Sobre aquelas travadas irritantes no jogo (rápidas, entretanto muito incômoda).

Olá amigos, eu sou o ex [MOD]Harris e venho através desse tópico deixar uma breve explicação sobre problemas de travamentos rápidos, entretanto constantes no jogo (onde o fps e ping geram rápidas oscilações e muitas delas sem o nosso conhecimento). Mas antes de tudo quero deixar claro que é de suma importância a leitura desse tópico da ex- [GM]Sabbath: Ajuda - Problemas com Ping;Latencia;LAG;Comunicação cliente/servidor - servidor/cliente.

Enfim, sem mais delongas vamos lá:

Eu vinha enfrentando um problema constante com esses lags no jogo que ocorreram de forma repentina (e que depois que iniciou nunca mais parou), por falta de tempo para melhor analisar o caso (questões da faculdade, curso, trabalho e familiares) acabei deixando de lado. Entretanto sabemos que esse joguinho faz parte da nossa vida (eu por exemplo jogo desde 2009) então agora que estou com mais tempo (na verdade já faz umas 2 semanas que consegui esse tempo extra) passei à analisar melhor esse problema.

O meu computador tem configurações modestas (também conhecido como mid-end "terminologia de identificação do computador consoante sua potência"), onde o meu ping varia entre 70/200 (a depender das configurações de jogo, quantidade de membros na sala, entre outros fatores). E quando ele tinha configurações low-end o Cross Fire não ficava travando tanto quanto passou a travar nos últimos 3 anos. No começo eu tinha uma conexão via rádio (isso há 7 anos atrás), depois passei a utilizar Oi Velox de 5 mbps (até o ano retrasado) e desde o ano passado tinha uma conexão de 15 mbps da Oi Velox.

Síntese do problema: Quando eu tinha uma conexão via rádio, era óbvio que o jogo tinha oscilações de ping (devido as variáveis da conexão, ou seja, suas instabilidades no meio de comunicação), quando coloquei a Oi Velox de 5 megas o jogo melhorou substancialmente, entretanto após um tempo com essa boa conexão com o jogo os problemas começaram a surgir. O jogo começou a dar pequenas travadas (lags), era questão de segundos essas travadas, mas sabemos que qualquer lag no jogo é muito prejudicial pois nos coloca em desvantagem com outros adversários (e pior ainda, essas travadas ocorriam em média a cada 1 minuto de jogo). Já imaginava ser devido a Oi Velox, porém não podia fazer nada visto que onde eu morava só tinha a possibilidade de usar a Velox ou via rádio. Após eu me mudar (ano passado) voltei a Oi Velox, mas de 15 megas e a caixa ficando na entrada do condomínio onde moro), porém essas travadinhas permaneciam, e por um certo tempo cheguei à achar que fosse devido alguma desatualização nos meus drivers ou erro de algum hardware, todavia a falta de tempo não me deixava fazer essa verificação. Enfim, após esse tempo todo e agora com tempo para verificar melhor o problema, olhei todo os hardwares, drivers, fiz um check-in no software também para caçar esses possíveis problemas, mas nada de errado. Então onde agora sou residente tem outros meios de internet (provedores), e foi ai que decidi mudar para a Net Combo (devido ao plano) e dessa forma saber de fato o problema era devido a conexão.

Solução: Após mudar a minha conexão para a Net Combo essas travadas (que parecia muito ser devido aos problemas do computador) se resolveram. Hoje não somente o ping, mas também o FPS (após 2 semanas de testes) passou a se tornar constantes, mas óbvios, com pequenas variações devido aos problemas do nosso país com infraestrutura de internet, contudo a Oi Velox tem uma oscilação muito grande e brusca (onde o seu ping rapidamente vai de 15 até 400 em questões de milissegundos ou segundos), essa oscilação também se encontra na net, no entanto é com uma menor frequência e escala (no meu caso ele varia entre 17/60, poucas vezes chegando a 100), onde a mesma não chega à afetar muito (ou nada) a jogatina do jogo.

Então amigos, essa é uma breve explicação minha (e que acho ser de suma importância para alguns jogadores), visto que quando ela é feita através da equipe em si, muitos acham que são apenas "balelas" para a empresa maquiar o problema, entretanto quando essas informações vem de mais um jogador "comum". sei que ela é melhor "absorvida" pela comunidade Crossfireana.

