(debate) Violência como conhecemos
Provavelmente você já deve ter ouvido "mente parada, vazia... é..." Pois é velhos analfabetos sempre tiveram razão e sem nunca ter conseguido assinar os próprio nomes.
Voltemo ao assunto do tópico. Uso analogia, assim qualquer detentor de meritocracia consegue entender.
Sir jovizinho nasceu em bairro pobre, sua familia é pobre, o lugar onde vive mal tem água, sananeamento basico... O que seus pais ganham mal dar para eles pagar o barraco alugado naquele lugar. Sir jovizinho desde muito pequeno demonstrou tendencia a violência extrema. Bem, como dito antes, jovizinho num toma café, quando muito lancha na escola e mesmo assim é motivo de chacota (será que isso explica a troca da sala de aula por um fuzil carregado de bala?)
Jovizinho agora foi acolhido pela unica autoridade (não é policia, professores ou vermes inuteis e caros ao Estado) presente na favela onde nasceu. Jovizinho agora é respeitado por onde passa, até a "play e prayboizada" que dele fazia uma piada, baixam a cabeça por onde jovizinho passa. Jovizinho era somente um estudantezinho querendo ser alguém na vida, mas os meios onde vive fizeram nascer o putinho antes adormecido no jovizinho.
Antes que mim se esqueça, jovizinho assim como muitos tentou andar na linha, mas nunca teve ajuda do meio onde vivia, os exemplos lá "dirriba" roubava, roubava... e nunca sabiam de nada.
Acredite se quiser essa talvez seja e se não for a principal causa de crimes ediondos (aquele que insistem em dizer que não teve uma motivação plausivel ou sem motivação (ainda acreditam que a persona acorda pela manhã, pega sua arma, diz que vai matar e mata assim por matar).
Voltemo ao assunto do tópico. Uso analogia, assim qualquer detentor de meritocracia consegue entender.
Sir jovizinho nasceu em bairro pobre, sua familia é pobre, o lugar onde vive mal tem água, sananeamento basico... O que seus pais ganham mal dar para eles pagar o barraco alugado naquele lugar. Sir jovizinho desde muito pequeno demonstrou tendencia a violência extrema. Bem, como dito antes, jovizinho num toma café, quando muito lancha na escola e mesmo assim é motivo de chacota (será que isso explica a troca da sala de aula por um fuzil carregado de bala?)
Jovizinho agora foi acolhido pela unica autoridade (não é policia, professores ou vermes inuteis e caros ao Estado) presente na favela onde nasceu. Jovizinho agora é respeitado por onde passa, até a "play e prayboizada" que dele fazia uma piada, baixam a cabeça por onde jovizinho passa. Jovizinho era somente um estudantezinho querendo ser alguém na vida, mas os meios onde vive fizeram nascer o putinho antes adormecido no jovizinho.
Antes que mim se esqueça, jovizinho assim como muitos tentou andar na linha, mas nunca teve ajuda do meio onde vivia, os exemplos lá "dirriba" roubava, roubava... e nunca sabiam de nada.
Acredite se quiser essa talvez seja e se não for a principal causa de crimes ediondos (aquele que insistem em dizer que não teve uma motivação plausivel ou sem motivação (ainda acreditam que a persona acorda pela manhã, pega sua arma, diz que vai matar e mata assim por matar).
Comentários
-
kkkkkkkkkkkkkk.... é impossível alguém que não mentende o que fala ter razão, pois isso contraria o própeio conceito de razão.
-
O jovizinho me fez refletir um pouco...
Legal sua historia, ou seja là oque for. -
Sir jovizinho escolheu o mais fácil, onde o resultado disso ele e todos que escolhem sabe o final, cadeia ou uma vala.
crianço marlus nasceu e cresceu em uma casa de fumates(pai, mãe, cachorro, ate paguaio ... era uma casa muito louca), msm todos da casa sabendo q cigarro faz mal, crinço marlus nunca fumou, msm tendo acesso a isso bem cedo. ele teve a escolha
mas como os homi la de cima apenas roba, principalmente dinheiro q deveria ir para melhorar a vida de muitos Srs e Sras jovizinhos, a culpa é sim de um seguimento de governo corrupto que o único intuito é continuar no poder -
Sir jovizinho escolheu o mais fácil, onde o resultado disso ele e todos que escolhem sabe o final, cadeia ou uma vala.
