"Interestelar" - Indo onde nenhum homem jamais esteve
Não é de hoje que ouvimos o papo de que a Terra está com seus dias contados. A ganância do ser humano tem levado ao aquecimento global, isso tem prejudicado a natureza e tudo leva a crer que não teremos um futuro sólido neste planeta. “Interestelar” se aproveita dessa ideia um tanto clichê, mas desenvolve uma história que vai ao infinito e além. O roteiro de Jonathan Nolan e Christopher Nolan cogita que nossa chance de sobrevivência pode estar em uma galáxia distante. No papel principal temos o ator Matthew McConaughey (que você já deve ter visto em “Clube de Compras Dallas”) que guia quase toda a trama e contracena com Anne Hathaway (de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”) e Michael Cane (de “A Origem”).
Ideias geniais, mas um pouco atropeladas
A primeira coisa que é preciso colocar em pauta é a questão da duração do filme. Esta ficção espacial tem 2 horas e 50 minutos de duração. Parece muito, mas, considerando tudo que o filme pretende contar, é pouco. O script tenta abraçar muita coisa e acaba faltando tempo para contar tudo nos mínimos detalhes. É possível que fique uma ou outra lacuna, mas isso não vai atrapalhar em nada o entendimento da trama.
É bem provável também que os roteiristas tenham deixado esses espaços justamente para provocar o debate e deixar dúvidas no público. Isso já aconteceu em filmes anteriores do Nolan e não seria diferente agora. Uma coisa boa no filme é que ele não tenta ser apenas mais uma ficção com teorias mirabolantes, sendo também uma obra que mostra as relações entre os seres humanos e como isso pode se dar no futuro.
Ambientação pé no chão
Não é definida com exatidão a época em que a história do filme se passa, deixando o público na suposição de que estamos em um futuro não muito distante. Justamente por conta disso, o filme não tem tecnologias de outro mundo. Os carros ainda são comuns, os laptops ainda são exatamente como conhecemos e não há grandes novidades nas viagens espaciais. Para poder sair do nosso planeta, os cientistas usam algumas ideias mais sensatas do que naves que possam viajar na velocidade da luz.
Há, contudo, um ou outro elemento tecnológico que dá coerência à ideia de que já somos capazes de ir além de Marte com veículos tripulados. Os sistemas operacionais do filme e até alguns robôs já contam com inteligência artificial capaz de entender perfeitamente os seres humanos, com direito a diálogos complexos e até mesmo piadinhas. As representações do espaço também foram muito bem programadas e dão argumentos para que o filme se sustente. Além disso, muito do que é mostrado fora de nossa galáxia deixa o público com esperança de que realmente possa haver esperança lá fora. Palmas para Hoyte Van Hoytema que fez um excelente trabalho na composição dos cenários!
Créditos: TecMundo
Eu simplesmente adorei o filme, sem muito exagero, como alguns filmes de ficção por aí. Sem mais delongas, eu quero saber de sua opinião sobre ele, oque achou dele? Se não assistiu ainda, assista!
Comentários
-
Um dos melhores filmes que já assisti, mesmo tendo quase 3 horas de duração faz você querer assistir do início ao fim. Só achei algumas partes um pouco "demais", por exemplo, na parte do buraco negro fiquei pensando "MASOQ?!COMAÇIM?!". Mas mesmo assim é muito bom, recomendo a todos.
-
Um dos melhores filmes que já assisti, mesmo tendo quase 3 horas de duração faz você querer assistir do início ao fim. Só achei algumas partes um pouco "demais", por exemplo, na parte do buraco negro fiquei pensando "MASOQ?!COMAÇIM?!". Mas mesmo assim é muito bom, recomendo a todos.
Eu não entendi muito bem a parte em que o Cooper injeta da Nave e cai em um tipo de lembrança que está ligado a filha dele no quarto dela, que seria a salvadora da raça humana. -
Assisti ontem com a minha namorada, nao entedi muito o filme por nao enteder muito sobre fisica e coisas do tipo, mas enfim um baita filme tive que pesquisar depois mais sobre ele, e comecei a criar uma certa curiosidade. Estou baixando gravidade, e creio que irei assistir interstellar novamente.
Trilha sonora foda:
https://www.youtube.com/watch?v=mHQ_X0VZeLE -
Esse é o filme que mais me agradou. Eu fiz até o download dele em 1080pp, antes o meu preferido era Guerra dos Mundos.
]Black . Companheiro, essa parte é pura ficção científica, pois, não há como saber o que acontece depois que se passa por um horizonte de eventos, só resta especular, é nesse momento, que entra a ficção, no filme, ele tem acesso a todos os lugares, em todos os momentos do tempo, e ''só o amor pode redirecionar ele pro momento certo'', essa foi a única parte que eu achei ridícula.
Mas assim, a física é muito interessante mesmo, já fui tentar fazer o curso de física da UFPR, já li uma porrada de artigos, li vários livros, etc. O nosso mundo atual, tem tantas bizarrices !, a física nós mostra como o nosso mundo é estranho, um estranho magnifico, majestoso !! -
Quando tiver mais entediado do que de comum, tentarei assistir. Das ficções cientificas gosto mais das fantasiosas.
-
snayp10rune escreveu: »Esse é o filme que mais me agradou. Eu fiz até o download dele em 1080pp, antes o meu preferido era Guerra dos Mundos.
]Black . Companheiro, essa parte é pura ficção científica, pois, não há como saber o que acontece depois que se passa por um horizonte de eventos, só resta especular, é nesse momento, que entra a ficção, no filme, ele tem acesso a todos os lugares, em todos os momentos do tempo, e ''só o amor pode redirecionar ele pro momento certo'', essa foi a única parte que eu achei ridícula.
Mas assim, a física é muito interessante mesmo, já fui tentar fazer o curso de física da UFPR, já li uma porrada de artigos, li vários livros, etc. O nosso mundo atual, tem tantas bizarrices !, a física nós mostra como o nosso mundo é estranho, um estranho magnifico, majestoso !!
Temos muitas coisas á descobrir, mas eu acho que tudo tem um limite. Como por exemplo, o ser humano não conseguir usar 100% de seu cerébro, é a prova que nós não devemos saber de tudo que se passa nessa "galáxia". -
Hehe, esse negocio de usar porcentagens do cérebro é um mito, tipo aquele filme Lucy que a garota vira basicamente o Dr. Manhattan, uma criatura uniciente. Eu acredito pelo contrário, acredito que se pudéssemos ter capacidade de raciocínio superior, o mundo, seria muito mais evoluído e a nossa vida, teria valores mais racionais do que valores sociais.
-
Filme f0da pacarai, o final eu fiquei um pouco confuso... ele voltou pra buscar a Amelia?
@edit
Entendi, ele vai procurar ela. -
snayp10rune escreveu: »Hehe, esse negocio de usar porcentagens do cérebro é um mito, tipo aquele filme Lucy que a garota vira basicamente o Dr. Manhattan, uma criatura uniciente. Eu acredito pelo contrário, acredito que se pudéssemos ter capacidade de raciocínio superior, o mundo, seria muito mais evoluído e a nossa vida, teria valores mais racionais do que valores sociais.
Poderia até ser.. mas nem tudo está ao nosso alcance.