Efeito Cascata Exemplo 1

Nesse caso vou usar o exemplo "dos biribinhas atomicas" (não, eu não sou um, acho errado, mas baseando-me em vivencias pessoais acho que faço uma ideia do que passa na cabeça de um extremista)

"Granada" sempre quis ser alguém na vida, sustentar seus país, avós, tios... mas onde "granada" vive, quando pediam livros, escolas, comida... viam gente dos quatro cantos do mundo derrubar escolas, queimar livros, assassinar seus tios, avós...
"Granada" teve quem o acolhece quando perdeu quase toda sua familia, a escola onde estudava, as lavouras onde plantavam e infelizmente não foi a gente dos quatro cantos do mundo, foram o lado que até "Granada" condenava (quem pensa de cabeça quente, sem familia, sem o minimo para viver?);

Nas democracias existe "os 3oitão, os 765, os HKs, AKs, 380", esses também muitas vezes não tinham o que comer, onde estudar ou sequer os meios para se estudar. Seus pais, avós, tios... constantemente morrem, mas nas democracias quem assassina o povo ou maior proporção dele, não são as armas, são quem "dirigem as democracias" com desvios milionarios das mais diversas areas do Estado. Mas como acontece no território do "Granada" os culpados são primeiro as vitimas e depois aqueles que por algum motivo decidiram proteger quem os rouba, rouba "os 3oitão...".

Nas democracias existe uma peculiaridade qu me intriga até hoje, é mais facil falar com chefe do crime do que falar com qyem deveria te representar.