O que é a paralisia do sono?
[IMG2=JSON]{"data-align":"center","data-size":"full","height":"306","width":"459","src":"https:\/\/i.imgur.com\/jE4FY6s.png"}[/IMG2]
É quando o cérebro acorda, mas os músculos não, e você não consegue se mexer. Ela acontece quando a pessoa desperta durante o REM – a fase mais leve do sono, que ocorre várias vezes durante a noite. No breve período de paralisia, que dura apenas alguns minutos, a pessoa acorda e fica completamente consciente de si mesma e de seus arredores, mas seus músculos permanecem dormentes. Por isso, é incapaz de se mexer.Apesar de causar uma sensação aflitiva, o problema não deixa sequelas e é bastante comum. Cerca de 7,6% dos pesquisados disse ter experimentado-o pelo menos uma vez na vida. Entre estudantes, a porcentagem de casos relatados aumenta para 28,3%.
Só mais cinco minutinhos…
Paralisia dura pouco, mas é tempo suficiente para causar alucinações nervosas
[IMG2=JSON]{"data-align":"center","data-size":"full","height":"261","width":"434","src":"https:\/\/i.imgur.com\/WWjGnKH.jpg"}[/IMG2]
1. A paralisia pode ser sintoma de algum distúrbio de sono, como a narcolepsia, mas não necessariamente – qualquer um pode vivenciá-la. Falta de sono, estresse e cansaço aumentam as chances. Estatísticas mostram que rola com mais frequência em quem sofre de ansiedade e estresse pós-traumático.
2. Quando a pessoa adormece, o cérebro desliga algumas funções motoras. É por isso que, durante os sonhos, seu corpo não se mexe na vida real. Às vezes, esse mecanismo falha, e é daí que vem o sonambulismo. Na paralisia, o cérebro acorda, mas as funções motoras demoram um pouco para voltar.
3. Mesmo com seus sentidos ativos, a pessoa não consegue se mexer, abrir os olhos ou falar. Mas o pior é, em alguns casos, a sensação de não estar sozinho. O mais comum é sentir uma presença ameaçadora. Por terem essa alucinação, pessoas que creem no sobrenatural juram ter visto demônios ou alienígenas.
4. A duração média de um episódio de paralisia do sono é de apenas quatro minutos – depois, a função motora volta a funcionar normalmente. A não ser que alguém o desperte, a única forma de “acordar” seu corpo é esperar que os músculos voltem a responder sozinhos. O jeito é ficar calmo.
Fonte: Super Interessante
Procurei um vídeo para quem quiser entender mais sobre:
[video=youtube_share;c7Lp8p5Kfzw]https://youtu.be/c7Lp8p5Kfzw[/video]
Ao elaborar este tópico encontrei até um filme que tem como base a paralisia do sono, irei assistir pois fiquei curiosa com o trailler e amo filmes de terror:
[video=youtube_share;ZOoqPCnuY24]https://youtu.be/ZOoqPCnuY24[/video]
Também tem um documentário:
[video=youtube_share;FbVtxqRZkRk]https://youtu.be/FbVtxqRZkRk[/video]
Para quem tiver interesse em assistir o filme e documentário vi que tem na netflix...inclusive aquela série: A Maldição da Casa Hill, a personagem de Nell sofre com suas crises de paralisia do sono, vítima desta condição desde criança, presenciando a mulher do pescoço torcido: [IMG2=JSON]{"data-align":"center","data-size":"full","src":"https:\/\/i.imgur.com\/HqAVYlf.png"}[/IMG2]Vocês conheciam sobre a paralisia do sono? Já aconteceu com vocês?
Comigo eu tive essa experiência e foi bem terrível...via vultos e algo me segurando na cama, acho que foram umas 4 vezes e depois não tive mais.
