[Dúvida] A liberdade de expressão te dá o direito de insultar uma pessoa?

Tem uma coisa me intrigando nas últimas semanas, não paro de pensar nisso, seria talvez porque presenciei muito na internet ou porque foi usado contra mim numa discussão?

Minha dúvida é a respeito da Liberdade de Expressão, o direito de se expressar de forma artistica, verbal e etc.

Aposto que você que vê este tópico já viu uma situação como essa: uma pessoa xinga uma outra pessoa e como desculpa esfarrapada, diz que ele está no direito dele se expressar. Mas onde fica o respeito? E se ele pode xingar por ser livre expressão, o cara que foi xingado pode também se livre-expor xingando de volta? Afinal, o seu direito acaba, quando começa o do outro. Éticamente para mim está tudo errado, mas essa é minha dúvida:

A liberdade de expressão te dá o direito de insultar uma pessoa?

Fiz uma pesquisa rápida no google mas não obtive exatamente as respostas que eu queria, preciso de opiniões.

Off: Achei que aqui fosse a área livre, mas só vejo nego falando de erro, evento e essas coisas que são sobre CF -.-'

Comentários

• bom acredito que niguem tem o direito de chingar niguem, por mais errado que a pessoa esteja.
  • Insultar uma pessoa diretamente é crime, injúria.
    "Liberdade de expressão é o direito de qualquer indivíduo de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos, sem a prática de qualquer crime que possa pôr em causa o direito do outro, sob pena de difundir crime em massa através da comunicação social como poder criminoso sob a capa de fé-pública, designadamente a injúria e a difamação em abuso de um poder" (wikipédia dos bródi)

Ou "seje", liberdade de expressão te deixa se expressar sim, mas não te dá o direito de sair por ai xingando, se alguém faz isso, usando essa desculpa...é...tá muito errado
  • Normalmente são essas perguntas que abrem discussões de o quanto realmente somos livres. Também abre a discussão de quando é certo ou não as pessoas serem censuradas. O problema é que as vezes as pessoas "se sentem insultadas", mesmo não existindo a intenção de insultar. Como por exemplo, uma pessoa pode expressar sua opinião sobre alguém é outra não ver isso como opinião, mas sim como xingamento. Como um sistema legislativo vai impor o que é ou não ofensivo? Pra mim, pelo menos, a melhor maneira de expressar a sua liberdade provavelmente é a seguinte :
    52f7b3d19a65a14000.jpg
  • Ah quanto tempo ou é eu que ando sumido...

A um tempo desse estava lendo um texto bem bonito sobre o respeito.
    [FONT=arial, helvetica, sans-serif]Pra min se uma pessoa perde o respeito mutuo em uma discussão com xingamentos e respostas infantis ela automaticamente perde ela

Tive a mesma impressão que a sua sobre a área livre...[/FONT]
  • Não é só porque você está certo, ou porque a pessoa te insultou você deve xinga-la, aliás a lei ''Olho por olho, dente por dente'' não cabe a regra no nosso dia-a-dia se não tudo seria um caos.
  • Liberdade de expressão e Democracia são duas ideias que falharam juntas!
    Exemplo disso é o que você citou.Se todos são livres para expressarem suas ideias, então quer dizer que se eu não concordar com você eu posso te ofender da maneira que eu bem entender, já que sou livre para isso e a lei me dá esse direito?!Liberdade de expressão é um termo vago ao meu ver, e as vezes muito vazio.

Democracia é outra grande merd@ criada pela humanidade , algo que no papel é belo, mas que na prática pode ser uma das coisas mais terríveis do mundo.
    Exemplo disso foram as eleições do ano passado.Um dos componentes da Democracia é o direito de votar e votar em quem você quiser.Aqui no Brasil um minoria de 38% dos votos totais reelegeu a Dima para mais 4 anos de mandato.Foi algo Democrático?Sim, mas isso não quer dizer que foi algo bom.

Nem sempre as coisas funcionam como estão no papel, e Liberdade de Expressão e Democracia são dois exemplos de como as coisas podem ser diferentes na teoria e na prática.
  • Vale lembrar que a liberdade não é plena ela é limitada, depende da sociedade que você vive, pode expressar opiniões mas nunca insultar alguém, o problema de hoje é que muitas vezes nos damos nossa opinião e muita gente acha insulto onde não tem.
  • Você tem o direito de insultar a todos se você for deputado, senador... Se você é só mais um entre nós, deve dizer somente palavras bonitas, nada de apelidos feios (ou dirão "bullyng" ou acusaram disso ou aquilo). Enquanto mortal nós só podemos votar e opinar sem dizer palavras consideradas ofensivas ou será um coxinha, fascista, id,iota...:rolleyes:
    Tanto a democracia quanto a liberdade de expressão são perfeitamente aplicadas se você tem uma farta conta bancaria, tem um sobrenome daquelas meia duzia de familias que aqui chegou, fez e faz o que bem entendem até hoje.
  • Esses dias tinha uma fotinho no Face fazendo uma piadinha de comparação com Paris e Curitiba como cidades frias, dai eu comentei ''só que Curitiba é bem pior'' dai quando eu voltei no Face horas depois tinha um monte de comentário de gente me xingando, vasculharam meu perfil e zuarão minha foto, tipo, o que foi isso? a pessoa ficou ofendida por eu achar Curitiba pior que Paris? uns comentários bestas falando que ''o pior era a minha cara feia'' ou ''então vai pra França''. Qual quer coisinha hoje em dia é opinião, xingar é opinião, em psicologia os homens demonstram desaprovação pra ''educar'' as outras pessoas como ferramenta de sobrevivência social, só que essa desaprovação está vindo muito como forma de ataques... por isso eu sou meio misantrópico.
  • Todo e quaisquer tipo de ofensa, bullyng, racismo ou difamações são crimes! O seu Direito termina quando o do próximo começa, então essa liberdade de expressão não significa dizer o que quiser e para quem quiser. Esse inciso (IX) é completado através dos posteriores e no Código Civil (que ainda é mais moderno), também há súmulas vinculantes que tratam do assunto. Então o Direito é bilateral, por isso deve-se ter muito cuidado com o que diz, pois ao contrário da Moral (unilateral), a sua atitude pode gerar processos ou até prisão.