Deputado entra com ação no STF para retorno do WhatsApp no país (DEBATE)

vSGEe9Y.jpg

BRASÍLIA - O deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) enviou nesta terça-feira uma Arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para retomar o funcionamento do aplicativo de comunicação WhatsApp no país.

— Metade dos brasileiros estão sendo prejudicados, a empresa disse que não tem os dados e o impasse atinge tanta gente. O esclarecimento que precisamos buscar é se o Whatsapp tem condições de atender o pedido do juiz. Em segundo lugar, precisamos trazer essa matéria para a CCT para prevenir essas situações. Precisamos legislar essa questão — disse Martins.

Ontem, o presidente da Anatel, João Rezende, disse que a medida judicial que bloqueava o uso do serviço em todo o país era desproporcional.

Fonte: GLOBO

E você, o que acha da atitude desse Juiz?
Eu acho que ele deveria arrumar o que fazer, prejudicou todos os usuários por causa de uma investigação que nem de grande porte é.
Bloquear o WhatsApp é fácil, quero ver bloquear a entrada e o sinal de celulares em presídios.
Mais um querendo aparecer.

Comentários

• Esse bloqueio vai contra uma lei do marco civil da internet, e mesmo assim esse tal juiz pede para bloquearem o uso do aplicativo por 3 dias em todo o país... e agora o próprio facebook criou uma petição pedindo o retorno do mesmo.

Deviam dar uma pesquisada e ver se esse juiz tem facebook e bani-lo da rede social temporariamente, só pra ele sentir o gostinho do que muitos estão sentindo sem o what's app já que eu estou no meio de alguns que usa ele para trabalho e agora vou ser prejudicado.
  • Aveeee!
    Ja deu saudades Uatizapi :(
    Mas não acho que seja Errada a Decisão , Foi por uma Justa causa! é uma Investigação pequena e talz ... mas não deixa de ser uma
    Pelo menos estão fazendo alguma coisa, o unico problema é que após a ultima atualização do whats , Não se pode obter mensagens do aplicativo por causa da criptografia , e só você pode ver as mensagens :/
  • JeFF3rSOn escreveu: »
    Aveeee!
    Ja deu saudades Uatizapi :(
    Mas não acho que seja Errada a Decisão , Foi por uma Justa causa! é uma Investigação pequena e talz ... mas não deixa de ser uma
    Pelo menos estão fazendo alguma coisa, o unico problema é que após a ultima atualização do whats , Não se pode obter mensagens do aplicativo por causa da criptografia , e só você pode ver as mensagens :/

Lá fora as leis são cumpridas, aqui também deve ser seguida, mesmo que essa historia seja algo realmente necessária não deixa de ser... (atente somente para o titulo da musica e se gosta aprecie)
  • Pois é, bloqueio da corrupção, dinheiro do povo indo para Suiça ninguém quer né!
  • A verdade é que no Brasil a justiça é uma piada!!! Presos soltos, Eduardo Cunha ainda como Presidente da Câmara, Presos fazendo dos presídios uma mini cidade, os Estados estão falidos.........
  • A atitude desse juiz não foi errada e nem correta. A culpa disso é do Whatsapp que deve está achando que tem superpoderes,
    ninguém está acima da lei.
    Poderiam liberar os grampos para que a polícia pudesse trabalhar.

E crime, não existe pequeno ou grande. Crime é crime, e os acusados devem ser presos. Nessa história o Whatsapp é cúmplice.
  • SR_REBELDE escreveu: »
    A atitude desse juiz não foi errada e nem correta. A culpa disso é do Whatsapp que deve está achando que tem superpoderes,
    ninguém está acima da lei.
    Poderiam liberar os grampos para que a polícia pudesse trabalhar.

E crime, não existe pequeno ou grande. Crime é crime, e os acusados devem ser presos. Nessa história o Whatsapp é cúmplice.

