo seria muito melhor sem esse tipo de gente.
  • Concordo, principalmente quando existe inveja das pessoas por terem realmente amizades boas, as pessoas se contentam com amizades falsas e amizades que só buscam falar pelas costas dos outros. O mundo seria melhor sem esse tipo de gente.
  • Inveja da vip nova do amiguinho kkkkkk ,brincadeiras a parte a inveja surge quando vc não busca uma coisa e sim quer destruir algo que outro conquistou
  • Para mim ter inveja não e ruim, ruim e a atitude que você toma sobre essa inveja, Posso ter inveja da vip do meu amigo porem vou batalhar para conseguir dinheiro para comprar. Infelizmente essa palavra e sempre utilizada para forma negativa porque quase todos utilizam ela para o mal, espero que algum dia que as pessoas comecem a refletir oque elas desejam para o próximo querem para elas mesmas.


    OBS: Eu tenho inveja de ser rico mas não e por isso que vou roubar um banco ou assaltar ninguém, atitudes mudam as pessoas e como elas querem alcançar esse objetivo. :D
  • Inveja sempre existira, mas as pessoas nunca enxerga o lado da outra, a luta dela, só vê as conquista e não o que ela passou, muito fácil julgar sendo que não passou nem a metade do que a outra passou
  • [QUOTE=[]Peony;n1297311]Sem duvidas o mundo seria melhor se não tivesse inveja, tem gente que tem inveja até em jogo[/QUOTE]

    Concordo, desse tipo de gente, o mundo já está cheio. E para piorar, eles conseguem ser hipócrita.
  • iZombie_ escreveu: »
    Olá humanos, estava pensando aqui porquê e como surgiu a inveja, e oque ele impacta em nosso mundo. A inveja se baseia em desejode possuir um bem ou algo quem uma pessoa alcança. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.

    A inveja é o desejo constante que algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas da vida alheia, é desejar o que o outro possui ou realiza.
    Creio que o mundo com menos inveja, menos arrogância seria um lugar um pouco melhor de se viver. Como vocês acham que o mundo se tornaria sem a inveja?

    aqui onde eu moro toda vizinhança tem inveja de mim ou da minha mãe eles não aceitam nosso crescimento e trabalham para fazer o mal ja tem um tempo que esses povos trabalha para fazer o mal com provocações tudo que minha mãe faz aqui eles quer fazer la essa gente quase toda tarde gritam do nada kkkkkkkkk eu acho que com esses fatos ja existente o fim está proximo quando chegar o fim eles irão pro inferno junto com o Capeta :)
  • o que é a inveja para mim?
    é o sujeito ver algo e ao invés de juntar uma quantia para ter um igual, vai lá e rouba;
    é ver aquilo dos outros e por não conseguir ter um igual espalhar fofoca maldosa, por exemplo: "fulano tem isso e aquilo não tem nem nota fiscal" (sem nem ter perguntado onde foi que adquiriu para o outro, o invejoso espalha inverdades sobre aquilo que nem conhece)...
  • ANT1QUEDA escreveu: »
    Fala jovem como vai?
    Brother, o que eu mais detesto é a inveja e ganancia, o brasil é top 1 quando o assunto é inveja e ambição, infelizmente as coisas não são como deveriam ser, vivemos em um pais chamado corrupção, e querendo o não herdamos isso, já é praticamente uma (cultura brasileira), isso é um assunto que da muito pano pra manga, é aquilo, quem nunca sentiu uma inveja? ****

    Não que me considere uma exceção a regra, mas tenho praticamente uma obsessão por agir de forma correta em tudo (mesmo no game onde procuro não trapacear de forma alguma). E (Graças A Deus) pensa numa pessoa que adora a felicidade alheia, principalmente dos membros da família e amigos! Pra mim felicidade é isso, mas, claro (daí você está certo) quem não vê um amigo fazer sucesso com as mulheres e não gostaria de estar no lugar dele, por exemplo? Desde que não seja algo obsessivo e descontrolado é até normal e compreensivo.Bom, isso lembra duas "historinhas" muito contada e antes de prosseguir já adianto que não estou discutindo religião, apenas contando algo que acredito que a maioria já ao menos ouviu falar: Um certo anjo de luz que tinha tudo mas cobiçou a adoração dos seres ao seu próprio Criador e por inveja rebelou-se contra Ele; e a outra de um certo filho de Adão que matou o próprio irmão por inveja das ofertas deste que eram mais agradáveis a Deus que as suas.
Esta discussão está fechada.