Ei psiu. Você que vai fazer o enem/prova/concurso. Tenho uma parada boa para você!

[FONT=&quot]O enem está vindo, e o pessoal já está na reta final de preparação.
Agora venho aqui deixar umas dicas importantes e algumas observações minhas. Essas dicas servem tanto para provas da escola, concursos e por ai vai.
A maioria dessas dicas tem lógica. Elas não foram elaboradas na base do "Eu acho".
Bom, vamos lá.[/FONT]
[FONT=&quot]Dicas para fazer provas, vestibulares e concursos.[/FONT]
  • Responda primeiro às suas competências de afinidade: Em vez de seguir a prova linearmente, que tal começar pela parte que lhe dá maior conforto? Vá marcando as questões daquela disciplina, e então siga para as que tem menor afinidade. Ou seja, se você sente uma maior afinidade por matemática, comece por ela, mesmo que não seja a primeira competência da prova. Se for inglês ou espanhol, faça o mesmo. Não ser linear ajuda a desenvolver melhor o tempo e aproveita a mente descansada.
    Porém, tem certos professores que dizem pra você começar pelos eixos que você tem menos afinidade tipo: João é bom em linguagens e códigos , então ele dele começar por exatas para gastar seus neurônios naquilo, afinal, se você é bom em determinada matéria você não precisa pensar muito pra resolver as questões dela. Entretanto na minha opinião isso é pior, porque você pega questões que não sabe resolver ou que não gosta, e isso desmotiva o aluno.
  • Se não souber uma questão pule (Essa é extremamente importante !): Não adianta perder tempo batendo em uma tecla que não funciona. Se não sabe, ou até sabe, mas não tem certeza e precisa pensar, passe para a próxima e volte para essa depois. Muitas vezes perdemos tanto tempo em uma questão que não conseguimos responder, que acabamos ficando sem tempo. Não cometa esse erro.
  • Elimine opções (Essa é boa para chutes): [FONT=&quot]Para as questões em que há dúvida, que tal, em vez de ficar tentando adivinhar ou se lembrar qual a certa, por que não diminuir as alternativas erradas? Elimine opções erradas e a escolha se tornará cada vez mais simples de ser percebida.
    Ah, Lembre-se que no enem mesmo que você erre a questão, se você marcar a que estava mais perto da resposta você ganha pontos. Dentro das alternativas, tem 1 correta, 1 parcialmente correta e uma totalmente errada (se você marcar esta, sua pontuação vai lá pra baixo). Por isso se for pra chutar, chute em uma que se adeque ao contexto da questão.[/FONT]
  • Não insista em uma dúvida: Seguindo a mesma linha da segunda dica, para as questões em que há dúvida, em uma primeira leitura, reserve um minuto para eliminar as erradas, se mesmo assim, não houver certeza, volte para ela depois. Às vezes, tirar a cabeça de um problema faz com que o candidato volte e consiga enxergar a solução. E muitas vezes nos textos de apoio das outras questões você pode achar o caminho para a resposta daquela pergunta que você estava batendo a cabeça.
  • Leia a pergunta, e depois o texto de referência (Importantissimo) : O enem e alguns vestibulares adoram colocar textos enormes em suas questões, somente para gastar o tempo do aluno, isso ocorre muito nas questões de matemática. Algumas questões focam em apenas um ou outro parágrafo do texto. Antes de ler o texto, vá para as perguntas, veja leia a pergunta e somente depois, volte para o texto e leia onde é solicitado. Desta forma, você economiza tempo de prova.
  • Reserve meia hora da prova para o preenchimento do gabarito: Muitas vezes as pessoas se perdem na hora de preencher o gabarito, por tanto, reserve ao menos meia hora para preenchê-lo.
  • Use uma caneta extra ou seu RG para preencher o gabarito (Essa dica é muito boa pra quem sempre se atrapalha na hora de preencher o gabarito): A caneta extra ou o RG, que geralmente deve ser deixado sobre a mesa, serve como régua. Utilize-a para preencher o gabarito, em vez de ficar buscando pelos números correspondentes, isso tornará o preenchimento do gabarito mais rápido e diminuirá suas chances de preencher errado uma questão.
  • No domingo, comece pela redação: A parte mais delicada do ENEM, a redação preocupa a muitas pessoas, e diversos candidatos acabam deixando-a apenas para o final da prova, mas gastam tanto tempo com as questões que ficam sem tempo para a redação. Comece pela redação, escreva o rascunho com a cabeça fresca e então passe para a folha definitiva. Outra dica é ler o tema da redação e ir resolvendo o caderno de questões, as vezes você pode tirar algo útil ou uma inspiração do caderno de linguagens e códigos.
Bom eu poderia deixar mais algumas anotações ou observações importantes no tópico, porém, meu tempo é escasso (tenho que ir para à UFPA)
Se você tiver uma contribuição boa e lógica deixe ela nos comentários, para contribuir com o tópico . Qualquer coisa eu edito e dou um UP. Espero que gostem.
Se você gostou se inscreva no canal, deixa um comentários, like, favorito, me adiciona nas redes sociais.
Agora deixando a zuera de lado... Boa sorte a todos !

