Cinco coisas que você PRECISA considerar antes de comprar um monitor para o seu PC

Antes de tudo, eu não fiz esse post. Estou apenas traduzindo, e espero que você diga se a tradução foi boa ou não. Muitas pessoas apareceram com essa dúvida aqui no fórum, mas quando elas conseguem uma resposta, o post delas que talvez serviria para outra pessoa acaba perdido. Não sei se os MODs botariam esse tópico como “sticky”, mas caso não aconteça, eu vou botar ele na minha assinatura para que mais pessoas possam se informar. Aqui esta o post original, caso você ache o meu PT-BR muito ruim. http://imgur.com/a/14kwY
O post pode ser um pouco grande, então aqui vai algumas músicas para você ouvir enquanto isso.
1 2 3 4
etgBAG4.jpg

Quando o assunto e montar um PC gamer ou melhorar um velho computador para que ele consiga lidar de maneira mais eficiente com jogos da ultima geração, muitos gamers que não estão acostumados com o processo de montagem ou gamers novatos no hobby fazem um comum, porém fatal erro. Por não prestar a devida atenção na sua escolha de monitor, você pode acidentalmente investir numa tela que e muito modesta para o seu PC. Depois da placa de vídeo, seu monitor e o fator mais importante na qualidade de um PC gamer. Errar na hora dessa escolha pode significar a diferença entre um aparelho que faz todos os seus amigos ficarem com inveja e um tijolo com LED cheio de potencial desperdiçado, que não passa da utilidade de um aquecedor de R$:4000. Esse álbum contem cinco aspectos chave de um monitor que você deve considerar antes de clicar “Adicionar ao carinho”. Eu também inclui minha opinião pessoal sobre quando ou não vale a pena ter um monitor 4K em vez de um 2K.

TL;DR: Não seja preguiçoso quando for comprar um monitor. Faça sua pesquisa, e/ou leia isso (onde o OP já fez a pesquisa para você).

AVISO: Eu não sou de nenhuma forma um expert em computação, mas eu fiz a minha pesquisa antes de postar. Se você encontrar algum problema com as informações factuais nesse post, me diga e eu irei atrás. Obrigado!
RESOLUÇÃO NATIVA
Y7OVNnY.png

Resolução nativa se refere ao número de pixels individuais na tela. Normalmente ela e determinada pelo número de pixels no eixo-X vezes o número total de pixels no eixo-Y (Ex: 1920 x 1080).

As três resoluções que eu vou discutir aqui são:
-FHD: Também conhecida como 1920 x 1080 ou 1080p
-2K: Também conhecida como WQHD, 2560 x 1440, ou 1440p
-4K: Também conhecida como UHD, 3840 x 2160, ou 2160p

Todos deveriam saber o que FHD é. Muitos de nós passaram a infância pedindo aos nossos pais que trocassem o monitor antigo CRT da sala por um monitor HDTV. FHD e um pouco antigo agora, mas ainda esta muito vivo na indústria de monitores e de TV. Se você estiver montando um PC gamer com uma verba controlada, eu recomendo FHD porque ele combina ate três dos quatro melhores atributos nesse post com um preço acessível e que não vai fazer sua placa de vídeo derreter através da sua placa-mãe.

Com 70% a mais de pixels, 2K foi o próximo grande salto em resoluções de monitores. Você ainda pode ter todos quatros atributos em alguns monitores 2K, mas esteja pronto para pagar por eles. Os melhores monitores 2K tem preços aproximados dos novos monitores 4K que veem caindo de preço nos últimos dois anos. Uma outra coisa a ser considerada com 2K e que renderizar todos esses pixels extras vai requerer uma placa de vídeo mais potente, então tenha certeza que seu GPU consegue rodar suavemente seus jogos favoritos na resolução máxima antes de comprar.