crianço marlus nasceu e cresceu em uma casa de fumates(pai, mãe, cachorro, ate paguaio ... era uma casa muito louca), msm todos da casa sabendo q cigarro faz mal, crinço marlus nunca fumou, msm tendo acesso a isso bem cedo. ele teve a escolha
mas como os homi la de cima apenas roba, principalmente dinheiro q deveria ir para melhorar a vida de muitos Srs e Sras jovizinhos, a culpa é sim de um seguimento de governo corrupto que o único intuito é continuar no poder
Eu ia responder a mesma coisa, porem analisei de uma outra forma.
Se jovizinho era "bulinado", passava fome, não tinha onde dormir, a mãe e o pai eram bêbados, mal tinha com quem conversar ou se consultar, onde todos não estavam nem ai para a sua necessidade, e dai talvez se escolhesse esse caminho poderia ter oque comer todos os dias, se vestir bem, e que de alguma forma, poderia ter uma vida "menos pior" do que já levava.
Claro, do meu ponto de vista tudo isso não é uma desculpa para entrar para o mundo do crime, afinal, como você mesmo disse, o caminho é ou a morte ou a cadeia. Porem, jovizinho mesmo sabendo das consequências, apenas por necessidades de sobrevivência escolheu esse caminho.
E algo bem complexo, eu entro numas briza louca com esses assuntos ... -
BiliMeendy_ escreveu: »
Se jovizinho era "bulinado", passava fome, não tinha onde dormir, a mãe e o pai eram bêbados, mal tinha com quem conversar ou se consultar, onde todos não estavam nem ai para a sua necessidade, e dai talvez se escolhesse esse caminho poderia ter oque comer todos os dias, se vestir bem, e que de alguma forma, poderia ter uma vida "menos pior" do que já levava.
Claro, do meu ponto de vista tudo isso não é uma desculpa para entrar para o mundo do crime, afinal, como você mesmo disse, o caminho é ou a morte ou a cadeia. Porem, jovizinho mesmo sabendo das consequências, apenas por necessidades de sobrevivência escolheu esse caminho.
E algo bem complexo, eu entro numas briza louca com esses assuntos ...
carai com tanto problema que a criança tem, e mais provável q tenha depressão do que vire bandido, vai ser azarado assim hein O_o
infância difícil é um fator mas não vejo como desculpa , um exemplo disso é Roberto Carlos Ramos , outro fator é a criança crescer vendo o traficante como herói que é ostentado em proibidões , impunidade , a certeza que as vitimas não iram reagir (e se reagir? ai manda uma bala pq é "justificável")
"-ain mais a vida dele nhénhénhé", mais a vida de um cobrador de ônibus não é difícil? e se a vida do cara não teve dificuldades ? vão achar qual desculpa
ninguém anda em ovos sem saber
ainda a culpa da extrema violência é do estado que não pode oferecer o básico para sociedade (saúde, educação ), e leis fracas. -
BiliMeendy_ escreveu: »
E algo bem complexo, eu entro numas briza louca com esses assuntos ...
Menos pior é boa e até se encaixa perfeitamente no ditado cientifico "cada pessoa é diferente mentalmente, apesar de existir concordâncias" dizem por aí que a ciência é 100% correta
quanto as postagens do mic0, ele tem razão em parte. Tento argumentar...
Por exemplo, marlus poderia viver em um ambiente familiar de bebados e "caiporas", mas pode ter um gênio mais controlado, talvez não tenha nascido com tendencias a violência, os pais talvez não tivessem muito, mas sempre o manteve de barriga cheia (isso controla até quem nunca passou fome, sabe do que se trata e mesmo assim fica fora de si);
Agora do nhenhen... Eu pensava assim até o 14. Costumava brincar de puliça e ladrão, então me mudei para uma cidade diferente, alguns meses depois conheci "uns cornos" então as brincadeiras eram as mesmas, mas um fato me assustou. Todos queriam ser ladão, pouquissimos queria ser puliça... com o passar do tempo lá me enturmei (alguns viram abigus, outros conhecidos, todos frequentam a casa uns dos outros...)