QUERO DEIXAR CLARO QUE ESSE TÓPICO NÃO TEM UM INTUITO DE EXPLICAÇÃO TÉCNICA, ATÉ PORQUE DEIXEI O LINK DE UM TÓPICO COM TAIS EXPLICAÇÕES, ELE TEM APENAS O INTUITO DE RATIFICAR TAIS INFORMAÇÕES DO TÓPICO "LINKADO" EM CIMA, E TAMBÉM DEIXAR LIVRE PARA DEBATES E ESCLARECIMENTOS (ESTAREI RESPONDENDO A TODOS ASSIM QUE PUDER, ORA COM RESPOSTAS TÉCNICAS "CURSO TÉCNICO INFORMÁTICA E TENHO UM BOM CONHECIMENTO NA ÁREA", ORA COM INFORMAÇÕES MAIS INFORMAIS DE MAIS UM MEMBRO/JOGADOR E AMANTE DO FÓRUM.

Comentários

• Aqui, de vez em quando, e geralmente em momento nada favoráveis (como quando dou de cara com alguém, ou mesmo quando não tem ninguém), o jogo dá um freeze na tela, às vezes por meio segundo, às vezes 1 segundo, coisa pouca, mas que em FPS (first person shooter) faz a diferença.

Não consigo descobrir se é o ping ou o FPS (frames per second) pois não posso dar tab pra ver o ping por estar travado e uso o próprio programa da placa de vídeo pra verificar FPS sempre e ele fica travado em 200, tanto quando jogo, tanto quando dá essas travadas, eu sinceramente não sei o que é.

Isso acontecia quando tinha OI Velox de 10mb e acontece agora que estou com Vivo Fibra de 50mb, então, tecnicamente não é pra ser a internet (ou é, who knows?) e questão de hardware não creio ser também porque não trava em mais nenhum jogo online que jogo, e nem em jogos mais pesados como The Witcher 3 e Fallout 4 (no médio, mas não) GT 650ti, i5 e 8gb de ram. Esse é um problema que eu nunca vou solucionar.

Lembrei agora, ele parece com a travada que dá quando eu pego pela primeira vez um arma Blue Crystal, e isso me faz achar que é algo com o jogo mesmo e não com algo que eu possa resolver.
  • CW_E_lyeeL escreveu: »
    Aqui, de vez em quando, e geralmente em momento nada favoráveis (como quando dou de cara com alguém, ou mesmo quando não tem ninguém), o jogo dá um freeze na tela, às vezes por meio segundo, às vezes 1 segundo, coisa pouca, mas que em FPS (first person shooter) faz a diferença.

Não consigo descobrir se é o ping ou o FPS (frames per second) pois não posso dar tab pra ver o ping por estar travado e uso o próprio programa da placa de vídeo pra verificar FPS sempre e ele fica travado em 200, tanto quando jogo, tanto quando dá essas travadas, eu sinceramente não sei o que é.

Isso acontecia quando tinha OI Velox de 10mb e acontece agora que estou com Vivo Fibra de 50mb, então, tecnicamente não é pra ser a internet (ou é, who knows?) e questão de hardware não creio ser também porque não trava em mais nenhum jogo online que jogo, e nem em jogos mais pesados como The Witcher 3 e Fallout 4 (no médio, mas não) GT 650ti, i5 e 8gb de ram. Esse é um problema que eu nunca vou solucionar.

Lembrei agora, ele parece com a travada que dá quando eu pego pela primeira vez um arma Blue Crystal, e isso me faz achar que é algo com o jogo mesmo e não com algo que eu possa resolver.

Sobre a sua experiência: "A travada da Blue Crystal de fato é experimentada por quase todos (se não todos), para ser considerado problema do jogo é preciso que todos sofram com os mesmos erros, caso contrário, é preciso uma análise bem aprofundada para se confirmar algo.

A velocidade da internet pode influenciar no ping, mas não muito no fps (talvez em nada, a depender da velocidade), entretanto a sua oscilação poderá afetar sim e muito tanto o ping quanto o fps, e isso vai muito além da velocidade, visto que não adianta 1 gb de internet caso o modem não tenha o suporte suficiente para receber o mesmo, ou caso o cabeamento (infraestrutura) da empresa não dê suporte para receber/enviar essa taxa de dados (e ai que mora o problema, visto que pode gerar grandes oscilações e tais capazes de gerar quedas bruscas no fps e travando bastante o computador ao ponto de nem conseguir movimentar nada nele, como relatado por você), entretanto essa é apenas 1 de inúmeras hipóteses. Também pode ser devido ao antivírus ou algum arquivo no computador que esteja conflitando com o jogo, e esses arquivos pode conflitar somente com 1 ou com todos os demais jogos (ou antivírus), visto que cada jogo tem o seu código de informação. E quanto mais potente for o computador, maior poderá ser a probabilidade de surgir novos problemas, não devido as suas configurações propriamente dita, mas sim devido a maior quantidade de programas que vamos instalar neles (além dos vírus como um todo)".

