Programação, animação, o bicho de 7 cabeças que amo

Então pessoal, criei este post com intenção em conversar sobre programação/animação e também comentar mais sobre esse assunto tão assustador. Bom, ultimamente ando desenvolvendo um jogo idie em flash em que não tem prazo de lançamento ainda e isso me levou ao afastamento do fórum por todo tempo, ele esta sendo desenvolvido em ActionScript 3.0, apesar do fim do flash em 2020 ainda é uma boa plataforma fácil pra criar, criei um textinho no meu Facebook motivando aqueles que desistiu tempos em querer programar e achar isso uma coisa muito dificil. Vamos lá.
"Todos se perguntam, como consigo fazer um jogo, a resposta é simples, você começa a se interessar por isso abrindo código de aplicações, vendo tudo e tendo uma noção basica de como funciona, após isso tente ler livros de programação, não importa se for ActionScript, C#, JavaScript, apenas leia, normalmente o método de programação é parecido em todos, só muda a forma de aplica-la.

Ah Johnny, mas aprendi tudo e não consigo, ninguém ensina a fazer um jogo.
Ninguém vai ensinar mesmo, todos passam o máximo que deve, você deve juntar as peças e formar uma linha/comando, vamos lá, na escola aprendemos o ABC... Dado todas as letras, você sabe as regras da ligua, juntar e fazer sentido, certo? Quase isso na programação.
Foi dado a você B,N,A e você pode repetir elas formando uma palavra, certo? Veio Banana, as letras foram dadas e usei elas pra formar uma palavra, não foi? Que tal formar uma frase que faça sentido, "Gosto de vitamina de banana", aí esta todas as letras que aprendemos e juntamos elas em palavras, essas palavras em cojunto formou uma frase, simples? Não?

Agora na programação ter dá Else e o conceito onde deve ser empregado, que tal usar "if" ou criar uma variável var e dá uma propriedade a ela?
var myClass:ClassBase = new ClassExtender();

Estou criando uma variavel classe, ela vai ser chamada "myClass" e ela será uma Classe base, então damos a propriedade "ClassExtender".

Sacou a frase? Isso é simples, vai por mim, no começo vocês se matam pra aprender, mas assim que abre os olhos, vocês verá que isso é mais fácil do que aprender Inglês."

Criar algo não é tão dificil quanto parece, como podemos dizer? Criamos uma frase e o leitor do código entende, mas precisamos fazer ele entender, outro exemplo prático é.

Retirado da Wikihow
var playerHealth:Number = 100;

Pra refrescar a cabeça de vocês, "var" estou criando uma váriavel, "playerHealth" estou dando o nome a ela, "Number" estou dando uma classe a ela, e ela será uma numeral, então será 100, é igual eu esta falando ActionScript, esta váriavel será chamada playerHealth, será representada em numeros e terá 100, meu personagem terá 100 HP. Sacou? Como se eu estivesse traduzindo pra ele entender o que disse em negrito.

Vamos complicar mais?
addEventListener(MouseEvent.CLICK, swingSword);
  • "addEventListener()" define o manipulador de eventos.
  • "MouseEvent" é a categoria de entrada que está sendo escutada.
  • ".CLICK" é o evento específico na categoria MouseEvent.
  • "swingSword" é a função chamada quando o evento ocorre
function swingSword (e:MouseEvent):void;
  • "function" é a palavra-chave que aparece no início de cada função.
  • "swingSword" é o nome da função.
  • "e:MouseEvent" é um parâmetro adicional, indicando que a função é chamada a partir do ouvinte de eventos.
  • ":void" é o valor que é retornado pela função. Se nenhum valor for retornado, use :void.
Sacou? Complicadinho, é, igual aprender outro idioma basicamente, aquele em que não estamos habituados em ver, ainda temos o Java, C# entre outros, mas ao aprender a linguagem em geral, temos uma base grande, cada modo de programação são apenas organizações de linhas e modo de apresentar diferentes, mas, de modo geral, não muda.