Andava muito com eles e para minha surpresa em minha primeira abordagem sofrida pela policia, um dus puliças deu socos, perguntou e deu tapa perguntando quem tinha perguntado algo a nós. Então comecei a perceber porque o pessoá preferia ser ladrão e xingava pra baralho a policia.
Quem fazia Proerd era chacota... Pouco tempo antes de me mudar de cidade em umas das ultimas abordagens nas andanças com aqueles abigus e conhecidos, um policial pediu licença, desculpa e pediu que levassemos as mãos as paredes e todos nós não entendemos nada do que aconteceu (mim pouco bacolejo levou, e aqueles moleques então deveriam ter ficado com aquela pegunta de meme WHAT?)
"Governos, Estadu por aqui pode se resumir aqui:
Equilibrado num barranco, um cômodo mal acabado e sujo
Porém, seu único lar, seu bem e seu refúgio
Um cheiro horrível de esgoto no quintal
Por cima ou por baixo, se chover será fatal
Um pedaço do inferno, aqui é onde eu estou
Até o IBGE passou aqui e nunca mais voltou
Numerou os barracos, fez uma pá de perguntas
Logo depois esqueceram, filha da puta!"
ou
"Olha só aquele clube que dahora
Olha aquela quadra, olha aquele campo, olha
Olha quanta gente
Tem sorveteria, cinema, piscina quente
Olha quanto boy, olha quanta mina
Afoga essa vaca dentro da piscina
Tem corrida de kart dá pra ver
É igualzinho o que eu vi ontem na TV
Olha só aquele clube que dá hora
Olha o pretinho vendo tudo do lado de fora
Nem se lembra do dinheiro que tem que levar
Do seu pai bem louco gritando dentro do bar
Nem se lembra de ontem, de hoje e o futuro
Ele apenas sonha através do muro" -
A violência é algo complexo de analisar, a história descrita por você aborda uma realidade empírica, mas não podemos resumir a insurgência deste fenômeno apenas a ela. Por mais incrível que pareça, existem estudos da psicologia que demonstram que o ser humano naturalmente expressa instintos destrutivos, a diferença é que com as formas de socialização (educação) aprendemos a canalizar estes instintos, os esportes por exemplo é uma das estrategias usadas para ajudar jovens. Ter educação e ter oportunidades sem duvida é a peça chave para o combate a violência. Pois este modelo de vida que você descreveu em seu texto é um dos fatores essenciais que colocam um individuo na marginalização.
Na sociedade moderna, com todo avanço tecnológico, estamos cada vez mais distantes e desligados afetivamente, vivemos em uma sociedade com moldes psicopáticos. A violência, o contrário de que muitos pensam, não esta só no assalto que você sofre nas ruas, ela está também em todas as esferas do convívio humano. Na internet, alguns minutos navegando no Facebook e dificilmente digo que você não irá presenciar cenas de desrespeito e violência verbal entre internautas.
Há muito o que ser feito para combater a violência, há muito o que construir, mas isto não é de interesse das classes dominantes pois eles se firmam no discurso da falida meritocracia. -
''(será que isso explica a troca da sala de aula por um fuzil carregado de bala?)''
Quando tu morar numa favela e passar dificuldades tu vai saber por que aquele bandido ta carregando um fuzil na esquina... Quando tu ver teu pai e tua mae paradão sem poder trabalhar e ver que seus amigos tao ostentando, ai sim tu vai mudar de opinião mlk.
Bandido nao ta segurando aquele fuzil ali por que quer nao, ta segurando pq nao tem condições de arrumar um emprego bom, pq o estado nao quer dar lugar pra ele so pq ele n eh formado em nada tlgd?
e se ele tem fama de playboy, é pq ele tem respeito na favela. E bandido que tem respeito na favela nao eh playboy. É chamado de Cria da favela. Playboy é os homenzinhos e patricinhas que tu ve la na barra ostentado a ferrari que eles tem. -
[QUOTE=-[SH]-xWhite;n931819]''(será que isso explica a troca da sala de aula por um fuzil carregado de bala?)''
