SP mudará ensino médio e alunos poderão escolher disciplinas
O governo do Estado de São Paulo vai iniciar no próximo ano um novo modelo de currículo no ensino médio. O plano da Secretaria Estadual da Educação é transformar a maior parte do curso em disciplinas optativas, modelo em que os estudantes podem escolher o que vão estudar. O novo ensino médio deve começar em 2016 em um número restrito de escolas e depois avançar para toda a rede.
A reforma dessa etapa deve transformar sobretudo os 2º e 3º anos, quando as disciplinas serão oferecidas para opção do aluno. Será o estudante que montará sua grade. Apenas o 1º ano continuaria com o currículo fechado, em um "núcleo comum", como é hoje em toda a educação básica.
Ao se confirmar, essa deve ser a maior mudança no ensino médio da rede estadual, a maior do País. O secretário da Educação de São Paulo, Herman Voorwald, informou à reportagem acreditar que a aposta no protagonismo do aluno é a melhor saída para essa etapa, considerada o maior gargalo da educação brasileira.
"Se eu quiser desenvolver a capacidade de escolha e de tomada de decisões nos jovens, tenho de permitir que ele opte. Este é o único caminho que tenho para que esse menino diga: 'estou escolhendo as disciplinas que eu quero, que fazem parte do que eu quero seguir na minha vida'", disse o secretário.
A proposta está sendo finalizada na área pedagógica da pasta para ser discutida no Conselho Estadual de Educação (CEE) no segundo semestre. A secretaria não revela detalhes, mas o plano é que a maior parte do que é estudado nos dois últimos anos seja construída a partir dos interesses do aluno. Deve haver a oferta de disciplinas fora da grade tradicional, como Teatro. "Ou mudamos ou vamos falir e esses meninos não vêm para a escola. Se ele odeia Matemática, pode optar por Artes, Idiomas", diz Voorwald.
Modelo
Ainda não há um número definido de escolas que vão iniciar a nova grade, mas elas serão escolhidas por adesão ao projeto. Há preocupação na pasta de o modelo "travar" se for iniciado em um número muito grande de escolas ou na rede toda. Essa estratégia de adesão foi adotada no modelo de Escola de Tempo Integral, iniciado em 2011, que hoje envolve 257 escolas do fundamental ao médio.
Essas unidades de tempo integral têm grade flexível, com base em um conceito de protagonismo juvenil. Os alunos podem escolher disciplinas optativas, que vão da prática de ciência à moda. As boas experiências do modelo é que têm inspirado o novo currículo. "O aluno não será mais um número, muda até o conceito de gestão", diz o secretário, que afirma que o plano existe desde 2011, quando assumiu a pasta no início do mandato anterior do governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Mas o terreno não era fértil na época, como agora", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
E vocês oque acharam? :]
Fonte: Atribuna
Comentários
-
gostei mas n sei se na minha escola vai ter
-
helvio2016 escreveu: »gostei mas n sei se na minha escola vai ter
Espero que ano que vem a maioria das escolas já esteja fazendo parte deste projeto.:cool: -
Pelo o que eu entendi, daqui alguns anos vai ser facil entrar na faculdade em São Paulo, o povo vai escolher tudo disciplina de humanas >.<
-
Rapa_bozta escreveu: »Pelo o que eu entendi, daqui alguns anos vai ser facil entrar na faculdade em São Paulo, o povo vai escolher tudo disciplina de humanas >.<
-
haja praça pra tanto vendedor de miçanga :v
Topic
Se isso fosse na minha época... xau Matemática, Física e Química... -
Fiz humanas, mas não tem como não rir KKKKKKKKKKKKK
Topic
Se isso fosse na minha época... xau Matemática, Física e Química...
se dependesse de mim eu só escreveria por números
exatas rules o/ -
Eu já não pulo as 7ondas pra n me confundir
DSCP IEMANJA SOU DE HUMANAS. -
Pofessor nois quer educação fisica, musica... e a escola terá que sugerir ou impor o restante das disciplinas.
Enquanto isso, as escolas continuaram sem infraestrutura para aulas descentes de ciencia, biologia, quimica, fisica... Dinheiro sumindo no meio do caminho, professores mal pagos e por ultimo " a culpa é do "guvernu pasado" noix num tem culpa. -
oqqfoioqqha escreveu: »Pofessor nois quer educação fisica, musica... e a escola terá que sugerir ou impor o restante das disciplinas.
Enquanto isso, as escolas continuaram sem infraestrutura para aulas descentes de ciencia, biologia, quimica, fisica... Dinheiro sumindo no meio do caminho, professores mal pagos e por ultimo " a culpa é do "guvernu pasado" noix num tem culpa.
"nois quer educação fisica" KKKKKKKKKKK -
Aula de sexo JÁ!
Eu apoio. ( ͡° ͜ʖ ͡°) -
-
nada melhor que uma aula pratica de''SEXOLOGIA''
-
nada melhor que uma aula pratica de''SEXOLOGIA''
paran com isom eo so gospeu ;-; -
Show, segue o padrão de alguns colégios internacionais e das faculdades.
-
Carteiras limpas, chão sem sujeira ?
É um milagre só pod huahuehau -
Carteiras limpas, chão sem sujeira ?
É um milagre só pod huahuehau
Vocês não prestam! KKKK -
ciencias da natureza + exatas é o que há de baum
educação tem evoluir principalmente a didática de muitos professores '-' -
Eu que ainda to no 6 ano, já tenho um professor "Gay"
-
hahahah se pudesse escolher nenhuma matéria aposto que escolheriam
-