Nesse tópico vou responder a cada 1 consoante a sua dúvida, deixando análises técnicas ou experiências vivenciadas (até porque nem tudo os estudos explicam, mas certas soluções vem sem ao menos uma informação plausível para a mesma).
  • As travadas devido a Lag já aconteceu, a minha operadora já ate sabe que jogo CF de tanto ligar pra lá reclamando do ping no jogo :/, volta e meia existe um problema, só fico satisfeito quando vejo meu ping cravado no 9~20..

agora as travadas do jogo eu já fiz o possível, mas o CF é muito mal otimizado principalmente em maquinas AMD...logo a minha.., meu pc também é mediano, varia o fps entre 100-200 e os problemas com as travadas parece que ficam piores a cada tempo que passa, qualquer bag que voce troca, qualquer arma que voce pega no chão ou até mesmo aleatoriamente do nada o jogo da um engasgo que só prejudica sua jogabilidade.
  • as travadas é devido ao ping você deve reclamar com a operadora da sua internet.
  • Lucas_Dias escreveu: »
    As travadas devido a Lag já aconteceu, a minha operadora já ate sabe que jogo CF de tanto ligar pra lá reclamando do ping no jogo :/, volta e meia existe um problema, só fico satisfeito quando vejo meu ping cravado no 9~20..

agora as travadas do jogo eu já fiz o possível, mas o CF é muito mal otimizado principalmente em maquinas AMD...logo a minha.., meu pc também é mediano, varia o fps entre 100-200 e os problemas com as travadas parece que ficam piores a cada tempo que passa, qualquer bag que voce troca, qualquer arma que voce pega no chão ou até mesmo aleatoriamente do nada o jogo da um engasgo que só prejudica sua jogabilidade.

De fato os computadores com processadores Intel se desenvolvem melhores que os computadores com placa mãe e processadores da AMD (que é o meu caso). Entretanto no meu as travadas já não atrapalham em quase nada, visto que agora ocorrem de forma muito mínima e esporadicamente (geralmente nem percebo).

Tem que verificar bem porque o Avast tinha conflitado com o CF no meu computador, no começo dava erro e depois travava o jogo quando estava na sala, então precisei configurá-lo melhor para optimizar o jogo e desde então não tive mais problema com ele. Mas também há o fator de algum software de programação estar com o sistema desatualizado ou então algum vírus que pode estar engasgando o jogo, visto que o CF é um jogo que "sente" facilmente qualquer alteração na máquina (PC), tanto em questão da velocidade/estabilidade quanto nas questões de software com algum conflito ou desatualizado.
  • escreveu:
    [Harris][;n946884]Olá amigos, eu sou o ex [MOD]Harris e venho através desse tópico deixar uma breve explicação sobre problemas de travamentos rápidos, entretanto constantes no jogo (onde o fps e ping geram rápidas oscilações e muitas delas sem o nosso conhecimento). Mas antes de tudo quero deixar claro que é de suma importância a leitura desse tópico da ex- [GM]Sabbath: Ajuda - Problemas com Ping;Latencia;LAG;Comunicação cliente/servidor - servidor/cliente.

Enfim, sem mais delongas vamos lá:

Eu vinha enfrentando um problema constante com esses lags no jogo que ocorreram de forma repentina (e que depois que iniciou nunca mais parou), por falta de tempo para melhor analisar o caso (questões da faculdade, curso, trabalho e familiares) acabei deixando de lado. Entretanto sabemos que esse joguinho faz parte da nossa vida (eu por exemplo jogo desde 2009) então agora que estou com mais tempo (na verdade já faz umas 2 semanas que consegui esse tempo extra) passei à analisar melhor esse problema.