Quando tu morar numa favela e passar dificuldades tu vai saber por que aquele bandido ta carregando um fuzil na esquina... Quando tu ver teu pai e tua mae paradão sem poder trabalhar e ver que seus amigos tao ostentando, ai sim tu vai mudar de opinião mlk.
Bandido nao ta segurando aquele fuzil ali por que quer nao, ta segurando pq nao tem condições de arrumar um emprego bom, pq o estado nao quer dar lugar pra ele so pq ele n eh formado em nada tlgd?
e se ele tem fama de playboy, é pq ele tem respeito na favela. E bandido que tem respeito na favela nao eh playboy. É chamado de Cria da favela. Playboy é os homenzinhos e patricinhas que tu ve la na barra ostentado a ferrari que eles tem.[/QUOTE]
Quantas pessoas de favela hoje não são bem sucedidas? A única diferença é que esses menores infratores querem tudo fácil, por isso vão para o mundo do crime, se ficassem em casa o dia inteiro, com o objetivo de se tornar alguém e não um cara cheio das drogas, mulheres fáceis e armas, arrumaria um emprego e consequentemente uma vida melhor.
Segura o fuzil porque quer, poderia estar segurando uma caneta. Quer emprego bom? Corre atrás, ninguém vai bater na porta dele e oferecer um emprego 2 mil reais+.
Eu já passei fome, e você, já passou? Acho que não, porque tá defendendo o errado.
É esse o resultado de quem vota em partidos que dizem apoiar os pobres, os ilude com promessas, fazem 1/10 do que prometeram e essas pessoas votam de novo, pra ganhar outro 1/10. -
[QUOTE=Wizard;n931813]A violência é algo complexo de analisar, a história descrita por você aborda uma realidade empírica, mas não podemos resumir a insurgência deste fenômeno apenas a ela. Por mais incrível que pareça, existem estudos da psicologia que demonstram que o ser humano naturalmente expressa instintos destrutivos, a diferença é que com as formas de socialização (educação) aprendemos a canalizar estes instintos, os esportes por exemplo é uma das estrategias usadas para ajudar jovens. Ter educação e ter oportunidades sem duvida é a peça chave para o combate a violência. Pois este modelo de vida que você descreveu em seu texto é um dos fatores essenciais que colocam um individuo na marginalização.
Na sociedade moderna, com todo avanço tecnológico, estamos cada vez mais distantes e desligados afetivamente, vivemos em uma sociedade com moldes psicopáticos. A violência, o contrário de que muitos pensam, não esta só no assalto que você sofre nas ruas, ela está também em todas as esferas do convívio humano. Na internet, alguns minutos navegando no Facebook e dificilmente digo que você não irá presenciar cenas de desrespeito e violência verbal entre internautas.
Há muito o que ser feito para combater a violência, há muito o que construir, mas isto não é de interesse das classes dominantes pois eles se firmam no discurso da falida meritocracia. [/QUOTE]
Cara você disse tudo! [IMG2=JSON]{"data-align":"none","data-size":"full","src":"http:\/\/i.imgur.com\/nG3Afay.png"}[/IMG2][IMG2=JSON]{"data-align":"none","data-size":"full","src":"http:\/\/i.imgur.com\/nG3Afay.png"}[/IMG2][IMG2=JSON]{"data-align":"none","data-size":"full","src":"http:\/\/i.imgur.com\/nG3Afay.png"}[/IMG2]
[QUOTE=[SC]CodeBreak06;n931888]
Quantas pessoas de favela hoje não são bem sucedidas? A única diferença é que esses menores infratores querem tudo fácil, por isso vão para o mundo do crime, se ficassem em casa o dia inteiro, com o objetivo de se tornar alguém e não um cara cheio das drogas, mulheres fáceis e armas, arrumaria um emprego e consequentemente uma vida melhor.
Segura o fuzil porque quer, poderia estar segurando uma caneta. Quer emprego bom? Corre atrás, ninguém vai bater na porta dele e oferecer um emprego 2 mil reais+.
Eu já passei fome, e você, já passou? Acho que não, porque tá defendendo o errado.
