Mantenha seu computador seguro!
Como sabemos, existe uma ‘guerra’ entre hackers e seguranças de internet, onde seu computador pode ser afetado por vários vírus, e até mesmo, ser invadido por hackers. Trojans, spywares, malwares, entre outros, vagam livremente pela internet. O firewall do windows é uma ótima ferramenta para ajudar a manter seu computador seguro, porém, não é o suficiente. Para que nosso computador esteja realmente seguro, é necessário que tenhamos uma “equipe” ótima, de programas.
Vamos por partes:
Como deixar seu sistema operacional mais seguro?
Primeiramente, é de suma importância que tenhamos um antivírus instalado no computador. O antivírus verifica em todo seu computador, arquivos que possuem comandos maliciosos que possam danificar o sistema.
É necessário manter seu antivírus sempre atualizado, alguns atualizam automaticamente, outros não.
Pergunta
Mas, Fabinho, por que devo manter meu antivírus atualizado?
Resposta
Ao atualizar seu antivírus, o mesmo irá atualizar seu banco de dados (lista com o contendo informações de novos vírus), ou seja, estará protegendo seu computador contra vírus criados naquele dia ou semana. Em outras palavras, estará ciente da existência de novos vírus.
Firewall
O firewall serve para ‘filtrar’ o que entra e sai de seu computado, ou seja, quando programas estranhos tentam fazer conexão com a internet, seu firewall irá bloquear automaticamente o acesso do programa e irá lhe notificar.
Com o bloqueio do acesso destes programas, os mesmos serão impedidos de enviar dados pessoais de seu computador, e também, irá proteger seu computador de uma possível invasão de hackers.
Antivírus
Não há como apontar tal antivírus como melhor ou pior, pois cada antivírus é especializado em uma área específica. O importante, é manter a atualização de seu antivírus em dia.
Algumas pesquisas apontaram que o antivírus que possui menos falsos positivos, é o antivírus Microsoft Internet security, classificado também, como o melhor antivírus gratuito.
O antivírus, é fundamental em qualquer sistema operacional, pois como foi citado acima, apenas o firewall não da conta de invasões, sem o mesmo, pode-se dizer que o computador torna-se vulnerável a ataques.
Antispyware
Os anti-spywares são responsáveis em executar varreduras no computador com o objetivo de tentar eliminar do sistema spywares. Spywares são programas deixados pelos hackers em seu computador com o intuito de recolher suas informações. Da mesma forma que os firewall's, os antivírus pagos também possuem Anti-spyware.
Mantenha seu sistema operacional atualizado
Atualizar seu sistema operacional é de extrema importância.
Quando novas falhas são descobertas em seu sistema operacional, os desenvolvedores do mesmo, irão trabalhar em uma atualização onde estas falhas serão corrigidas.
No caso do Windows, o software Windows update, encarrega-se de procurar novas atualizações, para que seu Windows não fique ‘atrasado’ e com muitas falhas.
Lembre-se, através destas falhas, seu computador torna-se vulnerável a ataques, então, mantenha seu sistema atualizado.Algumas dicas:
- Não instale dois programas de antivírus no mesmo computador. Pelo fato de terem a mesma funcionalidade, possuir mais de um antivírus no computador poderá fazer com que os mesmos entrem em conflitos, ocasionando erros e/ou problemas no seu computador.
- Atenção ao usar programas de mensagens instantâneas (Skype, ICQ, Yahoo! Messenger, Facebok messenger, etc.). Vírus e malwares são capazes de emitir uma mensagem que contém um link para um vírus/spyware/malware em uma conversa. Portanto, mesmo durante uma conversa, ao receber um link cujo o mesmo seja estranho e/ou você não estivesse esperando, por mais confiável que o contato que lhe enviou seja, pergunte do que se trata antes de clicar.
- Diversifique suas senhas. Não utilize a mesma senha para tudo, este é um passo importantíssimo para manter suas contas protegidas. Mesmo que alguém descubra sua senha e login de um determinado site, não será possível ter acesso a outros sites/programas que você possui. Caso não consiga proteger sua conta, ao menos conseguirá manter uma grande parte de suas contas em sites/programas seguras.