O meu computador tem configurações modestas (também conhecido como mid-end "terminologia de identificação do computador consoante sua potência"), onde o meu ping varia entre 70/200 (a depender das configurações de jogo, quantidade de membros na sala, entre outros fatores). E quando ele tinha configurações low-end o Cross Fire não ficava travando tanto quanto passou a travar nos últimos 3 anos. No começo eu tinha uma conexão via rádio (isso há 7 anos atrás), depois passei a utilizar Oi Velox de 5 mbps (até o ano retrasado) e desde o ano passado tinha uma conexão de 15 mbps da Oi Velox.

Síntese do problema: Quando eu tinha uma conexão via rádio, era óbvio que o jogo tinha oscilações de ping (devido as variáveis da conexão, ou seja, suas instabilidades no meio de comunicação), quando coloquei a Oi Velox de 5 megas o jogo melhorou substancialmente, entretanto após um tempo com essa boa conexão com o jogo os problemas começaram a surgir. O jogo começou a dar pequenas travadas (lags), era questão de segundos essas travadas, mas sabemos que qualquer lag no jogo é muito prejudicial pois nos coloca em desvantagem com outros adversários (e pior ainda, essas travadas ocorriam em média a cada 1 minuto de jogo). Já imaginava ser devido a Oi Velox, porém não podia fazer nada visto que onde eu morava só tinha a possibilidade de usar a Velox ou via rádio. Após eu me mudar (ano passado) voltei a Oi Velox, mas de 15 megas e a caixa ficando na entrada do condomínio onde moro), porém essas travadinhas permaneciam, e por um certo tempo cheguei à achar que fosse devido alguma desatualização nos meus drivers ou erro de algum hardware, todavia a falta de tempo não me deixava fazer essa verificação. Enfim, após esse tempo todo e agora com tempo para verificar melhor o problema, olhei todo os hardwares, drivers, fiz um check-in no software também para caçar esses possíveis problemas, mas nada de errado. Então onde agora sou residente tem outros meios de internet (provedores), e foi ai que decidi mudar para a Net Combo (devido ao plano) e dessa forma saber de fato o problema era devido a conexão.

Solução: Após mudar a minha conexão para a Net Combo essas travadas (que parecia muito ser devido aos problemas do computador) se resolveram. Hoje não somente o ping, mas também o FPS (após 2 semanas de testes) passou a se tornar constantes, mas óbvios, com pequenas variações devido aos problemas do nosso país com infraestrutura de internet, contudo a Oi Velox tem uma oscilação muito grande e brusca (onde o seu ping rapidamente vai de 15 até 400 em questões de milissegundos ou segundos), essa oscilação também se encontra na net, no entanto é com uma menor frequência e escala (no meu caso ele varia entre 17/60, poucas vezes chegando a 100), onde a mesma não chega à afetar muito (ou nada) a jogatina do jogo.

Então amigos, essa é uma breve explicação minha (e que acho ser de suma importância para alguns jogadores), visto que quando ela é feita através da equipe em si, muitos acham que são apenas "balelas" para a empresa maquiar o problema, entretanto quando essas informações vem de mais um jogador "comum". sei que ela é melhor "absorvida" pela comunidade Crossfireana.

QUERO DEIXAR CLARO QUE ESSE TÓPICO NÃO TEM UM INTUITO DE EXPLICAÇÃO TÉCNICA, ATÉ PORQUE DEIXEI O LINK DE UM TÓPICO COM TAIS EXPLICAÇÕES, ELE TEM APENAS O INTUITO DE RATIFICAR TAIS INFORMAÇÕES DO TÓPICO "LINKADO" EM CIMA, E TAMBÉM DEIXAR LIVRE PARA DEBATES E ESCLARECIMENTOS (ESTAREI RESPONDENDO A TODOS ASSIM QUE PUDER, ORA COM RESPOSTAS TÉCNICAS "CURSO TÉCNICO INFORMÁTICA E TENHO UM BOM CONHECIMENTO NA ÁREA", ORA COM INFORMAÇÕES MAIS INFORMAIS DE MAIS UM MEMBRO/JOGADOR E AMANTE DO FÓRUM.