Comentários

• Tem alguma dica para os aplicadores ? Pois serei um...
  • assim disse o que tirou 400 no enem.. hehuehuehueuheuh
  • Dicas sempre funciona para alguém nesse mundão
    HB000 escreveu: »
    assim disse o que tirou 400 no enem.. hehuehuehueuheuh

Tem "gênios" que nunca ou pouco frequentaram a escola. Talvez seja esse o problema do Brasil, acredita-se muito em valores escritos, digitados... e tão cag... e andando para os alunos que muitas vezes nem assiste a aulas e se destaca ou tiram notas baixas em provas e são excelentes na pratica, por exemplo. (não, mim, não está falando de mim):rolleyes:
  • Lucas_Dias escreveu: »
    Tem alguma dica para os aplicadores ? Pois serei um...

Fale sobre a importância da prova... Que a vida deles dependem daquilo...
    Chega em um cara qualquer no dia da prova e fala :
    -Repita comigo. Posso anotar seu pedido senhor ?
    Quando ele terminar você diz
    - Se você não passar eu conheço um amigo que tem uma vaga de emprego que combina com você -q
    HB000 escreveu: »
    assim disse o que tirou 400 no enem.. hehuehuehueuheuh

zLamG1g.jpg
    Tá me confundindo com o murão.
    Escola publica + Greves de 70 dias + CF o dia todo + Sem o minimo de estudo= (Tira uma média aritmética e você descobrirá quanto eu tirei no enem...)
    oqqfoioqqha escreveu: »
    Dicas sempre funciona para alguém nesse mundão

Tem "gênios" que nunca ou pouco frequentaram a escola. Talvez seja esse o problema do Brasil, acredita-se muito em valores escritos, digitados... e tão cag... e andando para os alunos que muitas vezes nem assiste a aulas e se destaca ou tiram notas baixas em provas e são excelentes na pratica, por exemplo. (não, mim, não está falando de mim):rolleyes:
    Por isso eu sou a favor da reforma do ensino médio, desde que mudem a infra-estrutura das escolas, que é uma porcaria.
    Eu que sou de humanas é **** estudar matemática e vice-versa.
  • [FONT=arial, helvetica, sans-serif]Só de falar de Enem minha cabeça doí de tanto que estou estudando, o bom é que tenho muita facilidade com exatas então pra mim creio que sera fácil .[/FONT]
  • Boas dicas. Na minha época dei sorte, um dos temas da redação foi internet, redes sociais e avanços tecnológicos,
    eu já fazia lógica e programação, apaixonado por informatica, vish **** fui bem demais, tirei 900 na redação, tirei uma excelente nota media,
    consegui varias bolsas mas como meu sonho era a marinha, larguei tudo para poder ser fuzileiro naval. E hoje me arrependo demais rsrs
  • BiliMeendy escreveu: »
    [FONT=arial, helvetica, sans-serif]Só de falar de Enem minha cabeça doí de tanto que estou estudando, o bom é que tenho muita facilidade com exatas então pra mim creio que sera fácil .[/FONT]

