(Pergunta e resposta sobre zika vírus )

Olá pessoal, hoje estou trazendo uma campanha contra esse vírus que está causando transtorno com todas as pessoas. Aqui também mostrar algumas perguntas e resposta sobre o mosquito.

Quem já pegou zika, dengue e chikungunya pode pegar essas doenças novamente?
A infecção pelos vírus zika e chikungunya confere imunidade permanente – a pessoa só pega a doença uma vez. No caso da dengue, existem quatro tipos de vírus: dengue 1, 2, 3 e 4. Assim, a pessoa pode ter dengue até quatro vezes, uma vez que a imunidade é específica para cada tipo de vírus.

Os testes com modificação genética do Aedes podem ter contribuído para que ele passasse a transmitir zika?
Não. O Aedes é o mosquito transmissor do vírus zika em outras áreas do mundo, independentemente de qualquer modificação genética.
Todo mosquito Aedes aegypti transmite dengue, zika e chikungunya? Ou posso ser picado por um que não está contaminado com os vírus?
Nem todo Aedes vai transmitir a doença. O mosquito só vai transmitir alguma dessas doenças se ele estiver contaminado. Por isso ele se chama vetor da doença. Ele pica alguém doente e carrega o vírus e, a partir daí, ele pode transmiti-lo.

Se eu achar que fui picado por um mosquito Aedes aegypti, o que devo fazer?
Deve prestar atenção a qualquer sintoma que venha apresentar, principalmente febre, dores nos olhos e nas articulações ou manchas vermelhas na pele. Ao perceber qualquer um destes sintomas, procure um serviço de saúde.

Repelentes são essenciais para combater zika, dengue e chikungunya?
Repelentes são importantes auxiliares para combater a zika, dengue e chikungunya. No entanto, eles têm efeito temporário e somente os repelentes que são certificados pela Anvisa são recomendados.

Tomar vitamina B afasta o mosquito Aedes aegypti?
Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também - (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue, zika ou chikungunya. Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mas isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até nãoter efeito algum.

Qualquer picada do mosquito transmite as doenças?
Não. Primeiro é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, uma parte das pessoas picadas não desenvolve a doença. Entre 20% e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante que em caso de dúvida ou qualquer suspeita a pessoa procure o posto de saúde mais próximo.

Exames de sangue podem detectar a zika mesmo que não haja sintomas? Por exemplo, é possível, no pré-natal, saber se gestante foi infectada e tomar providências para evitar danos ao bebê?
No momento, só existem exames disponíveis para detectar o vírus nos primeiros dias após os sintomas. Não é possível avaliar se a pessoa já teve a doença antes, sem apresentar sintomas. A recomendação para as gestantes é realizar o pré-natal corretamente, seguindo as orientações do obstetra, e, havendo a possibilidade de ter contraído o vírus zika, informar o obstetra. Não existe tratamento específico para a gestante que possa evitar comprometimento do feto. O ideal é a prevenção.

Por que se usa cada vez mais a expressão "zika vírus" e não "vírus zika"? Há alguma forma correta?

Ambas são corretas. Por se tratar de uma situação nova global, as pessoas começaram a falar na forma anglicizada, ou seja, derivada do inglês. As formas vírus da zika, ou mesmo vírus de zica (esta mais comum em Portugal), também estão certas.

Ontem dormi com a janela aberta e matei alguns pernilongos que entraram no meu quarto. Existe o risco de eu contrair dengue, zika ou chikungunya ao apertar o inseto?

Não existe esse risco. A doença é transmitida apenas através da picada.

É verdade que seu eu beber um litro de água por dia, misturada com essência de citronela e um limão, eu não pegarei dengue, zika ou chikungunya mesmo se for picado por um inseto contaminado?

Não. Para a prevenção, são recomendados os repelentes liberados pela Anvisa. Não há recomendação de uso de repelentes naturais.

Comentários