Mano, realmente isso acontece bastante, mas algumas vezes as diversas explicações tanto de Mods, Gms e membros do fórum não ajudam a sanar o problema, muitas até mesmo culpam a net ou a z8 quando na verdade o problema é uma simples limpeza pelo CMD do computador, é até doloroso ver um membro do fórum (seja Mod, Gm ou membro comum) gastar tempo procurando o problema, uma solução do mesmo, editando por escrito, pegando links quando preciso e alguém vir e falar "tópico não ajuda em nada, não resolveu meu problema, vou abrir ticket reclamando porque o problema é com a empresa e blá blá blá"
  • BebetuHunter escreveu: »

Mano, realmente isso acontece bastante, mas algumas vezes as diversas explicações tanto de Mods, Gms e membros do fórum não ajudam a sanar o problema, muitas até mesmo culpam a net ou a z8 quando na verdade o problema é uma simples limpeza pelo CMD do computador, é até doloroso ver uma membro do fórum (seja Mod, Gm ou membro comum) gastar tempo procurando o problema, uma solução do mesmo, editando por escrito, pegando links quando preciso e alguém vir e falar "tópico não ajuda em nada, não resolveu meu problema, vou abrir ticket reclamando porque o problema é com a empresa e blá blá blá"

É triste mesmo. Certamente tem aquele problema com a DNS, quando a mesma fica muito congestionada tem um guia onde ensina como alterar a DNS e depois fazer essa limpeza no Comand pelo flush_dns. Entretanto isso não costuma ser solução, mas sim um paliativo, visto que depois de alguns dias ou semanas costuma a oscilar muito a conexão novamente. Também utilizavam bastante na época aquele WTFast que trabalha quase que na mesma forma da mudança de DNS, onde ele altera para a menos congestionada.

Mas no geral como o problema costuma ser na infraestrutura da operadora, então é comum que o problema perpetue até uma boa revisão da empresa (provedora) ou mudança de internet. Até porque somente o nome da empresa não resolve o problema, tendo em vista que muitas dessas empresas contratam outras empresas terceirizadas para cabear e montar sua infraestrutura nas cidades onde tenham disponibilidade de conexão, todavia algumas empresas terceirizadas infelizmente não cumprem o trabalho com êxito em todas as cidades/localidades e por isso é comum uma pessoa ter um ping bom num bairro e as vezes noutro bairro o ping já ser diferente (as vezes com grandes divergências de ping).
  • Espere que conforme as Atualizações os erros possa Ser corrigidos.
  • hbuabb escreveu: »
    Espere que conforme as Atualizações os erros possa Ser corrigidos.

Mas se ler o texto vai entender que em suma os erros não são provenientes do jogo (sua grande maioria), mas sim devido a problemas externos que vão muito além do banco de dados e data center (servidores).
  • Li o tópico e achei muito esclarecedor sim. Ótima prestação de serviço. Eu mesmo segui o mesmo caminho pra resolução dos meus problemas e deu certo. Hoje não tenho problema com o jogo e meu ping é entre 8 e no máximo, raramente 10. Referente a isso tenho uma pergunta a fazer; é muita gente associando o problema sempre ao jogo, sempre me pergunto quem está tendo problemas? Existe a possibilidade de alguns deles ter problemas por usar ou ter usado programa ilegal, a equipe tem como identificar quem é quem?
  • furiacega escreveu: »
    Li o tópico e achei muito esclarecedor sim. Ótima prestação de serviço. Eu mesmo segui o mesmo caminho pra resolução dos meus problemas e deu certo. Hoje não tenho problema com o jogo e meu ping é entre 8 e no máximo, raramente 10. Referente a isso tenho uma pergunta a fazer; é muita gente associando o problema sempre ao jogo, sempre me pergunto quem está tendo problemas? Existe a possibilidade de alguns deles ter problemas por usar ou ter usado programa ilegal, a equipe tem como identificar quem é quem?

Olá furiacega, muito obrigado pelo comentário (aliás, quero agradecer a todos que aqui se encontrão, pois é a movimentação desse tópico que ajuda a esclarecer duvidas de outras pessoas). Então, vamos as perguntas e suas respostas:

Referente a isso tenho uma pergunta a fazer; é muita gente associando o problema sempre ao jogo, sempre me pergunto quem está tendo problemas? Muita das vezes o problema ocorre na conexão da pessoa ou no computador da mesma, você percebe isso ao entrar na sala e vê que somente 1 ou outro esta passando por isso.

Sabe aqueles momentos onde todos ficam com lag no jogo e ficam tomando DC? Então, é nesse momento que o problema ocorre no data center (servidores do jogo). Mas percebe-se que o problema não ocorre apenas com um grupo seleto do jogo, mas sim com todos os jogadores ou a sua grande maioria (visto que quem mora próximo dos data centers ou que suas conexões fazem menos voltas para ir até lá enviar os dados e receberem, tendem a ter menos problemas ou as vezes nenhum).