Comentários
-
[FONT=verdana, geneva, sans-serif]Já passei por essa experiência em minha vida. E não foi só uma vez, e sim duas. Lembro-me que na segunda eu fiquei tão desesperado que de alguma forma, consegui "reativar" os músculos e voltei a me mover. Depois disso, fiquei acordado a noite inteirinha com medo de que acontecesse novamente. =S[/FONT]
-
to com 20 anos já e nunca tive kkkk a maioria dos meus amigos mais novos já tiveram,até me considero sortudo por isso.
acho até que é bem desafiador se manter calmo em uma condição dessas. -
to com 20 anos já e nunca tive kkkk a maioria dos meus amigos mais novos já tiveram,até me considero sortudo por isso.
acho até que é bem desafiador se manter calmo em uma condição dessas.
Voce acredita em coisas sobrenaturais ou possui alguma crença religiosa?
Eu tive algumas vezes, é muito assustador, mas quando acaba o medo, quer de novo por causa da adrenalina kk. -
[QUOTE=[MOD]Brolio;n1230743]
Voce acredita em coisas sobrenaturais ou possui alguma crença religiosa?
Eu tive algumas vezes, é muito assustador, mas quando acaba o medo, quer de novo por causa da adrenalina kk.[/QUOTE]
Sou católico,acredito em algumas coisas sobrenaturais sim.
Eu não queria ter não kkkkk -
Eu tive muitas vezes, o curioso é que instintivamente sabia que o corpo "dormia", mas o cérebro não, a única parte do corpo que conseguia mover eram os pulmões e (não sei como) tinha a consciência de que se alguém me tocasse o corpo despertaria, ficava na torcida pra que isso acontecesse. Ocorria muito quando despertava de manhã, mas como era dia de folga ficava enrolando na cama tentando esticar o sono até umas oito ou dez horas. Ao comentar com minha irmã me disse tratar ser exatamente isso que fala (e muito bem, diga-se de passagem) o tópico. Faz muito tempo que não tive mais esse fenômeno!
-
Caramba, deve ser bem "desconfortável" essa sensação.
Já eu procuro um dia ter um Sonho Lúcido, que é bem diferente disso... kkkk
Olha aí: https://www.youtube.com/watch?v=Z5ryiFEyVBg -
Já passei por isso e é horrível.
Só tive uma vez e não só senti algo me segurando na cama e ver vultos mas também uma angústia e uma pressão enorme na região do tórax que nem respirar conseguia direito. -
Tive isso quando tinha cerca de 10 anos.
Foi muito ruim kkkk, queria gritar chamando minha mãe mas minha voz não saia ****, deu mó desespero. -
Já tive várias vezes.
É uma sensação de ameaça e de medo, mas que após estes minutos, tudo volta ao normal.
Realmente dura alguns minutos.
Excelente tópico, Carol. -
Eu tive uma única vez, por poucos segundos, mas foi uma sensação terrível.
Não cheguei a ver nada também. -
[FONT=verdana, geneva, sans-serif]Quando eu era mais jovem tinha constantemente, porém agora um pouco mais velho comecei a praticar meditação e confesso que sumiu de vez. Recomendo fazer o mesmo sempre que vejo algum amigo com esse problema. [/FONT]
[FONT=verdana, geneva, sans-serif]Salientar que quando eu tinha, ficava extremamente assustado e na maioria das vezes o que libertava era manter a calma e tentar relaxar o máximo possivel; (um pouco contraditório se manter calmo em torno da situação, mas era necessário e fazia com que acabasse mais rápido". [/FONT] -
já tive isso vários vezes sensação ruimzona msm.
-
Já tive varias vezes, a sensação é horrível.
-
Sou católico,acredito em algumas coisas sobrenaturais sim.
Eu não queria ter não kkkkk
Que estranho, mas isso é bom, acredito que você não tem passado por período de estresse e cansaço. -
[QUOTE=[MOD]Brolio;n1231382]
Que estranho, mas isso é bom, acredito que você não tem passado por período de estresse e cansaço.[/QUOTE]
nossa estresse é muito ultimamente kkkkkk,talvez seja porque eu durmo pouco por noite,ai quando eu deito eu to cansado demais e só acordo no outro dia mesmo. -
Tenho 19 anos e nunca tive, mas ouço muito falarem a respeito.