4K chegou e esta mais barato do que nunca, mas vale a pena? Eu tocar nesse assunto depois, mas por enquanto eu vou te dizer que resolução UHD e mais ou menos 4 vezes melhor do que monitores FHD regulares. Você pode não gostar tanto dessa tecnologia, mas as imagens são muito boas, e ter um monitor 4K com certeza vai deixar os seus amigos verdes de inveja. Apenas lembre que ao usar 4K, assim como 2K, a resolução vai botar bastante estresse na sua placa de vídeo. Então tenha certeza de que esta preparado.
TAXA DE ATUALIZAÇÃO
swDE0o6.jpg

Taxa de atualização, (medida em hertz) se refere ao número de vezes que um monitor pode mudar uma imagem em um segundo. Por exemplo, um monitor de 60Hz pode mudar a imagem 60 vezes por segundo. A regra e que, quanto mais rápida for a tela, melhor. Ter mais frames em um segundo torna a animação suave e mais próxima da vida real. De certa forma, ter uma taxa de atualização mais rápida te ajuda a ter uma imersão maior no jogo. Tanto e que, muitos entusiastas com PCs customizados caríssimos preferem monitores com uma taxa de atualização de 144Hz. Qualquer coisa acima disso e visto como desnecessário e um exagero, mas existem monitores que são capazes de uma taxa de atualização de 200 imagens por segundo!

Quando for comprar um monitor, tenha certeza de combinar ele o mais próximo possível com a performance da sua placa de vídeo usada nos seus jogos favoritos. Em outras palavras, se seu GPU consegue apenas renderizar jogos a 60FPS (frames por segundo), não gaste R$:1200 em um monitor de 144Hz. Da mesma forma, se sua máquina consegue renderizar seus jogos acima de 100FPS, não economize em um monitor de 60Hz. Se você não tem um tecnologia de sincronia adaptável (Vamos falar disso depois nesse post), você pode passar por glitches visuais. Mesmo se você possuir, não combinar seu monitor com a sua placa de vídeo e um grande desperdício de dinheiro e potencial.
TEMPO DE RESPOSTA
PUNWFgY.jpg

Tempo de resposta, (medido em milissegundos) se refere a quantidade de tempo que um comando feito no computador demora para ser representada na tela. No mundo de PC gamers, monitores com uma reposta abaixo de 5ms são considerados bons, e monitores com tempos de dois ou ate um milissegundo são considerados os melhores.

Novamente, tenha certeza que seu monitor combina com sua placa de vídeo. Monitores lentos recebendo comandos de computadores rápidos podem ficar cheios de glitches como ghosting ou smearing, onde o monitor vai ficar atrasado comparado com os comandos causando a projeção de de pixels de uma imagens posterior em cima de outra. Isso faz com que a imagem na tela fique embaçada. A imagem acima e um exemplo de ghosting. Isso e particularmente um problema quando você esta jogando jogos com muita ação rápida.

EDIT:Uma resposta insanamente rápida e normalmente vista como um atributo que faz uma pessoa mudar de ideia na hora de decidir qual monitor comprar. Na realidade, um pequena diferença entre 1 e 5 milissegundos não vai te causar nenhum problema. Porém, antes de você comprar, tenha certeza de checar pessoas que avaliam monitores que não são afiliados com a loja. As vezes um resposta rápida e nula quando um monitor tem lag pra reconhecer os comandos.
TECNOLOGIA DE SINCRONIA ADAPTÁVEL
yAtoATL.png

Os jogos de hoje em dia tem o costume de levar as placas de vídeo ao seu limite absoluto e assim, queda de quadros por segundo visíveis podem ocorrer. Essas flutuações no FPS podem ser tão drásticas como uma queda para 30+FPS momentânea, que e dolorosamente perceptível quando você esta jogando jogos abaixo ou a 60FPS. Para aumentar ainda mais o problema, as vezes quando o seu FPS cai muito abaixo da taxa de atualização do seu monitor ou fica muito acima, um glitch conhecido como “Screen tearing” pode ocorrer. Um exemplo disso pode ser visto na imagem acima. Screen tearing ocorre quando múltiplos frames chegam no monitor ao mesmo tempo, e isso e devido ao framerate do jogo e a taxa de atualização do monitor estarem fora de sincronia.