É esse o resultado de quem vota em partidos que dizem apoiar os pobres, os ilude com promessas, fazem 1/10 do que prometeram e essas pessoas votam de novo, pra ganhar outro 1/10.[/QUOTE]
Pior é quando eles prometem 10/10 e fazem 0/10 -
É esse o resultado de quem vota em partidos que dizem apoiar os pobres, os ilude com promessas, fazem 1/10 do que prometeram e essas pessoas votam de novo, pra ganhar outro 1/10.[/QUOTE]
Vemos um aqui mlk que nunca passou fome e tá falando um monte de baboseiras que aprendeu na globo News.
se eu já passei fome? Kkkkk melhor deixar quieto essa parte, eu sou humilde mas tbm n vou me esculachar aqui tbm não. Vlw -
hoje em dia falam que violência gera violência, mas a violência é gerada pelos que falam isso!
-
Primeiro: meritocracia é tão mito que deveria fazer parte do folclore brasileiro.
Segundo: acho que isso é algo muito complicado de se falar. Há casos e casos. O meio em que se vive é um fator determinante, mas não inteiro, de como vai ser a sua vida. O Estado trabalha para os ricos e quando não se é um, você luta pra sair disso, mas nem quase todos conseguem. Os melhores cursos (Direito, Medicina, Arquitetura, Engenharias e etc) são reservados à elite, principalmente. Chegar até eles é necessário boa estrutura, estudos. Quando não se tem isso, você não alcança seu objetivo. Só porque um entre milhares conseguiu, não significa que todos irão conseguir. Uma exceção à regra.
Vamos a um cenário (nem tanto) hipotético, um além do sugerido pelo criador do tópico: P1 nasceu em um lar violento. Sua mãe apanha do pai, viciado em alguma coisa (álcool, drogas ilícitas, não faz diferença, o ponto não é esse). Seu pai, violento, também o agride. P1 tem irmãos. Precisa cuidar deles enquanto seu pai passa o dia fora, fazendo-se lá sabe o quê, enquanto sua mãe trabalha por uma micharia. P1 não vive, sobrevive. Está condenado ao abandono. À violência. Solidão, talvez. Vulnerável, essa é sua situação atual. Ele quer sair dali. Não importa o que custar. Qualquer coisa é menos pior que ver sua mãe agredida - e ser agredido - por um monstro. Estudar, neste cenário, não é uma opção. P1 não tem pra onde correr. Até que conhece o pessoal "da quebrada". Promessa de conseguir dinheiro apenas correndo, gritando, avisando quando a polícia chega. Entregar mercadoria na mão de quem deu 20 reais pra ter por pura diversão. Fácil. Seus novos amigos podem dar um jeito no agressor, mas isso requer fidelidade ao bando. P1 jura. Não tem mais volta.
Outro cenário: P2, filho de pais negligentes, viciados, agressivos. Foge de casa. Está na rua. Faz o que dá para sobreviver.
A quem não pertence a algo parecido, tem-se um motivo. Não dá para matar uma árvore arrancando uma única folha de um galho extenso.
Existe um filme muito bom chamado "O Contador de Histórias". É brasileiro. Narra a história de um professor, que na sua infância, foi jogado à FEBEM porque sua mãe não tinha condições de criá-lo. Quem não sabe, naquela época, a FEBEM era uma "máquina" de criar bandidos. E o narrador virou um. Era isso ou apanhar. Até que ele foi adotado por uma mulher, e foi ensinado a conviver em sociedade. Ela era francesa, bem de vida. E foi reintegrado.
Não se põe fim à violência gerando mais violência. Como eu disse, não dá para matar uma árvore arrancando uma única folha de um galho extenso. Se mata arrancando pela raiz. E a raiz disso tudo é pobreza, falta de investimento e atenção às comunidades carentes que possuem pessoas vulneráveis. Só porque uma pessoa conseguiu subir, não significa que todas vão. Cada pessoa é diferente, tem seus motivos. O que não se pode deixar é uma pessoa TER motivos para se tornar assim.
Demorou um pouco para eu enxergar esse óbvio e largar meu extremismo. "Tem que matar mesmo" eu pensava. Mas isso só gera violência, sentimento de vingança. Não custa nada pensar e reavaliar a visão que se tem sobre casos assim. -
Na verdade o jovizinho é só mais uma vítima dá má distribuição de renda do país que assola mais de 75% da população. Jovizinho não teve bons exemplos e se teve, ele acreditou que ele não se encaixava naquele mundo dele. Jovizinho me parece com os protagonistas do melhor romance da literatura brasileira, Capitães de Areia do renomado Jorge Amado.