Aqui vai mais um breve exemplo do que seria problema do jogo e problema com o jogador (agora no banco de dados): Se 3 pessoas tentam logar no jogo e nele informa que o login ou senha esta incorreto, quem estaria com problema e/ou esqueceu de algo? Agora nesse mesmo dia todos que tentam logar recebe a mensagem dizendo que o login ou senha esta errado, quem ai estaria com problema? 1ª resposta: Os jogadores. 2ª resposta: O jogo (banco de dados que pode estar instável ou passando por atualizações).

Então de forma resumida: A equipe ou servidores não tem como prejudicar 1 grupo seleto de pessoas, visto que ele fica disponível para todos, logo quando há instabilidade nele todos sofrem com tais problemas. Então não existe isso de a equipe que tenta prejudicar 1 ou outro jogador (já respondendo a sua segunda pergunta). Ela pode bloquear, banir temporariamente ou até permanentemente caso suas ferramentas sejam eficazes para isso, entretanto ela não tem poder para ficar gerando instabilidades somente em alguns jogadores (no jogo). O que pode ocorrer (e que na maioria das vezes ocorre) é que o jogador ao baixar programas ilegais também acaba baixando vírus, malware e demais problemas para o computador, e que consequentemente vai aos poucos deixando o computador mais lento tanto no jogo quanto no uso normal (principalmente no jogo porque o anti-hacker vai ficar detectando falso-positivo no computador).

Espero ter esclarecido as suas dúvidas, mas caso ainda tenha alguma, pode comentar que estarei respondendo num momento oportuno.
  • escreveu:
    [Harris][;n950941]

Olá furiacega, muito obrigado pelo comentário (aliás, quero agradecer a todos que aqui se encontrão, pois é a movimentação desse tópico que ajuda a esclarecer duvidas de outras pessoas). Então, vamos as perguntas e suas respostas:

Referente a isso tenho uma pergunta a fazer; é muita gente associando o problema sempre ao jogo, sempre me pergunto quem está tendo problemas? Muita das vezes o problema ocorre na conexão da pessoa ou no computador da mesma, você percebe isso ao entrar na sala e vê que somente 1 ou outro esta passando por isso.

Sabe aqueles momentos onde todos ficam com lag no jogo e ficam tomando DC? Então, é nesse momento que o problema ocorre no data center (servidores do jogo). Mas percebe-se que o problema não ocorre apenas com um grupo seleto do jogo, mas sim com todos os jogadores ou a sua grande maioria (visto que quem mora próximo dos data centers ou que suas conexões fazem menos voltas para ir até lá enviar os dados e receberem, tendem a ter menos problemas ou as vezes nenhum).

Aqui vai mais um breve exemplo do que seria problema do jogo e problema com o jogador (agora no banco de dados): Se 3 pessoas tentam logar no jogo e nele informa que o login ou senha esta incorreto, quem estaria com problema e/ou esqueceu de algo? Agora nesse mesmo dia todos que tentam logar recebe a mensagem dizendo que o login ou senha esta errado, quem ai estaria com problema? 1ª resposta: Os jogadores. 2ª resposta: O jogo (banco de dados que pode estar instável ou passando por atualizações).

Então de forma resumida: A equipe ou servidores não tem como prejudicar 1 grupo seleto de pessoas, visto que ele fica disponível para todos, logo quando há instabilidade nele todos sofrem com tais problemas. Então não existe isso de a equipe que tenta prejudicar 1 ou outro jogador (já respondendo a sua segunda pergunta). Ela pode bloquear, banir temporariamente ou até permanentemente caso suas ferramentas sejam eficazes para isso, entretanto ela não tem poder para ficar gerando instabilidades somente em alguns jogadores (no jogo). O que pode ocorrer (e que na maioria das vezes ocorre) é que o jogador ao baixar programas ilegais também acaba baixando vírus, malware e demais problemas para o computador, e que consequentemente vai aos poucos deixando o computador mais lento tanto no jogo quanto no uso normal (principalmente no jogo porque o anti-hacker vai ficar detectando falso-positivo no computador).

Espero ter esclarecido as suas dúvidas, mas caso ainda tenha alguma, pode comentar que estarei respondendo num momento oportuno.

Esclareceu mesmo. Valeu mesmo!