-
"Falta de sono, estresse e cansaço podem aumentar as chances [...]"
Então meu amigo, não sei como eu não tive isso nunca na vida kkkk mas como eu sou novinho ainda (17) talvez ainda possa sofrer com isso no futuro, o que eu espero que não aconteça porque eu sou muito medroso :v -
Caramba! Graças a Deus nunca tive não ****
Uma boa curiosidade, tia. -
frequentemente tenho essas paradas aí kkkk mas é por causa de uns remedios que eu tomo pra enfrentar uma doença, esse estado de sono é terrivel por você não poder fazer nada e ainda estar "acordado".
-
Eu já ouvi relatos de pessoas conhecidas que já tiveram isso, Meu Deus do céu, como pode acontecer isso com as pessoas? Lendo esses relatos me deixa com mais medo ainda...
-
Tenho 21 Anos de idade, e estou frequentando psiquiatra, pós isso me acontece durante todos os dias e não é só uma vez no dia, chega a ser de 4 a 5 vezes numa noite. E já vai fazer 2 anos que estou passando por esse transtorno
-
A unica coisa que tive foi uma vez que acordei do nada e levantei como se não estivesse no controle do meu corpo, depois de alguns segundos em pé eu me toquei que havia feito o movimento de levantar da cama e ir em direção a porta, foi estranho, a sensação de ter acordado depois de ter levantado foi muito estranho...
-
Eita,
Primeira vez que ouço falar nessa paralisia,
E graças a Deus nunca tive!
Deve ser horrível querer se mexer e não conseguir :eek:
Uffa!!! -
Lucas_Dias escreveu: »A unica coisa que tive foi uma vez na que acordei do nada e levantei como se não estivesse no controle do meu corpo, depois de alguns segundos em pé eu me toquei que havia feito o movimento de levantar da cama e ir em direção a porta, foi estranho, a sensação de ter acordado depois de ter levantado foi muito estranho...
Isso dai já é sonâmbulismo! Não existe sair de uma paralisia em pé, digo, acordar já em outro comado. -
[QUOTE=[MOD]Billy;n1232221]
Isso dai já é sonâmbulismo! Não existe sair de uma paralisia em pé, digo, acordar já em outro comado. [/QUOTE]
Bem provável que tenha sido sonambulismo, já essa experiencia de paralisia nunca tive realmente, e nem quero. -
Tenho 21 Anos de idade, e estou frequentando psiquiatra, pós isso me acontece durante todos os dias e não é só uma vez no dia, chega a ser de 4 a 5 vezes numa noite. E já vai fazer 2 anos que estou passando por esse transtorno
Nossa mas você dorme nos mesmos horários?
Estou mandando boas energias para você, espero que logo tudo se resolva na sua vida! -
Já passei por isso é muito ruim, e ainda vi um vulto foi assustador
-
É algo horrível. deve ser desesperador, um primo meu já teve algumas vezes.
-
[QUOTE=[MOD]Carol;n1232333]
Nossa mas você dorme nos mesmos horários?
Estou mandando boas energias para você, espero que logo tudo se resolva na sua vida![/QUOTE]
Obrigado, Não tem horário para acontecer.
pode acontecer pela manhã,tarde ou noite.
Muitas vezes acontece pela manhã e é a continuação do mesmo sonho, Vivo sempre sufocado e até mesmo tenho medo de dormir. Passei várias noites com insônia e trauma de fecha os olhos e vê tudo acontecendo de novo, o mas interessante e que no final dos sonhos uma pessoa me diz para volta que já está na minha hora e que eu já desobedece por tempo de mais , mas eu falava que não queria ir e que meu lugar era aqui.
Mas eles sempre diziam que eu estava enganado e que minha desobediência seria o meu maior castigo e que "ele" iria vir me buscar.
E sempre sentia uma sensação de morte. -
Já tive isso 2 vezes a muitoooo tempo atrás.
É uma sensação muito estranha , parece que a pessoa ta sob efeito de alguma droga kkkkk