Biscoito ou Bolacha!?
Ambos são corretos, mas "biscoito" entrou primeiro na língua portuguesa, e esse é o único critério em que é possível apontar um vencedor. Os dois termos são equivalentes no que diz respeito à legislação e também são ambos válidos quando se aplica sua etimologia ao modo que o alimento é produzido hoje no Brasil. O país é atualmente o segundo maior produtor de biscoitos/bolachas do mundo, com 1,2 mil tonelada fabricada por ano, segundo a Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib). Também segundo o órgão, o produto está presente em 99,9% dos lares brasileiros e a média adquirida pelas pessoas em cada visita ao mercado é de 700 g.
Duelo de titãs
O resultado definitivo da briga mais famosa da Internet
Round 1: Etimologia do biscoito
"Biscoito" vem do latim bis (duas vezes) + coctus (cozido) e chegou ao português pela palavra francesa "bescuit", que surgiu no século 12. O nome vem da prática de assar o alimento duas vezes para que ficasse menos úmido e durasse mais sem estragar. A prática de assar mais de uma vez se aplica à bolacha (biscoito recheado) dos dias de hoje, porque ela vai ao forno quatro vezes
Round 2: Etimologia da bolacha
"Bolacha" vem de "bolo" (do latim "bulla", objeto esférico) com o sufixo "acha", que indica diminutivo. A palavra holandesa "koekje" significa a mesma coisa e gerou termos como "cookie" e "cracker". Para diferenciar dos biscoitos, convencionou-se que koekje e derivados são os que utilizam um componente levantador, como o fermento. Os produtos brasileiros utilizam, então podemos chamar de bolachas
Round 3: Legislação
Quem regula o produto é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que considera os dois termos como sinônimos. Eles são definidos como: "produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias". E, sim, o órgão leva em consideração as variações com cobertura e recheio e diz que é mesmo tudo igual
Round 4: Inserção na língua portuguesa
O desempate vem do fato de que as duas palavras entraram na língua portuguesa em momentos diferentes. O registro mais antigo que a reportagem encontrou para "bolacha" é de 1543. Já para "biscoito", o registro encontrado é de 1317, ainda na forma "bíscoyto". Há quem diga, porém, que "biscoito" só entrou no português no século 15 - ainda assim, décadas antes de "bolacha"
INDEPENDENTE DO QUE FOR, AQUI EM CURITIBA É BOLACHA!
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/ma...ito-ou-bolacha
Comentários
-
O que está escrito nos pacotes é BISCOITO :rolleyes:
"Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib)" Esse é o nome do orgão regulador. -
Aqui isso é biscoito
Isso é bolacha:
Tanto que na embalagem do primeiro produto tá escrito biscoito https://www.nestle.com.br/site/images/marcas_produtos/compass/bono_recheado_chocolate.jpg -
(ง ͠° ͟ل͜ ͡°)ง se tem recheio é bolacha, se não tem é biscoito
-
Bolacha
"- mais ta escrito na embalagem"
isso é um aparelho de barbear
mas é chamado de gilete -
Rapaz aqui no Rio é tudo Biscoito, mais precisamente "Bixcoito" ****.
-
Rapaz aqui no Rio é tudo Biscoito, mais precisamente "Bixcoito" ****.
-
Eu acho estranho isso, nunca vi ninguém falar biscoito na minha cidade, todo mundo só fala bolacha, só na internet que vejo o pessoal falar biscoito, pra falar a verdade biscoito soa estranho pra mim. .-.
-
Bolacha pra mim é o Cebolinha falando "borracha"...
Aqui qualquer tipo de biscoito é biscoito hauhauha -
[QUOTE=[GM]Sabbath;n420992](ง ͠° ͟ل͜ ͡°)ง se tem recheio é bolacha, se não tem é biscoito [/QUOTE]
Também penso assim, maaaas, pra mim, tudo é bolacha, assim como tudo é danoninho.
-
É tudo bolacha, vlw, flw
-
Com recheio é biscoito
Sem recheio é bolacha -
tudo com recheio é biscoito, sem recheio bolacha de água e sal ! e.e
-
O google não mente:
Biscoito: http://bit.ly/1PKCAv0
Bolacha: http://bit.ly/1IYgeSCCom recheio é biscoito
Sem recheio é bolacha -
esse tipo de pergunta deveria ser proibida, só gera discussão e intriga entre as pessoas, gente vamos todos se amar nus em uma cachoeira e parar com essa intriga boba, ate pq todo mundo sabe q é bolacha o certo
-
[QUOTE=[MOD]Doctor;n421478]
Também penso assim, maaaas, pra mim, tudo é bolacha, assim como tudo é danoninho.
[/QUOTE]
hd
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk.........
Esses Gifs, são muito maneiros! ****... -
É TUDO BOLACHA
-
Sempre falei "bolachinha" pois onde moro bolacha é um tipo de pão.
-
Pra mim é tudo bolacha!
Essa palavra biscoito só existe no meu dicionário separada. ( ͡° ͜ʖ ͡°)( ͡° ͜ʖ ͡°) -
É so olhar a foto que vai saber a diferença entre eles! de bolhaça e biscoito
-
esse tipo de pergunta deveria ser proibida, só gera discussão e intriga entre as pessoas, gente vamos todos se amar nus em uma cachoeira e parar com essa intriga boba, ate pq todo mundo sabe q é bolacha o certo
-
Eu falo biXcoito (Mas não sou carioca e.e (até por que aqui no Ceará todo mundo fala biXcoito),aqui só falamos bolacha quando é aquela sem recheio EX:Bolacha Maria (de chocolate) todo mundo gosta, mas os biXcoitos da Richester é delícia d+ por isso é mais popular aqui o biXcoito e.e
-
Eu falo biXcoito (Mas não sou carioca e.e (até por que aqui no Ceará todo mundo fala biXcoito),aqui só falamos bolacha quando é aquela sem recheio EX:Bolacha Maria (de chocolate) todo mundo gosta, mas os biXcoitos da Richester é delícia d+ por isso é mais popular aqui o biXcoito e.e
É claro, vocês sushis adolam palablas com s e r.