A saga GamerGate - Parte 1
Resolvi fazer essa série de posts (pelo menos eu espero continuar trazendo essas informações) por perceber uma ignorância sobre esse assunto no meio da comunidade gamer do Brasil. Antes de começar eu tenho que avisar que eu já tenho opinião formada. Então e bem provável que eu poste apenas um lado da questão (apesar de eu tentar não fazer isso). A maneira que eu vou abordar o assunto e bem rasa, logo, quem quiser se aprofundar no assunto, pode começar pelos links que eu vou deixar. Vou começar um pouco antes desse movimento acontecer para dar um background e ficar mais fácil de entender o assunto. Por ultimo, peço que se você tiver uma opinião ou uma dica, peço que não fique calado e me informe o quanto antes.Eventos anteriores
Em 24 de outubro, 2012, escritor Rab Florence postou um artigo intitulado “Lost Humanity 18: A Table of Doritos” (Humanidade Perdida 18: Uma Mesa de Doritos) no site Eurogamer.net (versão portuguesa) . Nesse artigo, Florence fala sobre o estado do jornalismo de videogames devido suas experiencias com a Games Media Awards 2012 uma semana atras em 18 de outubro e depois de ter visto uma imagem de Geoff Keighley cercado de produtos e merchandising (logo abaixo) na mesma data quando foi postada na internet. Nesse artigo, Florence critica a relação entre jornalistas videogamísticos e a quantidade exagerada de comercialização e publicidade paga que existe entre eles. O artigo foi editado depois de seu lançamento por membros do Eurogamer devido a serie de reclamações, mas uma versão não editada pode ser encontrada pode ser encontrada no site NeoGAF
As reclamações foram feitas para Lauren Wainwright -Uma jornalista videogamística que foi citada no seu artigo- e membros da Intent Media, os organizadores do GMA, que fizeram um libelo acusatório. Junto com isso, Eurogamer explicou o motivo da edição postando dois tweets oficiais. (1 & 2). Em 25 de outubro, Seguindo a decisão da Eurogamer em editar o artigo, Rab Florence decidiu deixa a Eurogamer por sua própria vontade. Junto com a sua partida, Florence tweetou que não culpava a Eurogamer por causa da pressão de sofrerem ação jurídica em que eles foram colocados, e também que ele sabia quem era culpado e que pessoas estavam o acusando para que isso ocorresse.
Além disso, eu não culpo a Eurogamer por isso. A ameaça de ação jurídica traz pressão inacreditável. Esta claro para mim quem são os vilões nessa historia.
Nos dias seguintes desses eventos, vários site de noticias e de jogos falaram sobre o assunto junto com a sua opinião sobre o jornalismo de videogames. Muitos deles compartilhando a mensagem de Florence e que estão descontentes sobre ameça jurídica feita por Wainwright, como Forbes, Rock Paper Shotgun, Penny Arcade (artigo apagado), Destructoid e CinemaBlend. Kotaku, um site muitas vezes acusado de fazer avaliações tendenciosas de videogames baseadas em renda de publicidade, não compartilhava a opinião de Florence. Em 30 de outubro, Tom Bramwell da Eurogame, a pessoa que editou o artigo de Florence, também fez um artigo de repercussão para cobrir seu ponto de vista e opinião sobre esse ocorrido. Em 25 de novembro, Geoff keighley tweetou respondeu que ia falar sobre o assunto e que ia responder por suas ações, mas nunca o fez. O evento foi em parte chamado de "Doritosgate" em referencia a imagem em Geoff esta cercado por doritos e mountain dew.
( A entrevista de onde veio a imagem)
-Estou em um avião, então vou responder algumas questões no twitter.
-Como você vai responder sobre o "Doritosgate" e a integridade jornalistica?
-Eu tenho muito para falar disso e eu vou fazer isso quando as coisas ficarem mais calmas.
Depois de sua reclamação, Lauren Wainwright demonstrou ter vários conflitos de interesses por ter feito cobertura e análise de jogos da empresa Square Enix enquanto ela faria consultoria para eles. As pessoas que criticaram a sua conduta foram acusados de comportamento abusivo, misoginia e por fazerem piadas de estupro. Apesar da maioria das pessoas estarem reclamando de sua ética e comportamento, devido algumas pessoas terem algum comportamento reprovável, do nada todas as pessoas que a acusaram são monstros e estão atacando sem motivo. Mesmo com grande quantidade de pessoas que mostram o rosto quando falam mal da falta ética desse evento, as pessoas que estão do lado de Lauren só levam em conta as pessoas anonimas que estão criticando ela de maneira mais pessoal.
Bom, por enquanto e isso. Assim que eu tiver coragem de traduzir mais textos e de revisar tudo e prometo postar mais. Mal começou e já tem censura, falta de ética e pessoas sendo pagas pelo seu "jornalismo".
Além dos links no post, aqui vai links de outros locais que foram tirados essas informações:
http://wiki.gamergate.me/index.php?title=Timeline/Full
http://knowyourmeme.com/memes/events/doritosgate