Sobre escolhas e decisões em jogos

Antes do debate , um mini “teste”: Eu te dou três pequenas maquinas com botões numerados de 1 a 3. Ao aperta o botão de cada máquina, uma situação diferente acontece. Aqui estão as três situações de cada botão:
  1. Ao apertar esse botão, uma pessoa aleatória que você nunca viu e não conhece vai morrer de ataque cardíaco. Porém, se você apertar o botão, irei te dar 1 milhão de reais.
  2. Ao apertar esse botão, uma pessoa aleatória que você conhece/conheceu durante sua vida (que não é você) vai morrer de ataque cardíaco. Porém, se você apertar o botão, irei te dar 100 milhões de reais.
  3. Ao apertar esse botão, uma pessoa aleatória que você conhece (não é você) e que é próxima de você vai morrer de ataque cardíaco. Porém, se você apertar o botão, irei te dar 1 bilhão de reais.
Pense um pouco em cada situação. Qual dos botões você estaria mais disposto a apertar? Ou se você não apertaria nenhum dos botões, qual deles você passou mais tempo considerando as consequências? Essa situação não é real, porém tem um objetivo: Provar que uma decisão que tem consequências negativas similares, mas que ocorrem com pessoas diferentes possuem efeito diferente em quem tem que decidir.

“Dur! Se eu tiver que matar alguém que eu gosto, é claro que a decisão é mais difícil. Grande descoberta.”

O teste ter como foco principal matar ou não matar alguém não foi por coincidência. Essa é uma decisão comum tomada em vídeo-games. Dai vem o debate: O que é melhor? Mais escolhas nos jogos ou personagens melhores?

Muitos jogos hoje em dia gostam de colocar aquele aviso no inicio de cada sessão “Esse jogo possui escolhas que decidem seu resultado final na estória” ou “Suas decisões tem significado e afetam o seu gameplay” ou ainda “Suas ações geram consequências que alteram o rumo do jogo”. A realidade é que um jogo pode ter mil escolhas diferentes, desde a roupa que você vai usar antes de ir para o trabalho até quem você vai matar, mas nenhuma delas realmente importa se o jogo não afeta o jogador ou se os personagens não são relacionáveis. Vários jogos tem opções bem simples durante a estória, como um “Sim ou não”, mas ainda são decisões difícil quando sabemos que podem afetar os personagens que gostamos tanto.

Essa é a minha opinião no assunto. E a sua?

Comentários

• Bom,aquele jogo Engrenagem Metálica Solida(pra não falar o nome real)se baseia nisso,entre usar força letal,e não letal,se optar por apenas nocautear,a recompensa será bem maior.
  • ARAGORNN escreveu: »
    Bom,aquele jogo Engrenagem Metálica Solida(pra não falar o nome real)se baseia nisso,entre usar força letal,e não letal,se optar por apenas nocautear,a recompensa será bem maior.

Normalmente, os jogos que possuem opções como força letal e não letal tem um sistema de “moral”, onde as suas opções afetam o personagem que você está usando. Então nesse caso, o que realmente importa é se você gosta do protagonista do jogo.
    No caso, eu me referia a jogos como A vida é estranha, onde existem várias escolhas durante o jogo, só que muitas delas acabam sendo vazias ou sem importância porque os personagens são ruins ou porque no final de contas, o resultado é o mesmo independente da escolha.
    Mesmo assim esse exemplo é valido. Em jogos de RPG como os Os pergaminhos anciões, em que você pode matar a maioria dos personagens, fazer isso é muito fácil quando os personagens não são tão carismáticos.
  • IcarusRBRN escreveu: »

Normalmente, os jogos que possuem opções como força letal e não letal tem um sistema de “moral”, onde as suas opções afetam o personagem que você está usando. Então nesse caso, o que realmente importa é se você gosta do protagonista do jogo.
    No caso, eu me referia a jogos como A vida é estranha, onde existem várias escolhas durante o jogo, só que muitas delas acabam sendo vazias ou sem importância porque os personagens são ruins ou porque no final de contas, o resultado é o mesmo independente da escolha.
    Mesmo assim esse exemplo é valido. Em jogos de RPG como os Os pergaminhos anciões, em que você pode matar a maioria dos personagens, fazer isso é muito fácil quando os personagens não são tão carismáticos.
    Eu gosto muito do snake,então a moral dele vale bastante pra mim kkkkk
    Os jogos até o amanhecer e chuva pesada que oferecem um sistema de escolhas muito bom.
  • Minha nossa çenhura! heuehueheuehu

Eu estaria disposta a pegar a máquina quebrar ela todinha e deixar quem me deu morrer, porque como sou Técnica em Radiologia, eu posso ver coisas que vocês não veem, logo, essa era uma opção escondida que você não sabia, mas eu via o tempo todo. HAHAHA!

Game Over para você! :p

Na minha opinião, que haver um equilíbrio, entre opções e conteúdos. :)
  • ARAGORNN escreveu: »
    Eu gosto muito do snake,então a moral dele vale bastante pra mim kkkkk
    Os jogos até o amanhecer e chuva pesada que oferecem um sistema de escolhas muito bom.

Eu tenho um problema com o David Cage e chuva pesada (apesar de ser o melhor jogo dele, na minha opinião). Meu maior problema com esse jogo é que muitas vezes os personagens tomam decisões que não fazem nenhum sentido, além da vozes ruins que os personagens tem durante o jogo, que vai da opinião de cada um. Mesmo assim, felizmente as decisões possuem consequências que fazem sentido.

[QUOTE=[MOD]Tutty;n838873]Minha nossa çenhura! heuehueheuehu

Eu estaria disposta a pegar a máquina quebrar ela todinha e deixar quem me deu morrer, porque como sou Técnica em Radiologia, eu posso ver coisas que vocês não veem, logo, essa era uma opção escondida que você não sabia, mas eu via o tempo todo. HAHAHA!

Game Over para você! :p

Na minha opinião, que haver um equilíbrio, entre opções e conteúdos. :)[/QUOTE]

Muitos jogos hoje em dia não dão nenhuma dessas duas coisas :rolleyes:.
  • ​Bem... se esta decisão estivesse em um jogo, eu escolheria a 3°... Acho a mais cabível dentre as outras duas.