Matemática até deixei de lado. Não tenho muitos resultados positivos...
    Negocio é ser o bixaum em todas, Sociologia, Filosofia, Português, História, Geografia, Literatura, Redação, Biologia e Quimica, Matemática é só um eixo contra 4.
    AD escreveu:
    [Tiguez;n802216]Boas dicas. Na minha época dei sorte, um dos temas da redação foi internet, redes sociais e avanços tecnológicos,
    eu já fazia lógica e programação, apaixonado por informatica, vish **** fui bem demais, tirei 900 na redação, tirei uma excelente nota media,
    consegui varias bolsas mas como meu sonho era a marinha, larguei tudo para poder ser fuzileiro naval. E hoje me arrependo demais rsrs

Caraca meu, 900 daria pra tentar até medicina.
  • Arno_Dorian escreveu: »

Negocio é ser o bixaum em todas, Sociologia, Filosofia, Português, História, Geografia, Literatura, Redação, Biologia e Quimica, Matemática é só um eixo contra 4.

Minha média e 780 pelos simulados, mas matemática que eu me destaco mais mesmo.
  • Arno_Dorian escreveu: »

Tem que estar concentrado em todas. Se você for mal em matemática toda sua media vai por água a baixo
  • AD escreveu:
    [Tiguez;n802258]

Tem que estar concentrado em todas. Se você for mal em matemática toda sua media vai por água a baixo
    Nem tanto, cada curso tem um eixo que pedem mas destaque. Não tem logica cobrar de alguém que vai fazer engenharia tirar um 700 em humanas. Teve um amigo meu que passou em direito com uma nota horrivel em exatas, mas em compensação o cara tirou 900 redação, 810 linguagens e códigos, 770 humanas e 680 em naturais e 510 em exatas...
  • O mais importante, quando passar e não souber escolher o que fazer, indico essas aqui:
    • Medicina
    • Odontologia
    • Direito
    • QUALQUER ENGENHARIA
    O resto, dependendo de onde você mora, pode ser perca de alguns anos de sua vida.
  • Essas dicas são bem citadas pelo professores, parabéns por expor-las aqui.
    E que esse ano eu consiga tirar uma boa nota no ENEM, hahah.
  • O Enem é uma piada para mim, simplesmente não me serviu de muito, o sistema de cotas devorou todas as vagas possíveis (2 vagas, eu cai pra terceiro por causa disso, adeus vaga). A nota só serviu mesmo para entrar na faculdade sem precisar fazer o vestibular deles. Não tem escapatória, hora ou outra você paga. Sistema de financiamento estudantil é uma armadilha. Se alguém tentar alguma vaga, tenha em mente que seu curso pode ser em outro estado.

Minhas dicas pra quem quiser se arriscar são:
    NÃO SE ATRASE, sério, no primeiro dia foi de boa, mas no segundo... Da sala só ouvi os berros;
    Deixe a matemática por último, existem muitas pegadinhas que vão te deixar extremamente estressado;
    Não olhe pro maldito relógio, nem para o quadro com os horários, isso só vai te deixar mais nervoso;
    Faça rascunhos de sua redação, tenha em mente o limite de linhas;
    Evite ao máximo tirar palavras dos textos base;
    Esqueça religião e política, seja o mais imparcial possível, os avaliadores são casca grossa nesse assunto. (Lembro do povo que foi machista nas redações sobre a violência contra as mulheres, zeraram bonito);
    Preste a atenção nos nomes, você vai encontrar muita gente com o nome igual na sua sala;
    Evite beber muita água, ir no banheiro gasta tempo e você vai ter alguém de olho. (Ainda assim tem gente que consegue colar);
    Se você for canhoto, dependendo da carteira você pode pedir outra, assim evitando dificuldades;
    Os últimos na sala devem ficar para serem testemunhas do fechamento das provas;
    Na saída, evite os parasitas de universidade e seus panfletos com promessas;
    Você só pode levar o caderno de questões faltando uma hora para acabar, esses cadernos parecem ouro puro para os professores do ensino médio, todos eles querem vê-lo;
    Não se obrigue a ir caso esteja muito doente nos dias das provas. (Teve um sujeito no segundo dia que tinha meningite e teve que sair ambulância às pressas).