Talvez a culpa em cima disso tudo começasse a muito tempo atrás, quando os escravos obteram o "direito" da liberdade, alforria, e foram largados sem se quer 1 vestimenta nesse Brasilzão. Vale lembra também do êxodo rural que afetou, principalmente São Paulo, a reforma do Rio de Janeiro que destruiu os cortiços e mandou os pobres "para os morros"... Todas as capitais passaram por processo de favelização, isso tudo por falta de planejamento.
Mas alguns poderiam dizer que Jovizinho seguiu na criminalidade por que quis. Isso porque você tem acesso a internet, a uma escola, casa, comida! Algo que aprendi nessa vida é não julgar os atos das pessoas, e sim compreender o que aconteceu para que elas agissem assim.
Parabéns, adoro ler coisas inteligentes e que fazem a gente "pensar na morte na bezerra", como diria minha avó. E gosto muito de ver esse tipo de discussão, é assim que a gente vê quem serão as futuras mentes pensantes desse nosso país. -
_G_Martins escreveu: »Na verdade o jovizinho é só mais uma vítima dá má distribuição de renda do país que assola mais de 75% da população. Jovizinho não teve bons exemplos e se teve, ele acreditou que ele não se encaixava naquele mundo dele. Jovizinho me parece com os protagonistas do melhor romance da literatura brasileira, Capitães de Areia do renomado Jorge Amado.
Talvez a culpa em cima disso tudo começasse a muito tempo atrás, quando os escravos obteram o "direito" da liberdade, alforria, e foram largados sem se quer 1 vestimenta nesse Brasilzão. Vale lembra também do êxodo rural que afetou, principalmente São Paulo, a reforma do Rio de Janeiro que destruiu os cortiços e mandou os pobres "para os morros"... Todas as capitais passaram por processo de favelização, isso tudo por falta de planejamento.
Mas alguns poderiam dizer que Jovizinho seguiu na criminalidade por que quis. Isso porque você tem acesso a internet, a uma escola, casa, comida! Algo que aprendi nessa vida é não julgar os atos das pessoas, e sim compreender o que aconteceu para que elas agissem assim.
Parabéns, adoro ler coisas inteligentes e que fazem a gente "pensar na morte na bezerra", como diria minha avó. E gosto muito de ver esse tipo de discussão, é assim que a gente vê quem serão as futuras mentes pensantes desse nosso país.
AAAA
Que bela citação essa de Capitães de Areia. É um livro maravilhoso. É bastante esclarecedor e você pega simpatia por aquelas crianças. É um livro muito forte. Dá pra dizer muito sobre alguém que lê isso e forma uma opinião sobre as situações ali apresentadas. -
[QUOTE=-[SH]-xWhite;n931819]''(será que isso explica a troca da sala de aula por um fuzil carregado de bala?)''
e se ele tem fama de playboy, é pq ele tem respeito na favela. E bandido que tem respeito na favela nao eh playboy. É chamado de Cria da favela. Playboy é os homenzinhos e patricinhas que tu ve la na barra ostentado a ferrari que eles tem.[/QUOTE]
''Bandido não ta segurando aquele fuzil ali por que quer não...''
Nada a declarar, apenas risadas hahaha -
Só uma pergunta, você realmente acredita em meritocracia, você realmente acredita que meritocracia funciona em nosso país ? -
Jovizinho é apenas um de muitos Jovizinhos existentes dentro e fora da comunidades crossfireana.
-
Não vejo isso como desculpa, já conheci muitas pessoas com o mesmo problema e hoje sustenta a família inteira sozinho e de um jeito muito honrado, logico que existe pensamento diferente...
É difícil conseguir isso sendo um "jovizinho" sim é difícil, mas não impossível se essas pessoas que conheço conseguiram chega ao "topo" com pouco recurso que tinha na época, porque esses "jovizinho" com aceso a internet e vários outros recursos grátis, não conseguem ? Simplesmente por não querer algo difícil, infelizmente no nosso país para conseguir ser alguém temos que lutar muito ao ponto de não termos tempo para nós mesmos, ao ponto de termos que trabalhar 9h por dia e estudas mais 6h ou 7h, as vezes nem dormir para não perder o horário do trabalho no outro dia, por ter fica até tarde fazendo trabalho da faculdade...
Muitos tem infância difícil, mas só os fortes conseguem seguir de cabeça erguida.... Sem ir para o outro "lado"... -
[QUOTE=[]Doctor;n933581]
AAAA
Que bela citação essa de Capitães de Areia. É um livro maravilhoso. É bastante esclarecedor e você pega simpatia por aquelas crianças. É um livro muito forte. Dá pra dizer muito sobre alguém que lê isso e forma uma opinião sobre as situações ali apresentadas. [/QUOTE]
Um livro que te coloca no lugar dessas pessoas, te faz refletir de como está tudo errado na nossa sociedade. Todos deveriam Ler o livro.
Entretanto, ler apenas, não basta. Devemos, também, refletir sobre essa história, pois ela é - realmente - um tapa na cara da sociedade. -
Todos nós seres humanos somos dotados de livre arbítrio, ou seja, escolhemos o caminho que vamos seguir na vida.
Querer falar que jovenzinho tem DNA pré disposto a violência é o mesmo que isentar o mesmo da culpa, sendo assim ele pode matar a vontade, roubar pois pode justificar que seu DNA é um estrume de violência e tendencioso ao lado errado da vida. Meu camarada, sinto muito mas isso é conversa pra boi dormir e desculpa dos direitos humanos pra defender vagabundo.
Eu sempre morei em favela, passei fome dos 8 as 15 anos, digo FOME MESMO, de a única refeição que fiz no dia foi o angú HORROROSO da escola, só que final de semana não tinha escola, e ai? Na minha adolescência fui uma pessoa violenta, batia em quase geral na escola, era respeitado, mas nunca, NUNCA me envolvi com tráfico de drogas, nunca sai pra roubar, matar, porque eu tive exemplos de amigos meus que morriam nessas ações, além de ouvir as palavras da minha mãe dizendo que o estudo mudaria minha vida... È... Mudou, hoje minha mãe tem uma casa com 3 quartos toda bem montada porque o estudo me proporcionou a dar isso a ela e não o tráfico.
Bandido é bandido porque quer.
A guerra no Brasil matou mais do que a guerra do afeganistão, porque aqui reina a impunidade.
Traficante aqui fica 2 anos preso e foge da cadeia no dia das mães ou no natal.
Traficante na indonésia é condenado a morte assim como aquele traficante brasileiro foi condenado lá.
Indonésia um país bem mais miserável que o BRASIL e o tráfico não domina la, porque será hein?
O ser humano precisa é de limites, os limites do Brasil só favorecem a impunidade. -
Meritocracia é tão real quanto a água que bebemos, acho que o que está errado é a maneira como a interpretam no BR, por exemplo, lá fora um aluninho se destaca desde cedo, vendo o desenvolvimento do aluninho, o estado dar ao aluninho meios para o aluninho desenvolver suas aptidões
Aqui meritocracia é Q.I (quem indica), Ter SOBRENOME... os aluninhos daqui, estão perdidos em oficinas de fundo de quintal, muitas vezes os aluninhos nem sabem escrever o nome, servindo de contador, economista, engenheiro... do crime paralelo.
Eu não passei fome porque minha mãe não deixou!
Eu até os 14 anos não entendia o ódio contra policia "dos favelados" (mim passou a ter ligeira ideia nas poucas abordagens que sofria);
Se matar criminosos resolvesse algo, EUA e a indonesia não se teria um unico criminoso. Existem 1001 maneiras de ensinar um criminoso sem dar porrada, tirar sangue...
Como diz a psiquiatria, psicologia e tudo que estuda o cerebro, cada um de nós age diferente, mesmo que compartilhamos de ideias iguais. Por exemplo, no meu cicliquinho de amigos, alguns amigos são tão explosivos quanto eu, a diferença é que eles expressam com palavrões e eu com ideias e dependendo da situação com ação (rara rarissimas são as vezes, mim ter "três feridas".-.)