- Crie senhas mais complexas. Não crie senhas obvias.Data de nascimento, nome do filho, 123456, numero de telefone e afins. Estas senhas são as primeiras a serem testadas por qualquer tipo de pessoa e não apenas hackers. Crie senhas que você pode memorizar mas não seja fácil dos hackers descobrirem. Procure utilizar senhas com simbolos (@#!$%), combinações de letras maiúsculas, minúsculas e números.
- Cuidado com downloads. Fazer download de arquivos da internet e/ou anexos recebidos no e-mail, são um dos grandes motivos de contaminação das máquinas. Para evitar infectar seu computador com downloads que contenham arquivos maliciosos, sempre baixe arquivos em sites confiáveis, verifique bem antes de dar permissão a qualquer arquivo que esteja sendo instalado, procure baixar programas sempre no site do desenvolvedor, e evite softwares pirateados.
- Arquivos “.exe”, “.scr” e ".bat": Antes de baixar arquivos de sites da internet ou de anexos recebidos em seu e-mail, passe o mouse em cima do arquivo (sem clicar) e verifique a extensão do arquivo. Caso a extensão seja .exe, .scr ou .bat, a menos que você tenha certeza absoluta de que é confiável, não baixe em hipótese alguma.
- Sites duvidosos: Tenha cuidado. É comum, principalmente quando se trata de buscadores, ser encaminhado para sites desconhecidos de compras, vídeos, download ou outras ações. Alguns usuários possuem malícia o suficiente para conseguir transitar em tais sites sem adquirir vírus, mas para aqueles que não possuem muita experiência, evitar tais páginas, pelo menos no início, é essencial. Recomendo que instalem em seus navegadores a extensão WOT, trata-se de um serviço de análise e reputação de sites que ajuda você a tomar decisões inteligentes sobre se deve confiar em um site ou não, quando você faz pesquisas, compras ou navega on-line.
Programas recomendados
Existem uma série de programas que são essenciais para auxiliar na proteção de seu computador. Deixarei abaixo alguns dos mais importantes.
Conforme for obtendo novos conteúdos, o tópico será atualizado.
Dicas, sugestões, recomendação de programas, etc. Todos bem vindos. :rolleyes:
Existem uma série de programas que são essenciais para auxiliar na proteção de seu computador. Deixarei abaixo alguns dos mais importantes.
[COLOR=#FFFFFF][I][FONT=Segoe ui][SIZE=12px]O software antivírus é um programa de computador que detecta, evita e atua na neutralização ou remoção de programas mal-intencionados, como vírus e worms.[/SIZE][/FONT][/I][/COLOR]
[COLOR=#FFFFFF][I][FONT=Segoe ui][SIZE=12px]Um firewall ajuda a proteger o computador contra hackers que podem tentar eliminar informações, travar seu computador ou até mesmo roubar suas senhas ou dados pessoais.[/SIZE][/FONT][/I][/COLOR]
[COLOR=#FFFFFF][FONT=Segoe ui][SIZE=12px]Malware é um nome abreviado para “software malicioso”. Malware é qualquer tipo de software indesejado, instalado sem o seu devido consentimento. Anti-Malware é, basicamente, a vacina contra malwares.[/SIZE][/FONT][/COLOR]
[COLOR=#FFFFFF]S[/COLOR][SIZE=12px][COLOR=#FFFFFF][FONT=Georgia]ão programas utilizados para combater spyware, adware, keyloggers entre outros programas espiões[/FONT][/COLOR][COLOR=#333333][FONT=Georgia].[/FONT][/COLOR][/SIZE]
São programas que tem como função limpar arquivos temporários, histórico, rastros de programas, chaves de registros inutilizadas, dentre outros, afim de deixar seu computador menos pesado e facilitar a utilização.
Conforme for obtendo novos conteúdos, o tópico será atualizado.
Dicas, sugestões, recomendação de programas, etc. Todos bem vindos. :rolleyes:
Comentários
-
Nada para ler aqui. Apenas dando um UP.