Parte das fontes "Wikihow"

Comentários

• Já fui fascinado há entrar nesse mundo, porém, acabei desistindo. Lembro de uma vez ( quando estava começando a me interessar em programação ), eu invadi o sistema da Lan House ( porque o dono estava se exibindo para mim, dizendo que ele que mandava lá e que não era pra mim abrir boca ). Eu invadi o sistema da Lan House pelo IP ( achei pelo CMD/IPCONFIG ), então, entrei no Modem, e "kbumm" !! Fui fuçando no que eu nem sabia que estava mexendo ( só tinha aprendido até aí, pelo Youtube ) e desliguei o PC dele. Deve ter sido sorte, porque tinha mais PC's na Lan House, e eu consegui desligar logo o dele. Como ? Não faço a menor ideia, mas como eu admiti que fui eu, ele me expulsou da Lan House. Desde então, nunca mais me interessei por "invasão de sistemas". Só parei completamente mesmo quando comecei a namorar. Hoje já sou pai, então, já da pra imaginar, haha !

Maaaaaaaaaaaaas.. isso me motivou um pouco, talvez eu volte a ser o "Lucas de antes". :p

Obs : Lucas de antes que eu digo, não é o "invasor". Pois, como eu disse, eu estava começando a gostar de programação. Quem sabe eu volte a querer programar ( ou aprender a programar ) ? Hahah
  • Cara, eu até cheguei desenvolver jogos em flash também, action Script, eu fiz um curso de desenvolvimento de jogos e programação e realmente isso é muito bom, programar jogos em si é muito bacana eu gostei muito e todos os dias penso em criar algo e por em prática oque sei mas a preguiça não deixa e desenvolver sozinho pra mim é tenso porque não mano ainda 100% mas consigo sair do lugar, até porque não é difícil fazer algo em Flash e é super legal, quem sabe eu ainda consiga se a preguiça me largar, espero que consiga mitar nesse jogo porque eu quero ver como ficará ♥
  • BROKY escreveu: »
    Já fui fascinado há entrar nesse mundo, porém, acabei desistindo. Lembro de uma vez ( quando estava começando a me interessar em programação ), eu invadi o sistema da Lan House ( porque o dono estava se exibindo para mim, dizendo que ele que mandava lá e que não era pra mim abrir boca ). Eu invadi o sistema da Lan House pelo IP ( achei pelo CMD/IPCONFIG ), então, entrei no Modem, e "kbumm" !! Fui fuçando no que eu nem sabia que estava mexendo ( só tinha aprendido até aí, pelo Youtube ) e desliguei o PC dele. Deve ter sido sorte, porque tinha mais PC's na Lan House, e eu consegui desligar logo o dele. Como ? Não faço a menor ideia, mas como eu admiti que fui eu, ele me expulsou da Lan House. Desde então, nunca mais me interessei por "invasão de sistemas". Só parei completamente mesmo quando comecei a namorar. Hoje já sou pai, então, já da pra imaginar, haha !

Maaaaaaaaaaaaas.. isso me motivou um pouco, talvez eu volte a ser o "Lucas de antes". :p

Obs : Lucas de antes que eu digo, não é o "invasor". Pois, como eu disse, eu estava começando a gostar de programação. Quem sabe eu volte a querer programar ( ou aprender a programar ) ? Hahah

Nossa hahaha imagino a furia do dono da Lan House achando que os computadores estavam possuidos.
    Ozzy_OsbourN escreveu: »
    Cara, eu até cheguei desenvolver jogos em flash também, action Script, eu fiz um curso de desenvolvimento de jogos e programação e realmente isso é muito bom, programar jogos em si é muito bacana eu gostei muito e todos os dias penso em criar algo e por em prática oque sei mas a preguiça não deixa e desenvolver sozinho pra mim é tenso porque não mano ainda 100% mas consigo sair do lugar, até porque não é difícil fazer algo em Flash e é super legal, quem sabe eu ainda consiga se a preguiça me largar, espero que consiga mitar nesse jogo porque eu quero ver como ficará ♥

Quando batei os olhos no Action eu amei, estou lutando com a preguiça pra continuar a produção haha, obrigado pelo apoio ^^, de vez em quando solto algumas publicações sobre o progresso do desenvolvimento pelo meu Face.