Fazendo os "pros" pistolarem! Dicas que eles não te contam

Hoje em dia tá difícil - se não meio impossível - de tentar jogar CF. Sim, eu disse que ia parar, mas entro uma vez ou outra pra tirar a febre, sem o mesmo compromisso de antes. Mas não vim pra falar disso. Quero apenas passar umas dicas pro pessoal que joga que quer melhorar ou readaptar o estilo de jogo pra que assim consiga bater de frente com os "melhores" e... apanhar um pouco menos. As dicas podem ou não servir, mas são curiosidades que ao meu ver é interessante compartilhar, pois certamente alguns pros têm conhecimento porém não compartilham com os demais jogadores. Bora lá?

Buffering de disparo: já devem ter visto gente que antes tava com uma sniper na mão, puxando uma Colt e dando um tiro com ela quase que instantaneamente na sua cara, né? Não é timing - com qualquer arma (exceto snipers) é possível segurar o clique para dar um disparo logo após trocar de arma. A sequência é: troque de arma e segure LMB. Ao fim da puxada da arma, ela irá disparar. Especialmente vantajoso com armas de puxada rápida como COP, Colt, boa parte das Vips e variantes, dentre outras. O buffering também funciona para disparar com armas semi-automáticas com o máximo de velocidade que elas permitem (após primeiro disparo, solte o clique e logo em seguida segure novamente o clique até que a arma dispare novamente, e repita o processo).

Quickscope preservando zoom/sem troca de arma: essa não gosto muito, porém é curiosa suficiente para citar. Com snipers mais comuns (M82A1, AWM, Cheytac, etc), que tem 2 níveis de zoom, é possível dar QS com o zoom mais alto caso este seja previamente utilizado após um disparo inicial. Mas com qualquer zoom isso funciona: após o primeiro tiro com scope, manter o LMB pressionado fará com que a arma não volte para o scope até o momento que o clique for solto. Ao soltá-lo, ela entrará no scope novamente, funcionando como uma alternativa ao QS comum, sem precisar usar outros botões para mirar ou trocar de arma. A desvantagem é que o timing de recarga da bala pós-disparo é um pouco mais lento que o método tradicional de QS. Mas vai que ajuda né?

Mais mira e menos gastação de bala: Descarregar chumbo nos inimigos é legal e tal, mas saiba que o jogo não vai contabilizar todos os tiros que forem acertados durante a animação de dano recebido do boneco (ou talvez até por ping/latência, não é o caso aqui). Quando tu acerta um tiro em alguém, este fica imune por cerca de 0,3 segundos até que a animação termine e ele possa receber dano novamente. Otimize a mira, intercale mais os disparos, e terá maior efetividade e rendimento no que se refere a munição e até mesmo mira, que naturalmente ficará mais precisa com o tempo. Esquece dedada de USP - é feio de ver, mesmo que não seja macroso. Admiro mais singles bem dados na cara que click rate extremamente rápido. Eu mesmo era adepto da dedada de USP lá atrás, até que aprendi a otimizar meu estilo pra não ficar sem bala num C1S de pistola da vida em menos de 1 minuto.

Nada aqui é milagroso, porém deve ajudar um ou outro jogador. De quebra você será "elogiado" pelos jogadores profiçionais que vão se sentir bem ameaçados só de verem que o Ace deles está em xeque haha.

Comentários

  • Cf já foi cf hoje tá complicado, tanto fórum tanto o game em si fizeram vários player desanimarem.
  • A dica do Quickscope cai muito bem com aquela nova FR-F2 do MN, a troca dela é bem rápida

  • ótimas dicas. também nao gosto de ver outros jogadores dando dedada de usp, sempre acho que é macro !
  • Joguei o jogo praticamente do início e só fui descobrir esse negócio do zoom em 2017, talvez por ficar mais tempo no modo zumbi e ser péssimo com snipers.
  • BlindDevil
    editado November 2023
    Mais dicas (agradeço aqui um amigo também por ter se juntado a mim nos experimentos após eu "desconfiar" de algumas mecânicas):

    Respawn sequencial: este eu notei jogando Mestre do Arsenal C1S, aí resolvi fazer salas X1 com um amigo pra ter certeza. Também testei em C1S normal, e o mesmo se aplica. Os respawns dos mapas de C1S (exceto Ancoradouro, na verdade não testei o mapa) seguem sempre uma ordem. Exemplo: jogador A morre, respawn no ponto 1. jogador B morre, respawn no ponto 2. jogador A morre de novo, respawn no ponto 3. Resumidamente, digamos que você respawnou em tal local. Ali será o último local onde alguém irá respawnar novamente. Se tu nasceu no ponto 2 e o mapa tem 16 pontos, e 15 eliminações ocorreram, se tu for o próximo eliminado irá respawnar no ponto 2 novamente. E essa é uma das grandes sacadas da Grécia, em especial. Se tu antever a sequência de respawns a cada eliminação ocorrida, basta ficar atento a eles pra manter-se fora do alcance dos inimigos, ao mesmo tempo tentando obter alguma visão e vantagem para matá-lo. Mas cuidado com os semideuses que te matam antes mesmo de puxarem a arma no respawn, lol. Os pontos de respawn mudam a cada partida, mas sempre seguem uma sequência no decorrer dela. Falando nisso, essa dica me ajudou a finalmente obter 100+ kills na Grécia em modo sniper - um modo extremamente disputado num mapa que particularmente odeio.

    Dica pós-arremesso de granada: pra praticamente todas as granadas do jogo, seja frag, flash ou smoke, há uns framezinhos de animação que ocorrem logo após o arremesso na prática. É possível ganhar tempo puxando outra arma manualmente logo após arremessar a granada - não precisa esperar essa animação terminar. Só tem que pegar bem o tempo dos arremessos pra não acabar cancelando ele sem querer, hehe.

    Espero que as dicas ajudem a galera. vou me arrepender disso, geral vai me carcar no C1S daqui pra frente
  • eita mano, isso sim que é aula de crossfire, lembro que vi as primeiras dicas um tempo atrás, o tal do buffering mudou minha vida, jogar de pistola virou outra coisa