Paradoxo
Como vocês devem saber, ou não, sou fã da série Doctor Who. No episódio 4 da nona temporada, o Doutor apresentar um paradoxo.
Um viajante do tempo é fã do músico e compositor Ludwig van Beethoven. Como um bom viajante do tempo, ele pega sua Tardis e viaja até a Alemanha do século 18. Porém, ao procurar pelo músico, ele não o encontra de jeito algum. Sua família sequer havia ouvido falar em seu nome. Beethoven, literalmente, não existe. O viajante entra em pânico, pois não viveria em um mundo sem as músicas Beethoven. Por sorte, ele trouxe suas partituras para o músico assinar. Quem assina, é um homem chamado apenas de Ludwig. Ludwig, ao notar as músicas, copia-as e as publica, tornando-se o mundialmente famoso músico Beethoven, cujo nome adotou após conhecer o viajante do tempo.
A pergunta é: quem criou as composições?
Um viajante do tempo é fã do músico e compositor Ludwig van Beethoven. Como um bom viajante do tempo, ele pega sua Tardis e viaja até a Alemanha do século 18. Porém, ao procurar pelo músico, ele não o encontra de jeito algum. Sua família sequer havia ouvido falar em seu nome. Beethoven, literalmente, não existe. O viajante entra em pânico, pois não viveria em um mundo sem as músicas Beethoven. Por sorte, ele trouxe suas partituras para o músico assinar. Quem assina, é um homem chamado apenas de Ludwig. Ludwig, ao notar as músicas, copia-as e as publica, tornando-se o mundialmente famoso músico Beethoven, cujo nome adotou após conhecer o viajante do tempo.
A pergunta é: quem criou as composições?
Comentários
-
Pode ser que Ludwig ainda não tivesse as criado, o que o rapaz fez foi apenas adiantar as composições dele; é como se eu estivesse para criar algo e antes disso aparecesse alguém falando da minha criação sem eu ter as criado ainda.
Ou não sei, pode ter sido um universo paralelo em que Ludwig não iria cria-las, só que o viajante acabou mostrando as músicas para ele; ou seja, o Ludwig de um universo criou e o Ludwig do outro copiou com a ajuda do viajante.
Isso buga minha mente. <.<
O certo é você só poder viajar para uma época em que você exista e toma posse do seu corpo, como no X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. -
Esse daí é o famoso paradoxo de bootstrap, onde um objeto pode existir sem ter um criador.
-
No Doctor Who tem aquela coisa do tempo poder ser reescrito, talvez o Beethoven existiu mas aconteceu algo e ele deixou de existir mas sobrou algo dele dentro da máquina do tempo.
É mais provável que o próprio Doctor tenha criado o Beethoven, tipo num loop temporal igual levar uma tecnologia pro passado só que no caso com uma música criado por algum desconhecido que foi parar na mão do Doctor que levou pro passado e o sujeito copiou e no futuro o sujeito desconhecido que originalmente criou não as fez pq a lenda Beethoven é muito conhecida e mesmo se o autor original não conhecesse Beethoven e publicasse as músicas ele seria chamado de charlatão, talvez o autor seja um grande compositor que nasceu depois do da lenda Beethoven e que usou sua genialidade pra criar outras sinfonias. :v
Mas eu ainda nem assisti esse ep, estou na temporada 8 ainda, estão é só especulação... '-' -
Talvez Ludwing não tenha criado ainda e por sinal ele achou que ele não existia, ou se não eles estavam todos chapados, pois bem essa série é boa? Tava pensando em assistir.
-
Esse daí é o famoso paradoxo de bootstrap, onde um objeto pode existir sem ter um criador.
-
Então Ludwig foi presenteado pelo paradoxo... Queria que aparecesse alguém falando que eu ganhei na Mega Sena e com os números na mão também.