-
Bom eu faço faculdade de Ciência da computação e com todo respeito até o dono da Mcafee que vai vim a presidente dos EUA disse numa entrevista, Anti Virus não servem para nada qualquer um dele podem ser burlados fácil e fácil e isso e comprovado eu faço testes no meu PC e eu consigo jogar um vírus no anti vírus através do DDOS a maneira mais fácil, é a mais fácil de jogar um virus no PC , o único antivirus que e bom da ai e o Anti MalwareBytes !
Eu não possuo anti virus no meu Pc pois eu tenho o sistema próprio do meu pc contra virus ! -
Bom eu faço faculdade de Ciência da computação e com todo respeito até o dono da Mcafee que vai vim a presidente dos EUA disse numa entrevista, Anti Virus não servem para nada qualquer um dele podem ser burlados fácil e fácil e isso e comprovado eu faço testes no meu PC e eu consigo jogar um vírus no anti vírus através do DDOS a maneira mais fácil, é a mais fácil de jogar um virus no PC , o único antivirus que e bom da ai e o Anti MalwareBytes !
Eu não possuo anti virus no meu Pc pois eu tenho o sistema próprio do meu pc contra virus !
Assim como uma casa que possui a mais alta tecnologia antiroubo pode ser penetrada por bandidos, um computador que possui o melhor antivírus também pode ser infectado. É fato que antivírus podem ser burlados, mas, convenhamos, não é qualquer vírus que é capaz de fazer isso.
O que vai definir a proteção de seu computador é o conjunto da obra que foi descrita no tópico e ainda assim não lhe deixará 100% imune a contaminações. De fato, não adianta ter o melhor antivírus se não possuir cuidado algum, o software de antivírus é apenas um aliado para lhe dar um mínimo de proteção, em outras palavras, de que adianta ter um sistema antiroubo de última geração instalado em sua casa e deixar as portas abertas?
Acredito que se antivírus não servisse pra nada assim como foi dito no seu comentário, não seria possível classificar o da microsoft como sendo o melhor da lista, afinal, todos seriam inúteis, não é? Digamos que eles detectem apenas 50% dos vírus existentes por aí, ainda conseguem manter seu computador livre destes 50%, portanto, ainda ajudam. Dos males, o menor.
Sobre o sistema de seu computado que mencionou no tópico, poderia falar mais a respeito? Achei interessante.
Obrigado. -
esse é otimo contra spyware http://www.superantispyware.com e esse é bem melhor que esse ccleaner ai http://www.wisecleaner.com/wise-disk-cleaner.html
-
esse é otimo contra spyware http://www.superantispyware.com e esse é bem melhor que esse ccleaner ai http://www.wisecleaner.com/wise-disk-cleaner.html
Adicionados!
Obrigado. -
Esse SUPERAantiSpyware é muito show
-
Muito Bom! Gostei.
-
Isto é o básico para quem vive em um computador :O
-
Um Bom tutorial , vai ajudar quem ainda não tem conhecimento sobre o caso.
-
Eu uso o Combo Fix também que é Para Malware , nunca tive problemas e sempre ajuda também
O ComboFix é um programa extremamente pequeno e com recursos muito bons para procurar e retirar possíveis malwares do computador ou resolver problemas de conflitos e falhas no sistema. Ele funciona sem precisar ser instalado, pois pode ser executado por um pendrive ou HD externo. -
Gostaría de informar a todos que existe um Vírus "Sequestrador de arquivos" chamado na internet de "Ransomware", que é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um valor de "resgate" para que o acesso possa ser reestabelecido. Após infectado, fica impossível recuperar arquivos e programas do computador infectado. O mesmo neste caso deverá ser formatado imediatamente.
