Curiosidades #3
Luz!
Tempo & Realidade!
Tempo & Realidade!
As Macros Escalas do Universo
Reprodução de texto adaptada da série cosmos
Você sabe o que é a Luz ? sabe oque ela pode fazer ? qual truque ela pode nos mostrar ? Não!? então venha comigo.
"Ver não é acreditar.
Nossos sentidos podem nos enganar
Mesmos as estrelas não são o que parecem ser
O cosmos revelado pela ciência
é mais estranho do que você possa imaginar.
Luz, tempo, espaço e gravidade.
Conspiram para criar realidades que estão além da experiência humana."
Nossos sentidos podem nos enganar
Mesmos as estrelas não são o que parecem ser
O cosmos revelado pela ciência
é mais estranho do que você possa imaginar.
Luz, tempo, espaço e gravidade.
Conspiram para criar realidades que estão além da experiência humana."
- Cosmos: A Spacetime Odyssey
A luz nada mais é do que ,fótons, partículas minusculas que não possuem massa, contendo uma velocidade estupendamente rápida, cerca de 300.000 quilômetros por segundo. Isto é cerca da distância entre a Terra e a Lua, portanto, a Lua está cerca de um segundo-luz distante. O mesmo acontece com todos os corpos fora do nosso planeta, sempre que você for olhar para o céu, estará na verdade vendo o passado.
O Sol, nosso pontinho "amarelitos" que se localiza em um dos braços da nossa Galáxia via-láctea, brilha constantemente com suas reações químicas em cadeia dentro de seu núcleo. A Luz que sai direto da sua fonte leva cerca de 8,3 Minutos-Luz até nós percebemos aqui na Terra. A distância entre a Terra e o planeta mais externo, Netuno, varia conforme os planetas orbitam o Sol. Em média, a Luz faz essa viajem em 4 horas. Portanto para nós na Terra, o Netuno que vemos está sempre 4 horas no passado. 4 Horas-Luz de distância. Conforme vemos os outros corpos além do nosso sistema solar, deixamos a medida de horas-luz e passamos para anos-luz, anos-luz é a referência do cosmos. Um anos-luz é cerca de 10 trilhões de quilômetros. Isto é distância que a luz percorre em 1 ano.
A estrela mais próxima do nosso Sol, a próxima centauro, está a pouco mais de 4 anos-luz de distância da Terra. Quão distante é 4 anos-luz ? O veículo espacial Voyager-1 da NASA, move-se a mais de 56 Mil quilômetros por hora. Mesmo nessa velocidade incrível, levaria mais de 80 mil anos para alcançar a estrela mais próxima.
E as estrelas de plêiades ? 400 anos-luz de distância. A nebulosa do caranguejo, imagem abaixo, está a cerca de 6.500 ano-luz da Terra.
M104
Galáxia do sombreiro M104, A luz que vemos da Galáxia do sombreiro tem 30 Milhões de anos de idade.
Essa galáxia faz parte do Cluster Coma, a 320 Milhões de anos-luz de distância. Essa é uma Luz bem antiga, mas não a mais antiga que podemos ver.
A mais antiga, está bem fraca, um fantasma na noite.
ZOOM:
Essa galáxia faz parte do Cluster Coma, a 320 Milhões de anos-luz de distância. Essa é uma Luz bem antiga, mas não a mais antiga que podemos ver.
A mais antiga, está bem fraca, um fantasma na noite.
ZOOM:
Está vendo esta mancha vermelha dentro do círculo ? Essa é uma das galáxias mais velhas que vemos.
você está vendo uma luz de 13.4 Bilhões de anos.
capturada pelo telescópio espacial hubble.
Obs: as palavras que estiverem sublinhadas, são clicáveis, e podem ser conferidas.
Texto meramente reproduzido por um episódio da série Cosmos (2014).
Por favor, se você gostou, dê um like no post e comente
Por favor, se você gostou, dê um like no post e comente
Fonte(s) Primária(s):
Cosmos
NASA - Voyager 1
Foto de uma das galáxias mais antigas
Fonte Secundária:
Sistema solar
Fonte Adiccional!:
Comentários
-
Não acredito na ciência, acho que o ser humano nunca será capaz de compreender completamente o universo, mas acho muito interessante as teorias e o estudo do universo.
-
leandrohip escreveu: »Não acredito na ciência, acho que o ser humano nunca será capaz de compreender o universo, mas acho muito interessante as teorias e o estudo do universo.
Bom eu posso até concordar com você sobre isso mas em outras diversas coisas já compreendemos quase tudo.
Sobre o tópico: muito interessante sys, meus parabéns. Adoro essas coisas. -
leandrohip escreveu: »Não acredito na ciência, acho que o ser humano nunca será capaz de compreender completamente o universo, mas acho muito interessante as teorias e o estudo do universo.
[QUOTE=[MOD]Wink;n690882]
Sobre o tópico: muito interessante sys, meus parabéns. Adoro essas coisas. [/QUOTE]
Valeu! só faltou o like ;-; -
sysrqbreak escreveu: »Ok, tá né. cada um acredita no que bem entende
Valeu! só faltou o like ;-;
Like recebido. -
Tópico muito bom segura meu like!
Continua fazendo tópicos assim -
Por que a luz do sol (parte do céu) fica laranjada ao amanhecer e com o passar do tempo o céu vai ficando azul, e ao entardecer laranja e algumas vezes meio avermelhado?
Por que no interior ou onde tem muita muita poeira no ar, conseguimos enxergar a cor laranja nos "raios do sol"? -
[QUOTE=[MOD]Wink;n691503]
Like recebido. [/QUOTE]Tópico muito bom segura meu like!
Continua fazendo tópicos assim
Só dependo do feed back ;-;oqqfoioqqha escreveu: »Por que a luz do sol (parte do céu) fica laranjada ao amanhecer e com o passar do tempo o céu vai ficando azul, e ao entardecer laranja e algumas vezes meio avermelhado?
Por que no interior ou onde tem muita muita poeira no ar, conseguimos enxergar a cor laranja nos "raios do sol"? -
Tópico atualizado com fonte adicional, com a descrição da galáxia mais antiga já registrada!
-
Bem sinistro, certamente ciência é F0DAAAAAAA!
-
Toma meu like
~Jean -
Bem sinistro, certamente ciência é F0DAAAAAAA!JeaNN escreveu:[JeaNN;n693733]Toma meu like
~Jean -
Bem legal o tópico, gosto bastante de assuntos do tipo
-
[Created;n699144]Bem legal o tópico, gosto bastante de assuntos do tipo
- Tá sumido hein! 0.0 -
Isso é super interessante cara, muito legal essas paradas ae. Gostei do tópico, ficou bem bacana.
-
Muito interessante, Ótimo like!
-
Demais! Gostei mesmo!
-
SR_REBELDE escreveu: »Isso é super interessante cara, muito legal essas paradas ae. Gostei do tópico, ficou bem bacana.Muito interessante, Ótimo like!
Thanks!
- Aos que gostaram do tópico, deem uma olhadinha nestes aqui,em baixo ↓, também :
Curiosidades #2
Curiosidade(s) #4
Infelizmente eu esqueci de coloca-los no tópico ^_^