BBCode - Uma curiosidade do nosso fórum

Os membros do fórum antigo devem reconhecer o nosso grande BBCode, aquilo que dá cor, links, imagens e tamanhos para nossos posts
Anteriormente uma das formas de postar algo "personalizado" era escrevendo o BBCode, como , , e , isso ainda é usado até hoje pelo códigoe[url] por muitos aqui no fórum
Demais ferramentas de cores e tamanhos costumam ser usados pela nossa caixa de texto (apertando no A), isso já aplica o BBCode sem nenhum código aparecendo

Antes de mais nada, vamos saber o significado do BBCode pelo Wikipédia:

"BBCode [/url]
(abreviação de Bulletin Board Code) é uma pequena linguagem criada pelos fóruns phpBB e agora está presente na maioria dos fóruns do mundo. O BBCode utiliza das tags para formatar ou adicionar efeitos nas mensagens (posts) em fóruns. As tags normalmente aparecem entre colchetes com uma letra ou palavra no meio. Para demonstrar que o BBCode está começando usa-se [] e para terminar [/]. Um sistema converte esses códigos aos meio entendíveis dos browsers, como HTML ou XHTML. A principal vantagem de se utilizar BBCode é a simplicidade do código facilitando novos usuários a usar os código de modo mais fácil"

Como puderam ler, o BBCode ainda tem ligações com o código HTML e é até meio semelhante na prática, porém o HTML é meio complicado de ser usar comparado ao BBCode

Voltando ao tópico, o BBCode não aparece nos tópicos pois ele formata o texto para o que o autor quer
Uma forma de ler o BBCode sem formatação é usando o código [noparse*](sem asterisco) que cancela a formatação
Nosso fórum não possui todos os bbcodes (como a falta do
que esconde algum conteúdo e [strike] que cria o texto tachado)

O "Modo Source" pode ser acessado em qualquer post apertando o primeiro botão da caixa de texto personalizado, indicado por essa imagem
Nesse modo você não formata o texto na hora e é possível ver cada código usado em um post

PjWFGaG.png

Vou deixar um exemplo básico de um tópico do nosso fórum no modo Source, esse monte de códigos ai em baixo não é nada menos que o tópico do evento O Ace é Meu! #Agosto
Eu reduzi o tópico deixando apenas a minha partida pois ficaria muito grande

[noparse]
Olá, soldados!
Sua chance de jogar com o seu Moderador favorito finalmente chegou!
Nosso primeiro O Ace é meu! ocorrerá este final de semana (13/08 e 14/08), trazendo a belíssima M4A1 Custom Violet Crystal (15 dias) como prêmio aos vencedores do evento!
Abaixo seguem as informações das salas que serão realizadas à partir de amanhã:
Todas as salas serão realizadas no servidor Guerra na Selva Canal 7, a senha das salas será MODsZ8

Moderador Responsável: [MOD]Dashie (nick in-game: Dashie)

Dia que ocorrerá a sala: 14/08

Horário (HDB): 21:00

Mapa: Olho de Águia

Para maiores informações, acesse o tópico oficial do evento, lá contém as regras e demais informações necessárias: [/noparse]

Comentários