As formas mais frequentes de infecção:
1) E-mails maliciosos
Não abra e-mails provenientes de fontes desconhecidas ou que não confie. A maioria dos vírus chega até você por e-mail, onde colocam assuntos interessantes e chamativos para que possa abri-los, tais como: - e-mail de cobrança - e-mail de ações judiciais - e-mail de fotos (dizendo que você foi marcado em alguma foto ou mandando fotos nuas suas ou de conhecidos) - e-mail de multas de trânsito - e-mail de depósitos/transferências bancários em seu nome - e-mail de redes sociais
2) Instalação de programas desnecessários Evite instalar serviços e aplicações que não são necessários no seu dia-a-dia tais como transferências de arquivos e servidores de compartilhamentos de arquivos, programas de acesso a desktops remotos e similares. Tais programas são perigos potenciais e não deve ser instalado se não for absolutamente necessário. Por vezes, alguns arquivos são baixados automaticamente na internet ao entrar em sites maliciosos, nunca instale nenhum programa que não conheça. Não copie arquivos de fontes desconhecidas. Verifique a procedência dos arquivos que você baixa e sempre use o antivírus para verificar se estão sem nenhum malware antes de abrir ou executar.
3) Mantenha seu antivírus e Windows atualizado Mantenha o seu antivírus, sistema operacional e programas sempre atualizados, pois corriqueiramente são encontrados brechas nos sistemas e os fabricantes lançam atualizações para impedir que seu computador seja hackeado ou infectado. -
adorei, amei, maravilindo
-
Obrigado rs
-
Ajudou Muito Obrigado
By: k2damorte433
Clan: .Alfa. ™ -
Como já temos bastante "cleaner's" no tópico, atualizarei com os indicados mais pra frente.
Obrigado pelas sugestões.Eu uso o Combo Fix também que é Para Malware , nunca tive problemas e sempre ajuda também
O ComboFix é um programa extremamente pequeno e com recursos muito bons para procurar e retirar possíveis malwares do computador ou resolver problemas de conflitos e falhas no sistema. Ele funciona sem precisar ser instalado, pois pode ser executado por um pendrive ou HD externo.
Combofix adicionado.Gostaría de informar a todos que existe um Vírus "Sequestrador de arquivos" chamado na internet de "Ransomware", que é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um valor de "resgate" para que o acesso possa ser reestabelecido. Após infectado, fica impossível recuperar arquivos e programas do computador infectado. O mesmo neste caso deverá ser formatado imediatamente.
As formas mais frequentes de infecção:
1) E-mails maliciosos
Não abra e-mails provenientes de fontes desconhecidas ou que não confie. A maioria dos vírus chega até você por e-mail, onde colocam assuntos interessantes e chamativos para que possa abri-los, tais como: - e-mail de cobrança - e-mail de ações judiciais - e-mail de fotos (dizendo que você foi marcado em alguma foto ou mandando fotos nuas suas ou de conhecidos) - e-mail de multas de trânsito - e-mail de depósitos/transferências bancários em seu nome - e-mail de redes sociais
2) Instalação de programas desnecessários Evite instalar serviços e aplicações que não são necessários no seu dia-a-dia tais como transferências de arquivos e servidores de compartilhamentos de arquivos, programas de acesso a desktops remotos e similares. Tais programas são perigos potenciais e não deve ser instalado se não for absolutamente necessário. Por vezes, alguns arquivos são baixados automaticamente na internet ao entrar em sites maliciosos, nunca instale nenhum programa que não conheça. Não copie arquivos de fontes desconhecidas. Verifique a procedência dos arquivos que você baixa e sempre use o antivírus para verificar se estão sem nenhum malware antes de abrir ou executar.
3) Mantenha seu antivírus e Windows atualizado Mantenha o seu antivírus, sistema operacional e programas sempre atualizados, pois corriqueiramente são encontrados brechas nos sistemas e os fabricantes lançam atualizações para impedir que seu computador seja hackeado ou infectado.
Obrigado pelas dicas.adorei, amei, maravilindo
Thanks. :cool:Obrigado rs
De nada, Haha.k33damorte escreveu: »Ajudou Muito Obrigado -
Eu Uso ComboFix rsrsr E Muito Bom Mas Vou Instalar Alguns Desses rsrsrs Obg [MOD]Fabinho
-
Gostaria que tirasse uma duvida minha , hoje quando fui logar esta dando o erro : File is changed: W[2007]L[2] alguem poderia me ajudar ?
