Exigências excessivas e inviáveis na Recuperação da Conta.

Eu não acessava minha conta há vários anos, mas semana passada vi alguns amigos voltando a jogar e pensei: "por que não?". Entrei no site, fiz login normalmente, mudei minha senha porque era muito fraca e antiga, e fui fazer outra coisa. Depois de algumas horas, voltei ao site para baixar o jogo e, ao tentar fazer login, pediram um código de verificação. Não chegava nada no meu email, então abri um ticket para entender do que se tratava. Me informaram que era o código do 2FA e que, para removê-lo, eu precisaria abrir outro ticket. (Como isso foi ativado? Não faço ideia. Eu não ativei nada).

Fui abrir o outro ticket e, para minha surpresa, eles precisavam saber o DIA EM QUE A CONTA FOI CRIADA para confirmar que eu era o dono.

Achei que isso era opcional, então enviei o ticket com as informações que achei suficientes para provar minha identidade. A resposta? Eu precisava responder corretamente TODAS as perguntas do formulário. Enviei o ticket de novo, mas recebi a mesma resposta, um puro copy/paste. Ficou claro que só me responderiam de fato quando eu acertasse todas as informações solicitadas.

Agora vamos ao problema do formulário. O que ele pede que é tão complicado?

1. Seu login. - OK, até aqui tudo bem. É difícil esquecer o próprio login e, mesmo que você esqueça, com algumas tentativas você descobre.

2. Email atual. - OK, você deve saber seu email atual e pode vê-lo na página da sua conta.

3. Pergunta secreta. - OK, dependendo de quando você criou a conta, pode ser difícil lembrar, mas é possível com alguns chutes.

4. DATA DE CRIAÇÃO DA CONTA. - Aqui começa o problema. Para quem criou a conta recentemente, isso não deve ser difícil. Mas para quem criou em 2013/2014, essa informação pode ser impossível de encontrar. A única forma que consegui pensar é vendo a data do email automático que o site envia ao criar a conta. Quantas pessoas ainda têm emails de 2013 guardados? No meu caso, a conta foi cadastrada com o provedor BOL (@bol.com.br), que nem existe mais. É impossível ver a data de criação.

5. Método de pagamento e ID da transação das primeiras compras. - Muitos, assim como eu, eram crianças quando começaram a jogar CF e precisavam pedir aos pais para comprar ZP, geralmente usando boleto. Mais uma informação difícil de obter, embora essa seja opcional (eu acho).

6. Nome do primeiro soldado. - Isso também pode ser complicado, pq é permitido usar  caracteres especiais no apelido. Se você trocou e não lembra, ou não tem nenhum vídeo/foto guardado, você se f#deu.

7. Primeiro email registrado. - Outra informação que não prova sua identidade. Muitos provedores deixaram de existir desde 2013. Sem contar que se a pessoa trocou de email, é porque o antigo não será mais útil, e devido a isso é muito fácil de cair no esquecimento.

Nos termos de uso, é dito que os jogadores devem memorizar essas informações. Mas muitos criaram suas contas quando eram crianças. Culpar o jogador por não ter guardado essas informações é errado e sem sentido.

As pessoas não guardaram essas informações porque não foi explicado CLARAMENTE o uso que elas teriam. Ninguém sabia que a data de criação da conta seria necessária para recuperação até acessar a página de suporte e abrir um ticket.

Apesar disso, eu ainda consigo jogar, pelo menos. Só não tenho mais acesso ao site e não posso mais fazer donates e outras coisas que necessitam que eu esteja logado no site.

Rotulado: