Debate: péssimas condições da internet brasileira.
Não é segredo pra ninguém que a internet brasileira é um asco.
Passei quase o último mês inteiro sem jogar e sem entrar no fórum simplesmente porque a minha internet estava uma tranqueira e não carregava absolutamente NADA.
Mas porquê a internet brasileira é tão ruim?
Pra vocês terem uma noção, a média da velocidade da internet no nosso território (3,5mb/s) é menor que a média do MUNDO (5.1mb/s). Países como o Sri Lanka (5.1mb/s), Malásia (4.9mb/s) e Peru (4.4mb/s) conseguem ter uma velocidade maior que a nossa.
O serviço se monopoliza em pouquíssimas empresas e a disputa por qualidade fica no limbo. O investimento do governo também é muito pouco, fora que não há cobrança e nem incentivo por parte deles. Enquanto isso, na Coréia do Sul, lugar com a melhor velocidade do mundo, a média é de 20.5mb/s, o governo tem programa destinado exclusivamente para expandir a qualidade de conexão, fazendo as operadoras oferecerem planos de assinatura de uma internet de 10gb/s até 2020. É algo totalmente FORMIDÁVEL de se ver, levando em consideração que vivemos num mundo completamente globalizado e internet se torna, cada vez mais, indispensável no dia a dia de qualquer pessoa. Com esse esforço todo posto em virtude de bons e rápidos serviços, os coreanos acabaram por se tornar extremamente exigentes quanto ao que contratam, e isso acaba sendo outro pilar fundamental para que as empresas coreanas de internet estejam sempre melhorando seu produto.
No Brasil, além de ruim, o serviço é extremamente caro. A internet no Brasil ocupa a 89ª posição no ranking Akamai (empresa que monitora conexões) de qualidade. No entanto, ocupa o 2º lugar quando o assunto é preço. Sim, isso mesmo, o Brasil tem um serviço péssimo e é o segundo lugar do planeta que tem a internet mais cara. No Brasil, se paga, em média, US$25,06 por 1Mpbs de internet. Já no Japão, o lugar mais barato, a média é de US$0,27. Desses US$25,06 pagos por 1Mpbs de internet, 40% é carga tributária. Enquanto no Japão, essa carga é 5%.
Ou seja, a nossa realidade de conexão é um verdadeiro conto de terror, porém real. Pagamos por um serviço ruim e caro porque simplesmente não há incentivo e nem fiscalização disso. Ao invés de termos algo de qualidade, temos um Estado que lucra com impostos absurdos de algo tão necessário, encarecendo e dificultando a expansão e aprimoramento, já que a instalação de fibras óticas é algo caríssimo.
Infelizmente é um cenário que duvido muito que vá muda tão cedo.
Fontes: http://migre.me/wLf6O / http://migre.me/wLf7u
Ranking Akamai de conexão: http://migre.me/wLfkU
Passei quase o último mês inteiro sem jogar e sem entrar no fórum simplesmente porque a minha internet estava uma tranqueira e não carregava absolutamente NADA.
Mas porquê a internet brasileira é tão ruim?
Pra vocês terem uma noção, a média da velocidade da internet no nosso território (3,5mb/s) é menor que a média do MUNDO (5.1mb/s). Países como o Sri Lanka (5.1mb/s), Malásia (4.9mb/s) e Peru (4.4mb/s) conseguem ter uma velocidade maior que a nossa.
O serviço se monopoliza em pouquíssimas empresas e a disputa por qualidade fica no limbo. O investimento do governo também é muito pouco, fora que não há cobrança e nem incentivo por parte deles. Enquanto isso, na Coréia do Sul, lugar com a melhor velocidade do mundo, a média é de 20.5mb/s, o governo tem programa destinado exclusivamente para expandir a qualidade de conexão, fazendo as operadoras oferecerem planos de assinatura de uma internet de 10gb/s até 2020. É algo totalmente FORMIDÁVEL de se ver, levando em consideração que vivemos num mundo completamente globalizado e internet se torna, cada vez mais, indispensável no dia a dia de qualquer pessoa. Com esse esforço todo posto em virtude de bons e rápidos serviços, os coreanos acabaram por se tornar extremamente exigentes quanto ao que contratam, e isso acaba sendo outro pilar fundamental para que as empresas coreanas de internet estejam sempre melhorando seu produto.
No Brasil, além de ruim, o serviço é extremamente caro. A internet no Brasil ocupa a 89ª posição no ranking Akamai (empresa que monitora conexões) de qualidade. No entanto, ocupa o 2º lugar quando o assunto é preço. Sim, isso mesmo, o Brasil tem um serviço péssimo e é o segundo lugar do planeta que tem a internet mais cara. No Brasil, se paga, em média, US$25,06 por 1Mpbs de internet. Já no Japão, o lugar mais barato, a média é de US$0,27. Desses US$25,06 pagos por 1Mpbs de internet, 40% é carga tributária. Enquanto no Japão, essa carga é 5%.
Ou seja, a nossa realidade de conexão é um verdadeiro conto de terror, porém real. Pagamos por um serviço ruim e caro porque simplesmente não há incentivo e nem fiscalização disso. Ao invés de termos algo de qualidade, temos um Estado que lucra com impostos absurdos de algo tão necessário, encarecendo e dificultando a expansão e aprimoramento, já que a instalação de fibras óticas é algo caríssimo.
Infelizmente é um cenário que duvido muito que vá muda tão cedo.
Fontes: http://migre.me/wLf6O / http://migre.me/wLf7u
Ranking Akamai de conexão: http://migre.me/wLfkU
Comentários
-
Verdade mano, internet brasileira é uma das piores do mundo, pagamos caro pra ter uma internet meia boca
-
trollfacssbk escreveu: »Verdade mano, internet brasileira é uma das piores do mundo, pagamos caro pra ter uma internet meia boca
Meia boca é pouco hahahaha Pagamos caríssimo por um serviço porco. Muito ruim ter que aceitar uma coisa dessas sem poder fazer nada... Brasileiro se contenta com muito pouco. -
Vale lembra a Lei do Marco Civil da Internet, que tinha o objetivo de, justamente, fiscalizar o uso de internet fazendo com que ela seja igual independentemente da região. Porém, quando vamos analisar, sou de MG, aqui a internet além de um lixo, é cara e ainda não tem infraestrutura para manutenção da fibra ótica. E olha que eu não to falando de interior, estou falando de Belo Horizonte mesmo...
Outra coisa importante de citar também é a LEI de Internet para todos, que para todos não tem nada. Se simplesmente 40% do valor repassado ao consumidor é imposto, acho que essa lei não está sendo muito bem executada.
(Art. 3oA disciplina do uso da internet no Brasil tem os seguintes princípios: V - preservação da estabilidade, segurança e funcionalidade da rede, por meio de medidas técnicas compatíveis com os padrões internacionais e pelo estímulo ao uso de boas práticas). Só queria perguntar ao dirigente da ANARNET, órgão que fiscaliza a internet no Brasil, onde está esse padrão internacional... -
Esse Brasil consegue ser um país ruim de se viver em qualquer aspecto que possa se imaginar . Pagamos impostos muito altos que não são injetados de forma corretas e muitas das vezes nem injetados são Por exemplo : As estradas do país que são horrivelmente esburacadas sem sinalização e péssimas de se conduzir um veículo seja ele qual for sobre elas . Más mesmo assim para poder conduzir um veículo tem q se pagar anualmente uma taxa ( IPVA ) se não o veículo é apreendido .
É realmente muito triste isso . Pagarmos muitos por um serviço que não deveria ser cobrado quase nada -
Falando da internet: mim ta na fila de espera de aquisição de uma "internet". Uma porta, armario, link... tem que se abrir;
mim então ser contemplado com um link disponivel. ACREDITE, mim foi o ultimo a saber desse fatidico fato (era miseros 400kb) depois de 15 ou 30 dias;
Outro fato fatidico é o fato de se ter link sobrando para empresas em geral empresas de internet via radio e não para o miseravi do usuáro domestico;
Falando do "enchimento de buxo": um governo que deu certo (2003-2010, apesar dos pesares), perdedores tentar derrubar a qualquer custo e não conseguiu nem arranhar.-. Aquele governo ISENTOU a tributação de alimentos, pouco, pouquissimo tempo depois e sem imposto, os preços aumentaram. OPs, tem também o "computador popular", mim vendo meus pais, amigos... reclamar, mim começou a visualizar maquinas TOP e computadores populares, os computadores polpulares tinham ISENÇÃO. Divinha o que acunticeu?.-.
Falando da telefonia: Aqui hora ou outra entra uma empresa concorrente de qualidade, o que as empresas BR fazem?
1. melhoram seus serviços para não perder clientes?
2. investem em infraestrutura?
3. diminuem os preços para se tornarem atrativas?
...
Compram a empresa concorrente, mantem a mesma infraesturura arcaica, "diminói" preço. Agência reguladora não faz nada, parasitas criam mais leis que num funcionar, fazem para gringo olhar.