Ta bom, chega de textão.
  • Akillwz escreveu: »
    O Enem é uma piada para mim, simplesmente não me serviu de muito, o sistema de cotas devorou todas as vagas possíveis (2 vagas, eu cai pra terceiro por causa disso, adeus vaga). A nota só serviu mesmo para entrar na faculdade sem precisar fazer o vestibular deles. Não tem escapatória, hora ou outra você paga. Sistema de financiamento estudantil é uma armadilha. Se alguém tentar alguma vaga, tenha em mente que seu curso pode ser em outro estado.

Minhas dicas pra quem quiser se arriscar são:
    NÃO SE ATRASE, sério, no primeiro dia foi de boa, mas no segundo... Da sala só ouvi os berros;
    Deixe a matemática por último, existem muitas pegadinhas que vão te deixar extremamente estressado;
    Não olhe pro maldito relógio, nem para o quadro com os horários, isso só vai te deixar mais nervoso;
    Faça rascunhos de sua redação, tenha em mente o limite de linhas;
    Evite ao máximo tirar palavras dos textos base;
    Esqueça religião e política, seja o mais imparcial possível, os avaliadores são casca grossa nesse assunto. (Lembro do povo que foi machista nas redações sobre a violência contra as mulheres, zeraram bonito);
    Preste a atenção nos nomes, você vai encontrar muita gente com o nome igual na sua sala;
    Evite beber muita água, ir no banheiro gasta tempo e você vai ter alguém de olho. (Ainda assim tem gente que consegue colar);
    Se você for canhoto, dependendo da carteira você pode pedir outra, assim evitando dificuldades;
    Os últimos na sala devem ficar para serem testemunhas do fechamento das provas;
    Na saída, evite os parasitas de universidade e seus panfletos com promessas;
    Você só pode levar o caderno de questões faltando uma hora para acabar, esses cadernos parecem ouro puro para os professores do ensino médio, todos eles querem vê-lo;
    Não se obrigue a ir caso esteja muito doente nos dias das provas. (Teve um sujeito no segundo dia que tinha meningite e teve que sair ambulância às pressas).

Ta bom, chega de textão.

Essa parada do horario é importante, porque não é só entrar no colégio e pronto. Dependendo da escola tu vai perder muito tempo procurando a sala em que você vai fazer a prova. Por isso não é muito bom chegar em cima da hora. Ano passado quase que não acho a minha sala...
    Também me lembrei da história de um amigo meu que comeu um queijo estragado no dia da prova aejhaeuh. O cara teve uma diarreia na hora da prova, e o pior é que quando ele foi no banheiro não tinha papel... Cara deu sorte de ter levado o caderno na mochila
  • É uma boa observação.
    Fico grato com sua preocupação em relação aos demais.
  • ad escreveu:
    [tiguez;n802216]boas dicas. Na minha época dei sorte, um dos temas da redação foi internet, redes sociais e avanços tecnológicos,

tu largou largou tudo para ser fuzileiro ? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    mano , tem a efomm , tem a escola naval , atÉ o colegio naval , se tu ainda tiver idade , mas tu mandou uma prova logo pra fuzileiro ? Kkkkkkkkkkkk tem q gostar muito , namoral ... Kkkkkkk
  • Sempre fiz isso, realmente ajuda muito, até em concursos de grande porte
  • To com o maior medo dessa prova, vai me ajudar muito se eu tirar uma nota pelo menos razoável... rs