Previamente, jogos incluíram opções gráficas como sincronia vertical (V-sync) para aliviar screen tearing; porem isso veio em forma de pressão adicional nas placas de vídeo, assim levando a diminuição de frames por segundo. Os melhores monitores agora vem com tecnologia de sincronia adaptável como G-Sync para os usuários do GPU da Nvidia e FreeSync para os usuários de GPU da AMD. Com sincronia adaptável, placas de vídeo e monitores trabalham juntos para praticamente eliminar problemas como screen tearing. Se você realmente quer uma experiência de jogabilidade fantástica, compre um monitor que tenha sincronia adaptável e que combina com o seu GPU escolhido também.

Comentários

• TIPO DE PAINEL
    kxhL0BD.jpg

Dentro do seu monitor esta o seu painel que cria todas as cores nas imagens que você vê na tela. Existem dois tipos principais de painel. Sem tocar no assunto de uma maneira técnica desnecessária em um tópico que eu sei pouco, eu vou te dar os prós e os contras de cada.

TN: A vasta maioria de telas (como o seu notebook... normalmente)
    PRÓS:
    -Mais baratos
    -Tempo de resposta mais rápido
    -Taxas de atualização maiores

Contras:
    -Ângulos de visão limitados ( As cores se distorcem se você não esta perpendicular a tela)
    -Cor geralmente não e tão vivida como as de painéis IPS; Índices de contraste mais baixos

**Painéis TN são geralmente os melhores para jogadores de FPS competitivos que se beneficiam dos tempos de respostas e taxas de atualização mais rápidos.

IPS: Mais novos que TN e mais chique (como no seu smartphone)
    PRÓS:
    -Cores mais vividas com índices de contrastes maiores
    -Ângulos de vista maiores

CONTRAS
    -Mais caros
    -Geralmente possuem taxas de atualizações mais lentos
    -Geralmente possuem tempos de resposta mais lentos

**Painéis IPS são ótimos para editores de fotos ou pessoas que querem a qualidade de fotos o mais vividas possivel.

Alguns fabricantes recentemente conseguiram produzir monitores IPS com taxa de atualização de 144Hz e 4ms de tempo de resposta, quase eliminando a diferença de performance entre eles e monitores TN para gamers. Porém, como todo o tipo de nova tecnologia, esteja pronto para pagar mais por isso.
    2K vs. 4K: O veredito (minhas opiniões em 2015)

jmVpons.png

Se eu tivesse que escolher um novo monitor para um PC gamer hoje, eu escolheria 2K em vez de 4K. Resumindo, o dinheiro que você economiza por não comprar um monitor 4K pode ser usado pra comprar um dos melhores monitores 2K disponíveis. Seus jogos vão ficar bonitos e rodar bem, e assumindo que você vindo de uma tela HD ou Deus te livre de algo mais fraco, a mudança para a resolução 2K ainda vai ser incrível.

Aqui o porquê:

Existem três problemas principais no 4K. O primeiro problema e que ao alcançar framerates aceitáveis com uma qualidade visual alta no jogos mais novos numa tela 4K requer um grande quantidade de poder de processamento. Eu estou falando sobre uma configuração de duas ou ate três (NVIDIA) SLI ou (AMD) crossfire. Você não apenas vai ter que gastar mais dinheiro em um monitor novo, como você também vai ter que gastar mais dinheiro numa secunda ou ate terceira placa de vídeo. Com SLI ou crossfire você também pode ter problemas dependendo das suas placas de vídeos ou placa-mãe, gastando muito dinheiro em alguma loja digital e não tendo nada em troca.