-
BrunoRdmZika escreveu: »Gostaria que tirasse uma duvida minha , hoje quando fui logar esta dando o erro : File is changed: W[2007]L[2] alguem poderia me ajudar ?
Bom dia,
Siga os passos desse guia : http://br.support.z8games.com/br/index.php?/Default/Knowledgebase/Article/View/158/32/hgwc---file-is-changed--w2007-l0
Informe resultados ou crie um tópico na área de Suporte Técnico para ficar mais fácil de ser visualizado por algum moderador. -
Spyshelter free protege os navegadores chrome, firefox, internet explorer... e alguns tipos de keyloggers residentes na memória.
-
Infelizmente nada me ajudou aqui
-
meu pc é tão seguro ke nem eu cosigo entrar nele
-
Avast é bom demais
-
muito bom ,vlw
-
Ajudo muito, valeu.
-
Alguns programas que poderiam ser add no tópico.
Adware
Adware é uma forma de malware que se esconde em seu dispositivo e exibe anúncios indesejados. Há ainda adware que monitora seu comportamento online de forma que possa exibir a você anúncios específicos.
Mais sobre
https://br.malwarebytes.com/adware/
Programa.https://br.malwarebytes.com/adwcleaner/
.
.
Para o Navegador.
Malwarebytes Browser Guard
Filtra anúncios irritantes e golpes enquanto bloqueia rastreadores que espionam você. Baixe gratuitamente para os navegadores Chrome e Firefox.
Programa.
https://www.malwarebytes.com/browserguard/
.
.
Desinstalador de Programas.
Wise Program Uninstaller é a solução perfeita para desinstalar o software Windows, permitindo que você desinstale programas de forma rápida e completa usando sua interface simples e amigável. O mecanismo de verificação integrado irá verificar e excluir todos os arquivos, pastas e itens de registro associados à esquerda após a desinstalação, certificando-se de que o software seja completamente removido do computador.
Programa.https://www.wisecleaner.com/wise-program-uninstaller.html
.
.
Monitor de Processos.
O Wise System Monitor foi projetado para oferecer uma maneira simples de monitorar o uso da memória, da CPU, de todos os processos em execução e das principais informações dos componentes de hardware do seu PC. Como você sabe o que está consumindo sua RAM e CPU, qual parte do seu PC está superaquecida, você pode lidar com eles de acordo para garantir a funcionalidade do computador.
Programa.
https://www.wisecleaner.com/wise-system-monitor.html
.
.
Otimizador de Memoria
Libere e ajuste a memória ocupada por aplicativos inúteis
A maioria dos usuários de PC tem aplicativos conhecidos e desconhecidos em execução em segundo plano que ocupam a memória física do computador e, portanto, afetam seu desempenho. O Wise Memory Optimizer ajuda você a liberar e ajustar a memória física ocupada por alguns aplicativos inúteis para aumentar o desempenho do PC.
Programa
https://www.wisecleaner.com/wise-memory-optimizer.html
.
.
Desativar Programas que iniciam ao ligar o PC.
Quick Startup lista todos os programas que começam a ser executados quando ligamos nosso computador. Com cada um, recebemos uma opção simples de um clique para atrasá-lo.
Programa.
https://www.glarysoft.com/quick-startup/
.
.
Procura arquivos / pastas no computador. (Util para excluir arquivos desinstalados do pc. Exemplo exclui o CROSSFIRE da maquina, ai uso ele para achar os arquivos restantes no pc. e excluir completamente. (Use com cuidado)
Quando você digita qualquer nome de arquivo, assunto ou palavras-chave em sua caixa de pesquisa, a tela de resultados exibe tipos de arquivos relacionados a essas informações em menos de um segundo. Ao mesmo tempo, ele listará vários arquivos semelhantes de que você não precisa.
Programa.
https://www.glarysoft.com/quick-search/
. -
eu aqui uso comodo internet security por ter ampla proteção e ser gratuito