Essa política de fidelidade do Whatsapp funciona assim no mundo todo.
    Até o FBI entrou com uma ação contra a empresa mas perderam, não vai ser aqui no Brasil que eles vão ceder as investidas de um simples Juiz .
    Gosto desse tipo de fidelidade '' Morro mas não falo '', isso mostra o quanto a empresa é compromissada com seus usuários.
  • .-AndersoN.- escreveu: »
    Esse bloqueio vai contra uma lei do marco civil da internet, e mesmo assim esse tal juiz pede para bloquearem o uso do aplicativo por 3 dias em todo o país... e agora o próprio facebook criou uma petição pedindo o retorno do mesmo.

Deviam dar uma pesquisada e ver se esse juiz tem facebook e bani-lo da rede social temporariamente, só pra ele sentir o gostinho do que muitos estão sentindo sem o what's app já que eu estou no meio de alguns que usa ele para trabalho e agora vou ser prejudicado.

E a Constituição Federal (CFBR/88)? Art. 5, inc. XII.

O Juiz tem permissão para fazer isso, visto que era uma investigação importante e para que ocorra o bloqueio não é apenas dizendo "bloqueia ele amanhã" e pronto, esta bloqueado. Existe toda uma tramitação judicial, fundamentação da tese e o motivo pelo qual esta efetuando esse bloqueio ("nexo causal"). E como diz na nossa constituição, consoante artigo e inciso citado antes:

"XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; (Vide Lei nº 9.296, de 1996)"

A citação de "no último caso", hoje em dia é mais amplo a jurisprudência devido aos avanços tecnológicos, ou seja, abrange todos os meios de comunicação citados.

Enfim, o problema é que o Tribunal de Justiça (Poder judiciário) infelizmente precisa ser radical em alguns casos (mas dentro da lei) para que as coisas funcionem. O aplicativo deve se adaptar as leis de cada país, visto que nenhum país pode se "sobrepor" acima da constituição do outro. Então se nos EUA a FBI perdeu a causa, aqui a justiça tramita de outra forma, visto que são casos concretos diferentes e com meios de interpretação da lei distintas (Brasil = Civil Law, EUA = Common Law).

Dentro os crimes que estavam sendo investigados, tem tráfico de drogas e pedofilia, isso não são crimes importantes? Então o que seria?

Muitos tendem a atacar o Juiz, até esse Dep. Federal que provavelmente nunca fez alteração significativa no nosso país (PECs) tentou "pleitar" o magistrado. Mas o que de lei ele entenderá? https://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Jungmann aqui não consta nada que ele ficou/fica a vida toda estudando leis, apenas costume. Muito menos fez Faculdade de Direito para saber bem do que esta falando.

Digo isso porque vejo diariamente inúmeras sentenças e despachos judiciários (trabalho no Tribunal de Justiça, ou Poder Judiciário como é conhecido atualmente). E todas as sentenças ou despachos costumam ter uma fundamentação tão complexa dos juízes, que entendemos o quão eles estudam para chegar ali. E não é porque 1 ou outro acaba cometendo ato ilícito (olha que nem tudo que é ilícito, é crime "matéria de Direi. Penal e Civil), que todos os juízes devem "pagar o pato".
  • Muito estranho isso, so aqui aguardando para ver se um certo moderador vai vir fechar o tópico alegando "probido discutir sobre religião ou política no forum"...
  • JackCarver45 escreveu: »
    Muito estranho isso, so aqui aguardando para ver se um certo moderador vai vir fechar o tópico alegando "probido discutir sobre religião ou política no forum"...

Ninguém vai fechar o tópico a menos que os membros comecem a se comer.
    Queria saber onde tem tema de política neste tópico? Pelo contrário, um moderador já passou por ele e até deixou sua opinião.
  • Alex escreveu: »

Ninguém vai fechar o tópico a menos que os membros comecem a se comer.
    Queria saber onde tem tema de política neste tópico? Pelo contrário, um moderador já passou por ele e até deixou sua opinião.

"BRASÍLIA - O deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) enviou nesta terça-feira uma Arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para retomar o funcionamento do aplicativo de comunicação WhatsApp no país."
    O tema é intrinsicamente ligado a política. Mas entenda, eu pessoalmente não vejo absolutamente nenhum problema com este tópico, o que acontece é que certa vez quando fui comentar sobre um assunto de teor bastante parecido, veio um certo moderador fechar o tópico e fazer um monte de acusações absurdas, isso por que estava sobre tudo, criticando um de seus "representantes" políticos.