Curiosidades #2
Buracos Negros ?
Gravidade ?
Ondas Gravitacionais ?
Gravidade ?
Ondas Gravitacionais ?
Breve Sumário
O que é isso ? Como funcionam ? Que diabos são ondas gravitacionais ?
Essas e outras perguntas costumam a perturbar a cabeça de muitas pessoas. E dando inicio a conteúdos novos compartilhados no fórum, com a ideia de JeaNN][JeaNN em criar tópicos sobre ''Curiosidades'' e com o meu interesse latente em divulgar informações sobre ciência aqui no fórum, damos inicio ao segundo tópico sobre curiosidades.
Afinal o que são essas coisas ?De principio, O que é Gravidade ?
- Para respondermos estas e outras perguntas devemos voltar a era da Física clássica & Inicio da Física Moderna, estamos nos referindo ao século XVII. Para explicarmos o que é Gravidade vamos direto até este cavalheiro (Fig. abaixo), Por muitos conhecido como o ''Homem mais inteligente que já existiu a caminhar sobre a superfície da Terra'':
Sir Isaac Newton, 1642-1727.
Nascido no povoado de Woolsthorpe, em Lincolnshire (Inglaterra). Newton descobriu muitas coisas que abriram diversas portas para a ciência, dentre essas inventou também o Cálculo. Leis do Movimento, Lei da gravitação universal, Leis de óptica ............... e então ele completou 26 anos. :eek:
Nos estudos de Newton, Gravidade era uma força invisível que se interagia entre os corpos; para corroborar com o que ele dizia, ele inventou o cálculo para explicar essa interação de forças: F=G.M1 . M2/ d², Força é igual a constante gravitacional vezes a massa do corpo-um vezes a massa do segundo corpo dividida pelo quadrado da distância. Basicamente até aí era a nossa explicação sobre a força que interagia entre os planetas e todo o nosso universo.
Décadas se passaram depois de sua morte... no século XIX eis que nasce uma outra mente brilhante no nosso pálido pontinho azul para explicar oque não entendiamos até então, Abaixo a imagem do nosso segundo cavalheiro:
Albert Einstein, 1879-1955.
Nascido na cidade Ulm na Alemanha, Einstein Desenvolveu a Teoria da relatividade Geral , que hoje nos concede a entender o que realmente era aquela ''Força invisível'' de newton. Einstein demonstrou que a Gravidade não só era uma força no espaço e tempo, mas que era a pertubação do tecido do espaço-tempo que se distorcia através de um corpo com massa, ou seja, gravidade é uma distorção do espaço-tempo (Fig. Abaixo).
Buracos Negros:
O que são Buracos negros ?
- Buraco negro é o estágio final da vida de uma estrela, nem todas as estrelas podem virar um buraco negro. somente 1 acada 100 mil é massivo o bastante para se tornar tal.
Buracos negros não são realmente buracos ,mas sim esferas. Esferas tão pequenas extremamente massivas e densas, que curva desproporcionalmente o tecido do espaço-tempo, sua força é tão brutal que nem mesmo a luz consegue escapar de seu horizonte.
Cygnus X-1, o primeiro buraco negro detectado pelos cientistas em 1.971, sugando sua estrela vizinha.
Explicação detalhada:
''Acredita-se que estrelas com massa dezenas de vezes maior que o Sol sofrem ao longo de milhões e até bilhões de anos mudanças decorrentes da queima de seu combustível. Algumas transformam-se em Supergigantes vermelhas, que podem explodir por causa de violentas reações nucleares. A expansão das camadas externas dessa estrela decorrente da explosão é denominada Supernova. Se ainda assim o núcleo da supergigante vermelha permanecer com a uma massa cerca de três vezes a massa do Sol, ocorrerá a formação do chamado buraco negro.''
Química e Física - Demétrio Gowdak &¨Eduardo Martins.
Ondas Gravitacionais ?
- Recentemente, no dia 11 de fevereiro deste ano (2016) Tivemos uma das descobertas mais fascinante da história da ciência, A detecção de ondas gravitacionais. Ondas gravitacionais são pertubações do tecido do espaço-tempo decorrente de uma colisão de dois corpos massivos. Um exemplo foi a confirmação dos cientistas da L.I.G.O (Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser), com a detecção de ondas gravitacionais decorridas ,acreditam-se, de uma colisão de dois buracos negros super-massivos fazendo com que esses interferômetros fossem capazes de detectar um evento como este ocorrido à 1,3 Billhões de anos.
Ilustração de como seria essas colisões.
E também aqui as frequências de ondas detectadas e convertidas em sons.