O secundo problema e que quase todas as telas 4K tem uma taxa de atualização de apenas 60Hz. Isso não e um problema se você apenas esta jogando os mais novos títulos AAA e sua placa de vídeo só consegue rodar ate 60FPS; mas muitos gamers de PC pegam títulos antigos na Steam com frequência que ficariam ótimos acima de 60FPS, e por causa da quantidade de poder de processamento gráfica usada na sua maquina que e necessária para usar um monitor 4K, e possível rodar todos esses jogos acima de 60FPS. MAS O MONITOR NÃO VAI TE PERMITIR. Ate mesmo com tecnologia de sincronia adaptável, você não pode jogar jogos acima de 60FPS em telas 4K.

Finalmente, muitos jogos antigos não que não foram feitos para 4K vão ter uma aparência distorcida e um display largo. Texto vai ter uma aparência bem menor que o normal e coisa do HUD e outros pontos vão ter uma aparência borrada. Isso e realmente incomodante se você e um perfeccionista ou realmente não gosta de manter seus olhos semicerrados (forçar a vista).

Então se você esta apenas interessado em jogar os jogos mais antigos no mercado, não se importa de ficar limitado a 60FPS, e não vê problema em gastar dinheiro extra pelo monitor, mais poder de processamento, e possivelmente mais soluções avançadas de resfriamento (Ex. Mais ventiladores ou resfriamento líquido customizado), então você tem todos os motivos para investir em 4K. Você vai deixar os seus amigos com tanta inveja que eles vão considerar te roubar enquanto você dorme.

Porém se você ama jogar jogos antigos, gosta de taxas de quadros alta, e acha que um Nvidia GTX 980ti e poder de processamento suficiente para você, fique com 2K. Você vai conseguir o mesmo pela mesma quantidade de dinheiro, e sair do HD ainda vai ser ótimo!
    c97.png

Em nota adicional, você não precisa de todos esses atributos em um monitor para ter um PC gamer ótimo. Resolução e taxa de atualização são ambos importantes, e tecnologia de sincronização adaptável foi algo que mudo a industria. Tempo de resposta e um bônus, e sua escolha de painel esta inteiramente ligada as suas prioridades e o que você deseja no seu display gamer. Procure por avaliações de terceiros de tudo que você talvez queira comprar. Um monitor pode ser um investimento caro, então não pegue leve.
  • Acho que isso é uma guia de monitores xD.

Ótimo tópico.
  • esse ai merece trabalhar no tecmundo kk bom post.
  • vasped escreveu: »
    esse ai merece trabalhar no tecmundo kk bom post.

3315636+_a603e3b10777c9169e82b10bc3a7865b.png

Que isso cara. Eu só traduzi o texto.
    SR_REBELDE escreveu:
    Acho que isso é uma guia de monitores xD.

E bem por ai. O bom disso e que ele já vem com respostas ate mesmo para coisas que não envolvem monitores. Tipo a parte sobre V-Sync.
  • Acho que seu tópico deveria ser fixo, pois a quantidade de gente que pergunta qual monitor comprar é grande.
  • Gabriel escreveu:
    _];n662916]Acho que seu tópico deveria ser fixo, pois a quantidade de gente que pergunta qual monitor comprar é grande.

Acho que nem rola, ate porque eu duvido que algum MOD tenha lido esse post.
  • Bacana seu post, eu trabalho no ramo do 3D, e realmente o monitor faz uma grande diferença, o problema que um monitor bom mesmo custa em torno de 3k a 4k é um absurdo.
  • DarK69 escreveu: »
    Bacana seu post, eu trabalho no ramo do 3D, e realmente o monitor faz uma grande diferença, o problema que um monitor bom mesmo custa em torno de 3k a 4k é um absurdo.

:( Pois e. Eu tentei traduzir os Dólares, só que essa parte para o brasileiro e mais complicada.