A Persistência

Olá Senhoras e Senhores,

Primeiramente deixarei claro que, você que odeia ler, estarei deixando este vídeo (fonte), que dirá a mesma coisa que eu direi nesse tópico.

Vamos lá.

Agora, o que é persistência, Newhum?

- Persistência é você continuar caminhando na direção de seus objetivos, mesmo diante de obstáculos, problemas, adversidades, seja qual for a negatividade.

A maioria das pessoas, atualmente, ao enfrentar o primeiro obstáculo - dúvida, problemas -, já desiste de continuar. Isso é um fator preponderante em muitos seres humanos, e é ruim. Muitos acreditam que o contrário de sucesso, é fracasso. Todavia, o contrário de sucesso, é desistir. Que pena que as pessoas não fracassam, pois estão desistindo antes.

Mas Newhum, é bom fracassar?

- Claro que não, o bom é ter sucesso. Mas se eu não tive sucesso, para que eu não possa fracassar, é necessário não desistir, é preciso aprender com o que aconteceu, aprender com a adversidade, criar novos paradigmas construindo conceitos, ferramentas "anti-fracasso".

Agora, com estudos já feitos, acredite: QUANTO mais sucesso, mais adversidade, mais problemas, mais obstáculos. Pois quando você está lá embaixo, talvez os obstáculos sejam diferentes e fáceis, mas na medida que você cresce, que você realiza, os obstáculos são maiores, o estímulo tem que ser maior, a determinação tem que ser maior, a PERSISTÊNCIA tem que ser maior para você vencer.

E te pergunto antes de prosseguir. Responda: O quanto você é persistente, em uma escala de 0 a 10? Pense e reflita um pouco, e quando disser o quanto você é, continue a ler.

Muitas pessoas quando enfrentam o primeiro problema, já para ali, com medo de se desafiar, com medo de continuar, com medo de ir além, e FRACASSAR. O medo pode ser que seja o pior problema para a persistência, depois a dúvida, e depois os problemas e adversidades. A persistência, onde estarei lhe afirmando agora, é proporcional ao seu sucesso.

Mas Newhum, sou bastante persistente, mas tive sucesso...

- Afirmando... você não é persistente, você é insistente. Persistente é diferente de insistente. A Insistência é uma dissidência da persistência, e uma dissidência negativa. Explicando... a pessoa insistente, sempre está lá, não desiste, não para, porém sempre da mesma maneira, e dá errado, e ele faz da mesma maneira, e assim sucessivamente da mesma maneira. Uma pessoa insistente pode ser até chamada de louca: pois ela continua fazendo as mesmas coisas, da mesma maneira, e tendo resultados ruins e continua fazendo.

Einstein dizia que louco é aquela pessoa que continua fazendo as mesmas coisas da mesma maneira querendo resultados diferentes, isso é insistir, com a frase: "Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual".

Já a persistência é, eu continuo fazendo, mas diante da dificuldade, do fracasso, eu aprendo. Vou descobrindo o que não dá certo, e vou tentando fazer diferente até dá certo... Estou buscando, estou aprendendo, estou fazendo cada vez diferente para que o que quero aconteça. Em alguma tentativa, funciona.

O seu sucesso, é igualmente a nota que você deu a sua persistência. Se sua persistência é 10, teu resultado, e seus sucessos, serão 10. Se sua persistência é 5, teu resultado, e seus sucessos serão 5.

Mas Newhum, eu queria ter mais persistência, mesmo tentando e tentando, não consigo, como posso gerar mais resultados? Como posso alcançar o sucesso?

- Existe uma maneira. Neurocientistas mostraram como se tornar mais persistente. O corpo humano funciona porque existe hormônios e neuro hormônios, para tudo. Para todos os comportamentos tem uma qualidade hormonal específica. Para o sexo, tem uma qualidade hormonal específica no nosso corpo, predominando a testosterona no caso do homem. Na luta, tem a adrenalina. Para o amor, tem a citocina. Uma pessoa estressada, tem o cortisol. Então para cada momento, para cada comportamento, para cada sentimento tem uma qualidade química no ser humano preponderante naquele momento. E a persistência também... a dopamina. Pesquisas provam quanto mais dopamina no organismo, mais persistente a pessoa é.

Então, dá para tomar uma injeção de dopamina? Para tomar comprimidos?

- Não. Mas você tem em seu cérebro, uma caixa da farmácia, que você tem toda química disponível a qualquer hora para você. Inclusive, a dopamina.

Então como produzir dopamina, Newhum?

- Simples. A ciência mostra e prova que o caminho para você produzir dopamina é: fechar os olhos, e fazer um ensaio mental - que seria, você ver, pensar no seu objetivo sendo realizado ao fechar os olhos -, isso, fazendo de 5 a 7 minutos por dia.

E Newhum, o que quer dizer isso?

- Sempre que você realiza um desejo, um objetivo, o corpo produz. Mas o cérebro humano não distingue o que é real, e o que é imaginário, e quando você fecha seus olhos, e imagina o seu objetivo sendo realizado, com todos os detalhes possíveis, e aí o seu cérebro não sabe o que é imaginação, e seu cérebro por não saber distinguir, nessa hora, enche seu corpo, sua mente, de dopamina. E nesse momento, você muda seu comportamento, seus hábitos, seu corpo vai começar a perseguir isso. A dopamina faz você agir, dopamina te leva a ação, dopamina produz persistência.

Isso é uma auto-ajuda?

- Não estou falando de auto-ajuda, e sim de processos científicos, nós ensinamos o método CIS, com toda a bibliografia, vários autores já disseram a mesma coisa. Amy Cuddy "Sua linguagem corporal molda quem você é"; Robert A. Emmons "Agradeça e seja feliz"; Michael E. Mccullough "A psicologia da gratidão"; todos os autores, cientistas, renomados, e todos falam a mesma coisa. O pensamento, a imaginação, produz uma química específica e correlata a imaginação, e para produzir dopamina que é o hormônio da persistência, basta visualizar seus objetivos sendo realizados por 5 a 7 minutos intensamente. Isso vai produzir dopamina e produzirá persistência fazendo com que você mude seus hábitos, enfrente desafios, que vão te levar ao seu sucesso, em seus objetivos.

Agora, você estaria disposto a fazer ensaios mentais por 5 a 7 minutos todos os dias sempre visualizando o seu objetivo sendo realizado?

Comentários