Então pessoal, Gostaram ? acharam interessante este sumário (que me deu trabalho)? se sim comente, deixa o like no post & deem uma conferida nas fontes! sempre estão atualizadas com conteúdos de ciência.:rolleyes:
Fontes Primárias:
Série Cosmos- A Spacetime Odyssey
Nerdologia - Buracos Negros
Ciência todo dia
hype.science
Space today
Fontes Secundárias:
Página Ciência e Astronomia
Vsauce
Fatos sobre buracos negros
Fontes terciária:
Eu mesmo, SysrqBreak
wikipedia
Gifs e Imagens google
Chandra - Cygnus X-1
Fontes quaternária:
Mais curiosidades sobre buracos negros
Reportagem do JN
Fonte adicional:
Video sobre ondas gravitacionais
(postado há 10 horas atrás, do canal nerdologia)
Sumário meramente produzido por mim, unica parte do texto que foi exatamente copiada de algo foi sobre ''Explicação Detalhada''.
a imagem em gif é uma mera ilustração de como seria essa colisão do passado.:cool:
Comentários
-
Belo tópico! Segura meu Like
-
Tópico incrível!
É ótimo ver como o espaço pode ser lindo e ao mesmo tempo perigoso.
Teoria da relatividade de Einstein é genial, onde a desenvolveu com apenas 26 anos de idade, simplesmente um gênio. -
Tópico bastante organizado e informativo. Parabéns!
-
Chega a ser hilário como mostra, um Cientista "diz" algo ao entender dele, depois vem outro e confirma tudo e mostra mais algo...
Curti seu tópico, eu também curto como capitulou as informações. Parabéns. -
Simplesmente fascinante,tem talento para isso !
Tópico muito organizado,tomara que todos percebam o trabalho que teve para criá-lo,parabéns !!
Acho muito interessante esse assunto e todas as descobertas de Isaac Newton e Albert Einstein.
~Jean -
Legal, pena que este lance de buracos negros até mesmo a gravidade, é pura conversa fiada ..... Sir Isaac Newton maçom de 33º ....
-
Astrofísica?? I love this!
-
Parabéns gostei do tópico organizado e muito interessante.;)
-
Bem explicado, resumido e objetivo. Ótima tópico.
-
colisões de buracos negros, passou no Fantástico domingo passado, muito legal.
-
Belo tópico Bem resumido e é um assunto interessante \o/
-
Ótimo tópico ! esses assuntos são o que mais me interessam , vou dar mais uma pesquisada sobre isso :-)
-
Muito interessante, eu lembrei aqui que eu sempre me dei bem nas aulas de geografia nas matérias sobre planetas, e por incrível que pareça eu adoro tudo isso.
Ótimo tópico. -
Belo tópico! Segura meu Like
Valeu!
[QUOTE=[MOD]Ceifa;n684625]Tópico incrível!
É ótimo ver como o espaço pode ser lindo e ao mesmo tempo perigoso.
Teoria da relatividade de Einstein é genial, onde a desenvolveu com apenas 26 anos de idade, simplesmente um gênio.[/QUOTE]
[QUOTE=[MOD]Apolo;n684636]Tópico bastante organizado e informativo. Parabéns! [/QUOTE]
Obrigado
[QUOTE=[MOD]Newhum;n684638]Chega a ser hilário como mostra, um Cientista "diz" algo ao entender dele, depois vem outro e confirma tudo e mostra mais algo...
Curti seu tópico, eu também curto como capitulou as informações. Parabéns.[/QUOTE]
heheh, concordo. Valeu cara
e a propósito... vc que é o cara que manja dos HM ? ou estou enganado 0.0 (virou moderador e só agora percebi ahsuahsuahush)JeaNN escreveu:[JeaNN;n684664]Simplesmente fascinante,tem talento para isso !
Tópico muito organizado,tomara que todos percebam o trabalho que teve para criá-lo,parabéns !!
Acho muito interessante esse assunto e todas as descobertas de Isaac Newton e Albert Einstein.
~Jean
Infelizmente nem todos percebem, né?
E valeu cara! se não fosse o seu outro tópico lá ... essa minha vontade ainda estaria latente ****[...]Legal, pena que este lance de buracos negros até mesmo a gravidade, é pura conversa fiada ..... Sir Isaac Newton maçom de 33º ....
???????????????Astrofísica?? I love this!Parabéns gostei do tópico organizado e muito interessante.;)
Vlw
[QUOTE=[MOD]Harris;n684909]Bem explicado, resumido e objetivo. Ótima tópico.[/QUOTE]
(y)colisões de buracos negros, passou no Fantástico domingo passado, muito legal.
yeapjfhwegejrhht escreveu: »Belo tópico Bem resumido e é um assunto interessante \o/
Pode cre \o/Ótimo tópico ! esses assuntos são o que mais me interessam , vou dar mais uma pesquisada sobre isso :-)
Hehehe
[QUOTE=[MOD]Wink;n685202]Muito interessante, eu lembrei aqui que eu sempre me dei bem nas aulas de geografia nas matérias sobre planetas, e por incrível que pareça eu adoro tudo isso.
Ótimo tópico. [/QUOTE] Putz geografia era palido pra mim , kk...
- Valeu -
Falou do espaço o [GM]Astro dá like! =p
Excelente tópico, parabéns! -
[QUOTE=[GM]Astro;n687281]Falou do espaço o [GM]Astro dá like! =p
Excelente tópico, parabéns! [/QUOTE]
Hehehe, Obrigado