Oymyakon a cidade habitada mais fria do mundo
Localizado na República de Sakha, nordeste da Rússia, esse município remoto – o centro urbano mais próximo, Yakutsk, está a 800 quilômetros de distancia – foi fundado para amparar pastores de renas que utilizavam as águas termais da região para aquecer os rebanhos.
Oymyakon fez história de uma maneira bastante peculiar em 1924, quando atingiu a temperatura recorde de 71,2 graus abaixo de zero. Nenhum outro lugar permanente habitado pelo ser humano jamais registrou frio tão espantoso.
A marca realmente é muito difícil de ser superada. Mesmo assim, pouco serve de consolo aos cerca de 500 moradores o fato de que, no inverno, seja algo corriqueiro os termômetros baixarem dos 50 graus negativos. Assistam ao vídeo abaixo, em que o autor mostra a temperatura atingindo assustadores -52,1 em Oymyakon:
Um frio tão extremo obriga os habitantes a deixarem seus carros em permanentemente funcionamento – com medo de que “pifem” caso desligados – , produz o congelamento até das tintas das canetas e surpreende os desavisados que saem às ruas com a formaçao de uma espécie de “gelo facial”. Ah, e esqueçam os telefones celulares, porque as cargas das baterias não resistem a tão poucos graus.
Essa é a unica loja de Oymyakon
Curiosamente, nos meses de verão – junho a agosto – a temperatura na cidade pode chegar a 30 graus centígrados… positivos, e os dias chegam a durar 21 horas (oposto de dezembro, quando duram três). Oymuakon, que está a 750 metros acima do nível do mar, tem também, portanto, uma das mais elásticas variações térmicas da face da Terra.
Oymyakon fez história de uma maneira bastante peculiar em 1924, quando atingiu a temperatura recorde de 71,2 graus abaixo de zero. Nenhum outro lugar permanente habitado pelo ser humano jamais registrou frio tão espantoso.
Curiosamente, nos meses de verão – junho a agosto – a temperatura na cidade pode chegar a 30 graus centígrados… positivos, e os dias chegam a durar 21 horas (oposto de dezembro, quando duram três). Oymuakon, que está a 750 metros acima do nível do mar, tem também, portanto, uma das mais elásticas variações térmicas da face da Terra.
Comentários
-
Nem quero saber de ir ai odeio frio '-'
-
lugar bom pra se morar ainda mais pra quem tem namorada ( ͡° ͜ʖ ͡°)
-
O Junior parece uma foca criando esse tópico né seu lindo
-
Eu queria estar la, ou em um lugar menos frio, eu amo o frio *-*
-
Cidade mais fria do mundo? Gostaria de passar um tempo lá... Na cidade que eu moro, eu ando pela cidade assim:
-
IcarusRBRN escreveu: »Cidade mais fria do mundo? Gostaria de passar um tempo lá... Na cidade que eu moro, eu ando pela cidade assim:
-
Para quem tem namorada(o), este é um ótimo lugar para assistir um filme, tomar um café/chocolate quente... quem concorda? rsrs